O técnico português José Mourinho, da Roma, pode ser punido pela UEFA, entidade máxima do futebol europeu. Após a derrota da última quarta-feira (31/05), válida pela decisão da Europa League, diante do Sevilla, o treinador proferiu pesadas críticas à arbitragem da partida durante a coletiva de imprensa pós-jogo, e, não satisfeito, dirigiu-se à equipe do árbitro britânico Anthony Taylor no estacionamento da Puskas Arena, em Budapeste, palco da partida.
“É uma desgraça f***. É uma desgraça f***”, disse Mourinho em direção à arbitragem, antes de proferir mais reclamações em italiano e até mesmo em espanhol. Pelo gesto, a UEFA realizou a abertura de um processo disciplinar contra o profissional, e agora avaliará opções de punição.
O Comitê de Controle, Ética e Disciplina (CEDB) da entidade ainda divulgará uma decisão acerca da situação. Por conta dos insultos diretos às autoridades do lado de dentro de campo na partida, o comandante, muito provavelmente, será penalizado.
Tamanha reclamação do personagem se deu pela insatisfação com a performance da arbitragem durante a partida. Na decisiva disputa de penalidades - acontecida por conta do empate em 1x1 após a prorrogação - Montiel, do Sevilla, repetiu a última cobrança da equipe espanhola após defesa de Rui Patrício ter sido anulada pelo VAR, este decidido de um adiantamento do goleiro. A situação gerou forte revolta no banco de reservas da Roma.
O lusitano, ademais, tamanha insatisfação, nem mesmo com a medalha de vice-campeão ficou. Após jogá-la para um sorridente garoto nas arquibancadas, Mourinho disparou: “Só fico com as de ouro”.
Não foi a primeira vez
Vale lembrar, por conseguinte, que este não foi o primeiro atrito entre José Mourinho e Anthony Taylor. Em 2016, antes de um clássico entre Liverpool e Manchester United, o então treinador do clube de Manchester se aproveitou da coletiva de imprensa para criticar o árbitro. “Penso que o Anthony Taylor é muito bom árbitro, mas acho que certas pessoas estão colocando pressão a ponto de ele sentir que será muito difícil ter boa atuação no clássico”, afirmou.
Pela primeira vez, José Mourinho foi derrotado em uma final de competição continental. Até então com cinco vitórias em cinco decisões (duas Liga dos Campeões, duas Europa Leagues e uma Conference League), o treinador mantinha recorde impecável em decisões nas passagens por Porto, Inter de Milão, Manchester United e Roma, clubes pelos quais conquistou os títulos. Por conta da derrota por 4x1 nas penalidades, após empate por 1x1, porém, o recorde caiu por terra.
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima