O ITF Sand Series Brasília Classic Decathlon ‘23, um dos grandes campeonatos da categoria em todo o mundo, começará nesta quarta-feira (14/6) e reunirá alguns dos grandes nomes do beach tênis internacional.
Com duração até o próximo domingo (18/6), o torneio ocorrerá em uma arena montada na PlayTennis, complexo localizado na Arena BSB, localizado ao lado do estádio Nacional Mané Garrincha. O espaço foi montado exclusivamente para a realização do campeonato e tem mais de 10m².
A expectativa é de que o evento deste ano supere o público da última edição, em 2022, com 10 mil pessoas. O espaço oferece uma superquadra para 1,5 mil pessoas e mais oito quadras. O local receberá ao menos 12 mil espectadores este ano.
A competição, formada por competidores dispostos em duplas masculinas, femininas e mistas, contará com os melhores beachtenistas do planeta. Os inscritos são de 13 países diferentes.
Entre eles, estão os campeões da edição de 2022 e atuais número 1 do mundo, o italiano Michelle Cappelletti, e o espanhol Antonio Ramos. O catarinense André Baran, brasileiro detendor da melhor colocação no ranking mundial (5º), e atual vice-campeão, ao lado do russo Nikita Burmakin, sexto do mundo.
No feminino, a italiana Nicole Nobile, quinta do mundo e atual campeã, fará dupla com a compatriota Flaminia Daina, número nove. Rafa Miiller, brasileira melhor rankeada do mundo (3ª), formará dupla com a venezuelana Patty Diaz (3ª). Na categoria amadora, inclusive, 18 dos 20 wild cards presentes são naturais do Distrito Federal.
Realizado pela terceira vez na cidade, o campeonato é um dos quatro eventos do calendário do Beach Tennis considerados como Grand Slam da modalidade. O torneio é chancelado pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e pela International Tennis Federation (ITF). A premiação é de U$ 50 mil.
Epicentro do esporte
O Beach Tennis é, há algum tempo, o esporte que mais cresce no planeta. Segundo levantamento realizado pela ITF, o esporte avançou mais de 2.000% ao redor da Terra desde 2008. Dos 2 milhões de praticantes, 800 mil atuam no Brasil.
O país é o epicentro do esporte. Em 2022, o Circuito Mundial contou com 71 torneios, sendo 20 deles em território nacional. Dos 11 maiores campeonatos, seis foram realizados no país verde e amarelo.
Em 2023, dos 88 torneios pelo mundo, 33 ocorrerão em terras tupiniquins e portarão 40% da premiação total do calendário da ITF. O país é o único a ser sede de dois Grand Slams: o de Ribeirão Preto e o de Brasília.
Os atletas contribuem para a confirmação da fama do país nas quadras de areia. Dos vinte primeiros colocados no ranking mundial masculino, cinco são brasileiros. André Baran, Thales Santos, Allan Oliveira, Daniel Mola e Gustavo Russo estão todos entre os figurões da modalidade. No feminino, são oito: Rafa Miiller, Sophia Chow, Vitoria Marchezini, Marcela Vita, Julia Nogueira, Joana Cortez, Raquel Iotte e Samantha Barijan.
À venda desde a última quarta-feira (7), os ingressos poderão ser adquiridos pela plataforma da Bilheteria Digital. O espaço, além dos confrontos em si, contará com uma série de outras atividades. Atrações para o público como momentos com os atletas, áreas de relacionamento e entretenimento exclusivas, atividades com direito a brindes e testes de produtos.
Veja a programação:
- 14/06 - 9h às 21h - Qualifying Chave Profissional
- 15/06 - 8h às 12h - Qualifying Chave Profissional; 12h às 22h - 1ª rodada - Chave Principal Profissional; 16h às 22h - Categorias amadoras
- 16/06 - 9h às 15h - Oitavas de final - Chave Principal Profissional; 15h às 22h - Quartas de final - Chave Principal Profissional; 15h às 22h - Categorias amadoras
- 17/06 - 10h às 16h - Semifinais - Chave Principal Profissional; 18h30 às 22h - Finais - Chave Principal Profissional; 8h às 22h - Categorias amadoras
- 18/06 - 8h às 18h - Categorias amadoras
Saiba Mais
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima