As grandes Finais da NBA podem estar perto de uma conclusão. Nesta segunda-feira (12/6), Denver Nuggets e Miami Heat se enfrentam pelo quinto jogo da série derradeira, já com a possibilidade de um desfecho. A franquia de Denver, à frente por 3x1, poderá fechar a sequência e sagrar-se campeã caso vença o confronto e amplie o placar total, pois não poderia mais ser alcançada pelo time da Flórida, na série melhor de sete.
Bem equilibrados, os Nuggets terão a chance de premiar uma grande campanha com o título inédito diante da própria torcida. Apesar de já ter figurado em finais de conferência em quatro oportunidades, jamais haviam chegado a uma decisão geral.
O esquadrão, que conta com grandes protagonistas e ótimos coadjuvantes, pouco provavelmente deixará escapar a oportunidade. O Heat, por outro lado, não têm conseguido manter a constante quebra de paradigmas que o trouxe à decisão. Após se classificar como o primeiro time da história vindo do play-in (repescagem para a pós-temporada), o Miami terá a missão de convencer pela primeira vez nas Finais.
Chegou o dia da glória?
O time do Colorado nunca esteve tão perto de conquistar o principal título de basquete do planeta. Após ter batido na trave em tantas oportunidades, os Nuggets, além de estarem a apenas 50 minutos do título, têm mostrado confiança na competição até aqui. Até o momento, em 19 partidas disputadas nos playoffs, venceram 15.
A partida, além disso, poderá, finalmente, marcar o fim da espera do ‘Joker’ pela grande condecoração. O sérvio Jokic é a grande estrela de Denver e tem feito muito provavelmente a melhor temporada da carreira. O pivô, eleito MVP (melhor jogador) da NBA por duas temporadas seguidas de 2020/2021 e 2021/2022, é o grande candidato a levar o prêmio mais uma vez. Nos playoffs deste ano, tem colecionado triplos-duplos e grandes atuações. Apenas nas finais, tem média de 30,5 pontos.
Necessidade de um milagre
Jamais uma equipe finalista da NBA que esteve atrás pelo placar de 3x1 foi capaz de reverter o cenário. Das 36 ocorrências do placar na grande decisão, apenas uma vez a liderança trocou de lado, em 2016, quando os Cavaliers derrotaram o Golden State Warriors, por 4x3.
Para isso, o Heat precisará de três grandes desempenhos seguidos para se sagrar campeão, e, pela primeira vez nas finais desta temporada, convencer. Desequilibrado, o esquadrão de Miami, além de não ter visto os coadjuvantes somarem boas performances, tem sido visivelmente dependente das estrelas Butler e Adebayo. No jogo quatro, por exemplo, apenas os dois alcançaram a marca de 20 pontos (27 e 20, respectivamente), enquanto nenhum dos demais chegaram aos 15 pontos.
Serviço:
Denver Nuggets x Miami Heat - jogo 5
Data: Segunda-feira (12/6)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Local: Ball Arena, em Denver
Transmissão: ESPN 2, Star+ e Band
Saiba Mais
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima