O futebol de clubes está parado, para o Brasil, até a próxima semana, enquanto não volta o futebol nacional, com o Campeonato Brasileiro, em 21 de maio. Neste meio tempo, a primeira Data Fifa de amistosos internacionais deste ano é a segunda oportunidade dos selecionados fazerem estes após a Copa do Mundo de 2022.
Entretanto, os confrontos marcados podem não marcar tanto aos fãs do futebol, ansiosos por disputas diretas de pontos, como na alta temporada sul-americana. Uma das novidades desta paralisação provisória, para o espaço do streaming foi o anúncio da Netflix sobre a série de Vinicius Junior, ainda sem nome, nesta terça-feira (13/6), com lançamento previsto para 2025.
Salvo pelas partidas do Final Four da Liga das Nações da Europa, a torcida estará carente de confrontos mais emocionantes. Para suprir esta ausência, o Correio lista dez séries de futebol para se acompanhar durante a rodada internacional de seleções.
- Pia Sundhage convocará seleção feminina para Copa do Mundo no dia 27
- Amistoso Espanha-Brasil contra o racismo ocorrerá no estádio do Real Madrid
- Messi descarta participação na Copa de 2026: "Estou satisfeito e grato"
Ted Lasso
A produção da Apple TV+ se tornou uma febre recente do gênero ao contar a história do técnico de futebol americano homônimo ao seriado sob o comando do AFC Richmond, time fictício da Europa. Não só centralizado no personagem interpretado por Jason Sudeikis, as histórias dentro e fora de campo envolvendo o elenco e demais funcionários também dão um tom cômico e dramático para além do aspecto esportivo.
The English Game
Disponível na Netflix, a história do operário escocês Fergus Suter remete ao começo do esporte e fala muito sobre os princípios de código e tática do começo do jogo, ainda no século 19. Na mudança para a Inglaterra, o protagonista representado por Kevin Guthrie luta por um lugar para os esportistas da era amadora, em um contexto de crescimento e popularidade na campanha do Darwen FC na Copa da Inglaterra.
Sou Corinthians
Com um aspecto 100% torcedor, o primeiro documentário da lista é do Globoplay, contando sob a ótica corintiana alguns dos momentos mais marcantes da história alvinegra. Desde o histórico título paulista de 1977 até o Mundial de 2012, o sentimento da Fiel é marcado nas várias etapas vividas por um dos clubes mais populares do planeta.
Até o Fim
O título de mais um documentário do Globoplay fala perfeitamente sobre a crença flamenguista na Libertadores de 2019. Os bastidores do bicampeonato continental são exibidos, contando as diversas viagens e as preparações com a virada nos acréscimos sobre o River Plate, em Lima, devolvendo a taça mais cobiçada da América aos rubro-negros depois de 38 anos.
A Virada
No momento mais difícil da história do Cruzeiro, o Globoplay acompanhou a tensão e a energia da equipe mineira na volta à primeira divisão, em 2022. O tema e o título do documentário foi inspirado na frase de Ronaldo Nazário, dono da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) sobre a situação: “Vamos virar”.
Maradona: A Conquista de um Sonho
Lançada um ano depois da morte do ídolo argentino, a produção do Amazon Prime Video conta a história do atleta desde os tempos de juventude, no bairro portenho de Villa Fiorito, até as glórias e polêmicas de uma das grandes personalidades do futebol. A série conta com uma narrativa temporal na pessoa de Diego Armando, interpretado em tempos distintos pelos atores Nicolás Goldschmidt, Nazareno Casero e Juan Palomino.
Doutor Castor
O documentário do Globoplay mostra a vida entre o crime e o financiamento do bicheiro Castor de Andrade, cartola do Bangu, durante as décadas de 1980 e 1990. Além do alvirrubro, o envolvimento do financiador com a Mocidade Independente de Padre Miguel e o carnaval carioca também estão presentes.
Apache: A Vida de Carlos Tevez
Apelidado pelo nome do bairro onde nasceu e cresceu em Buenos Aires, Fuerte Apache, o atacante sofreu junto da família para conseguir um lugar no futebol, passando por testes no Vélez Sarsfield — mesmo sem o nome do clube citado — até chegar ao Boca Juniors, onde nasceu para o esporte e se converteu em um dos ídolos do Xeneize. A Netflix também apresenta a violência no subúrbio portenho e a desigualdade econômica como barreiras superadas pelo talento do jogador.
Galvão: Olha O Que Ele Fez
No ano seguinte à aposentadoria, um dos maiores narradores do Brasil ganhou uma homenagem da Globo, emissora em boa parte da carreira do relator, em sua plataforma de streaming. Mesclado a cenas históricas e conhecidas contadas por Galvão Bueno, a produção também mostra a vida de Carlos Eduardo, a pessoa por trás do personagem das transmissões dos grandes eventos e acontecimentos esportivos.
Adriano, Imperador
Única série da Paramount+ presente na lista, a história e a figura do atacante nascido no Rio de Janeiro, relatado pelo mesmo Adriano desde os primeiros passos ao auge na Europa e na Seleção Brasileira. Além das memórias dos feitos do jogador, outros colegas de carreira também deixaram depoimentos sobre o carismático companheiro de equipe, como Ronaldo, Dejan Petkovic e Javier Zanetti.
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais