A penúltima rodada da fase de grupos da Libertadores se aproxima e, com ela, a definição dos destinos dos 32 envolvidos. A quinta rodada, com início nesta terça-feira (6/6) e encerramento na quinta-feira (8/6), ainda que não seja a derradeira, poderá sacramentar desfechos positivos e negativos para as equipes.
Em alguns grupos, porém, as situações não seguem não mudaram. A dois jogos do fim da fase de grupos, apenas duas equipes não possuem mais chances matemáticas de classificação: Metropolitanos e Melgar. Mas existe uma contraposição com equipes que podem abocanhar a vaga nas oitavas de final nesta rodada, como Racing, Internacional, Palmeiras, Boca Juniors e Bolívar.
No entanto, assim como na rodada anterior, uma derrota pode praticamente selar a eliminação da competição, ou, ao menos dificultar a sequência no torneio continental. Tanto Corinthians quanto Atlético-MG, por exemplo, precisam da vitória para chegarem à jornada final com possibilidades de avanço.
Situações dos brasileiros
Flamengo (Grupo A)
Ainda na segunda colocação do grupo A após empate com o Ñublense, o Flamengo se distanciou do líder Racing e se encontra mais próximo do terceiro e quarto colocado. Com cinco pontos, se complicaria na busca pela vaga a mais uma eliminatória caso não vença os argentinos.
Flamengo x Racing:
Horário: quinta-feira (8/6), 21h
Local: Maracanã
Transmissão: ESPN e Star+
Escalações prováveis:
Flamengo
Matheus Cunha; Wesley, David Luiz, Fabrício Bruno e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, Thiago Maia, Gérson e Everton; Gabriel Barbosa e Pedro. Técnico: Jorge Sampaoli
Racing
Árias; Mura, Sigali, Piovi e Rojas; Moreno, Nardoni e Moralez; Oroz, Reniero e Gomez. Técnico: Fernando Gago
Internacional (Grupo B)
Apesar de liderar o grupo, o Internacional não pode cochilar. Mesmo com os oito pontos e a liderança, é seguido de perto por Independiente de Medellín e Nacional-URU, ambos com sete pontos. Vindo de vitória diante do eliminado Metropolitanos, um triunfo no próximo compromisso será o suficiente para a classificação do Colorado.
Horário: quarta-feira (7/6), 19h
Local: Estádio Gran Parque Central
Transmissão: Paramount+
Escalações prováveis:
Nacional-URU
Rochet; Lozano, Noguera, Polenta e Candido; D.Rodriguez, Y.Rodriguez, Trezza, Zabala, Fagundez e Ramirez. Técnico: Álvaro Gutiérrez
Internacional
John; Bustos, Moledo, Vitão e Renê; Campanharo, Johnny, De Pena e Alan Patrick; Wanderson e Luiz Adriano. Técnico: Mano Menezes
Palmeiras (Grupo C)
Atrás do Bolívar apenas por saldo de gols, o Palmeiras estará garantido nas oitavas de final se empatar com o Barcelona no Allianz Parque. Por possuir apenas três pontos, o adversário equatoriano, se derrotado, não teria mais chances matemáticas de alcançar as primeiras colocações. Além disso, uma eventual derrota ainda manteria o Palestra em segundo. Para garantir a ponta, porém, precisa continuar vencendo e superar a diferença no saldo, estacionada em dois gols até o momento.
Horário: quarta-feira, (7/6), 21h30
Local: Allianz Parque
Transmissão: TV Globo, ESPN+ e Star+
Escalações prováveis:
Palmeiras
Weverton; Mayke, Luan, Gustavo Gómez e Joaquín Piquerez; Luis Guilherme e Zé Rafael; Gabriel Menino, Artur e Rony; Dudu. Técnico: Abel Ferreira
Barcelona SC
Victor Mendoza; Pedro Velasco, Luca Sosa, Joshué Quiñonez e Mario Pineida; Fernando Gaibor, Leonai Souza e Damián Díaz; Francisco Fydriszewski, Janner Corozo e Segundo Portocarrero. Técnico: Fabian Bustos.
