As 24 Horas de Le Mans tiveram uma vitória histórica entre o último sábado (10/6) e domingo (11/6), na edição centenária da disputa, com a volta da Ferrari ao posto mais alto do pódio. Na pista de Sarthe, James Calado, Antonio Giovinazzi e Alessandro Pier Guidi receberam a bandeira quadriculada em primeiro lugar, após 342 voltas e 4660 km percorridos.
Os números representam a primeira vez em que a etapa é vencida com menos de cinco mil quilômetros rodados desde 2013, quando Tom Kristensen, Allan McNish e Loic Duval correram 4742 km. Veja, agora, outras cinco curiosidades sobre a etapa longa francesa:
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Ferrari voltando a vencer
Com um carro puro e próprio, sob o nome de Ferrari AF-Corse, esta foi a primeira vitória da Escuderia com uma máquina de fábrica desde 1965, com Jean Guichet e Nino Vaccarella. Apesar de também ter vencido no ano seguinte, com Jochen Rindt, Masten Gregory e Ed Hugus (a primeira com trios na história da etapa), o time tinha a nomenclatura estadunidense North American Racing Team.
A décima de Maranello
Considerando os compostos construídos pela construtora italiana, este é o décimo triunfo ferrarista na história, sendo o oitavo com a bandeira própria. O time se mantém no terceiro lugar entre todos os vencedores, atrás das 19 vitórias da Porsche e das 13 da Audi. As equipes alemãs tiraram o posto de maior campeã do certame, ultrapassando em 1985 e 2011, respectivamente.
Michelin dominante
Borracha única da corrida principal da categoria, a marca francesa justifica a hegemonia e a manutenção, vencendo a guerra dos pneus. Desde 1997, com Michele Alboreto, Stefan Johansson e Tom Kristensen calçando Goodyear, ninguém triunfou sem o conjunto de neumáticos, mantendo a escrita de 26 anos.
Fórmula 1 presente
Piloto reserva da Ferrari na F1, Antonio Giovinazzi (ex-Sauber/Alfa Romeo) manteve uma boa sequência de triunfos de pilotos com experiência no maior campeonato do esporte. Desde 2017, pelo menos um piloto do trio vencedor já esteve na máxima categoria: Brendon Hartley (2017, 2020 e 2022), Kazuki Nakajima (2018, 2019 e 2020), Sebastien Buemi (2018, 2019 e 2020), Fernando Alonso (2018 e 2019), Kamui Kobayashi (2021) foram os demais a manter ambos certames no currículo.
Brasil segue sem vitória
Os pilotos nacionais também estiveram presentes na categoria principal, sem lograr o triunfo. Em carros WTSC, Felipe Nasr — acompanhado de Mathieu Jaminet e Nick Tandy — e Pipo Derani — correndo com Jack Aitken e Alexander Sims — não fizeram dianteira e mantêm o país fora do sonho de triunfar em uma das corridas mais prestigiadas do automobilismo mundial.
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima
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