Quando a Copa do Mundo de 2023 começar, um detalhe nos gramados dos estádios da Austrália e da Nova Zelândia, as sedes do torneio da Fifa, deve chamar a atenção dos torcedores. Pela primeira vez, algumas jogadoras participantes da competição vão estar calçando a primeira chuteira inteiramente projetada para elas. Trata-se da Phantom Luna, peça lançada pela Nike com detalhes pensados para a eficiência do jogo feminino no futebol.
Conforme a grife norte-americana de materiais esportivos, a chuteira foi projetada seguindo as dicas das jogadoras profissionais. A Phantom Luna foca em tração, ajuste e uma sensação de jogo para atender às necessidades específicas das mulheres nos gramados. A empresa destaca, ainda, a participação delas no centro de todas as etapas de produção do calçado. Foram mais de dois anos de pesquisa, ensaios, design e styling.
“A Phantom Luna é um reflexo direto do foco da Nike em ser a maior parceira das mulheres”, destaca Elysia Davis, pesquisadora-chefe do Nike Sport Research Lab (Laboratório de Pesquisa Esportiva da Nike). “Desde a pesquisa até o design, passando pela etapa de testes, as jogadoras estiveram sempre no centro do processo. Com a Phantom Luna, a Nike oferece uma chuteira que foi cuidadosamente desenhada para ela, trazendo um novo padrão circular de travas, assim como ajuste. Ela ajuda as atletas a se moverem com precisão e confiança quando estão em campo”, completa.
A chuteira dedicada às mulheres conta com três tecnologias. A Nike Cyclone 360 tem padrão circular de travas próximas aos dedos, dando a medida exata da tração. A Nike Asym Fit garante uma chuteira mais firme ao redor do tornozelo, atendendo a um pedido das jogadoras durante o processo de ouvidoria para a criação do modelo. A Nike GripKnit promete trazer a melhor conexão entre o calçado e a bola. O revestimento cria uma sensação “viscosa” integrada ao material.
Destaque da Seleção Brasileira Feminina e convocada para a Copa do Mundo da Austrália e da Nova Zelândia, a atacante Debinha foi uma das estrelas da campanha de lançamento do novo material esportivo da Nike. "A chuteira é a minha arma em campo e essa, em especial, representa uma grande conquista para o futebol”, destaca a jogadora em vídeo divulgado pela fornecedora de material esportivo.
De acordo com apuração do Correio junto à Nike, outras 12 jogadoras da Seleção Brasileira têm contrato ativo com a grife norte-americana e podem usar a Phatom Luna no Mundial. Segundo a empresa, entretanto, elas têm liberdade de escolha entre todas as peças do portfólio da marca. Nomes como a espanhola Alexia Putellas, atual melhor jogadora do mundo, a norte-americana Crystal Dunn, campeã
da Copa do Mundo de 2019, e a francesa Grace Geyoro, adversária da Seleção na primeira fase do torneio, devem desfilar nos gramados australianos e neozelandeses com o modelo.
As brasileiras que devem usar
Bruninha
Rafaelle
Kerolin
Luana
Adriana
Ana Vitória
Ary Borges
Andressa Alves
Bia Zaneratto
Debinha
Tainara (suplente)
Aline Gomes (suplente)
Angelina (suplente)
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.