Fluminense (Grupo D)
Embora ainda mantenha a liderança, o Tricolor viu a vantagem diminuir na tabela. Após perder para o The Strongest, vice-colocado, a diferença agora é de três pontos. No entanto, uma vitória diante do River Plate, no Monumental, garantirá a classificação ao Flu. Uma derrota, porém, pode custar o topo.
Horário: quarta-feira (7/6), 21h30
Local: Monumental de Núñez
Transmissão: ESPN e Star+
Escalações prováveis:
River Plate
Armani, Herrera, Rojas, Pirez, Casco; Aliendro, De la Cruz, Solari, Fernandez e Barco; Borja. Técnico: Martín Demichelis
Fluminense
Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo e Guga; André, Martinelli, Arias, Ganso e Lima; Cano. Técnico: Fernando Diniz
Corinthians (Grupo E)
A vida do Corinthians segue sendo a mais difícil entre os brasileiros. Além de ser o que menos pontuou, depende de uma vitória contra um forte adversário em um contexto complicado. A 2.800 metros de altitude, o Timão encara o Independiente del Valle no Equador. Uma vitória, no entanto, colocaria a equipe na vice-liderança do Grupo E e em situação menos dramática na rodada final.
Horário: quarta-feira (7/6), 19h
Local: Estádio Banco Guayaquil
Transmissão: Paramount+
Escalações prováveis:
Independiente del Valle
Ramirez; Carabajal, Schunke e Basso; Fernandéz, Pellerano, Alcivar e Cortez; Ortiz, Faravelli e Moreno. Técnico: Martin Anselmi
Corinthians
Cássio; Gil, B. Méndez e Murillo; Fagner, F. Vera, Renato Augusto, Maycon e Bidu; Y. Alberto e R. Guedes. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Athletico-PR e Atlético-MG (Grupo G)
Todos ainda têm chance de classificação. Primeiro e segundo colocados, respectivamente, Athletico-PR e Atlético-MG precisam vencer os adversários para chegar à última rodada menos pressionados. Nesta jornada, no entanto, nenhum dos dois terá vida fácil. O Galo, apesar de enfrentar o Alianza Lima, último colocado, fará o confronto no Peru. O Furacão recebe o Libertad, com apenas um ponto a menos na tabela.
Athletico-PR x Libertad:
Horário: terça (6/6), 19h
Local: Arena da Baixada
Transmissão: ESPN e Star+
Escalações prováveis:
Athletico-PR
Bento; Madson, Thiago Heleno, Pedro Henrique e Fernando; Erick, Alex Santana (Hugo Moura) e Christian; Canobbio, Cuello e Vitor Roque. Técnico: Paulo Turra.
Libertad
Silva; Piris, Viera, Barboza e Gimenez; Sanabria, Campuzano e Gomez; Villalba, Oviedo e Melgarejo. Técnico: Daniel Garnero
Alianza Lima x Atlético-MG:
Horário: terça (6/6), 21h
Local: Estádio Alejandro Villanueva
Transmissão: ESPN e Star+
Escalações prováveis:
Alianza Lima
Espinoza Gómes; Vílches, Zambrano, Garcia, Amasifuen de Paz, Valenzuela Dileo, Concha, Pinto, Cueva, Rodriguez, Barcos. Técnico: Guillermo Salas
Atlético-MG
Everson, Saravia, Jemerson e Nathan Silva, Rubens; Battaglia, Zaracho, Hyoran, Pavón, Paulinho e Hulk. Técnico: Eduardo Coudet
Chaveamentos sem brasileiros
O Grupo F conta com três equipes que ainda possuem chances de classificação. O Boca Juniors ainda líder, apesar do tropeço diante do Deportivo Pereira na rodada anterior. Os xeneizes foram alcançados pelos colombianos precisarão vencer o Colo-Colo, nesta terça-feira (6/6), às 21h, para evitar contornos dramáticos na última jornada. No entanto, uma vitória garantirá a classificação antecipada. Vice-líder da chave, o Deportivo Pereira visita o lanterna Monagas, também nesta terça, às 19h.
No grupo H, a situação está próxima de ser definida. O líder Atlético Nacional está classificado, mas briga para confirmar a liderança. Para isso, precisam vencer o Olimpia, na quinta-feira, às 21h. Patronato enfrenta o lanterna Melgar nesta terça-feira, às 21h, e precisa vencer e torcer por um tropeço dos paraguaios.
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima