Futebol

Flamengo pode devolver Sampaoli ao mata-mata da Libertadores após 11 anos

Depois de eliminação em etapa preliminar, outra na fase de grupos e uma nas semifinais, técnico argentino depende de empate para voltar a degustar o filé no principal torneio de clubes do continente

Marcos Paulo Lima
postado em 28/06/2023 06:00
 (crédito: Marcelo Cortes/Flamengo)
(crédito: Marcelo Cortes/Flamengo)

Jorge Sampaoli levou a Universidad de Chile ao título da Copa Sul-Americana em 2011, o Chile à conquista inédita da Copa América em 2015, disputou oitavas de final da Copa do Mundo com a prancheta da Argentina, em 2018, na Rússia, mas ainda é oito ou oitenta na Libertadores: cai na primeira fase ou faz campanha de tirar o chapéu, como em 2012, quando alcançou as semifinais. O Flamengo dá ao técnico de 63 anos a oportunidade de mudar de patamar contra o Aucas, hoje, às 21h30, no Maracanã. Basta empatar com o adversário equatoriano, no Rio, para ele voltar a disputar o mata-mata da competição e retomar o sonho da glória.

O comandante rubro-negro disputou a Libertadores três vezes e jamais passou da fase de grupos. Em algumas edições, ele fez pior: caiu na fase preliminar. Foi assim em 2007, por exemplo. Ele comandava o Sporting Cristal do Peru. Na Pré-Libertadores, o América do México humilhou o time peruano por 6 x 2 e não alcançou a fase de grupos.

Na segunda tentativa, Sampaoli comandava o Emelec do Equador. Passou pela fase preliminar com autoridade ao desbancar o Newell's Old Boys, teve acesso ao grupo do Internacional, Deportivo Quito e Cerro. Terminou em último lugar com duas derrotas e quatro empates.

A melhor campanha faz 11 anos. Campeão da Copa Sul-Americana em 2011, fez um arrastão no Grupo 8 da Libertadores em 2012. Fez 13 dos 18 pontos possíveis contra Atlético Nacional, Godoy Cruz e Peñarol. Marcou firme rumo à fase eliminatória. Desbancou o Deportivo Quito nas oitavas, o Libertad nas quartas e foi superado pelo Boca Juniors nas semifinais por 2 x 0 no placar agregado. Se avançasse, decidiria o título continental com o Corinthians de Tite.

Se tiver o mínimo de ambição para ostentar o último título continental em falta no currículo, Sampaoli dará o troco no Aucas da derrota na estreia sob o comando do antecessor Vítor Pereira. O lusitano amargou virada por 2 x 1, no Equador.

Primeiro reforço de Jorge Sampaoli, o atacante Luiz Araújo desembarcou no Rio nesta terça-feira, no Aeroporto Santos Dumont, acompanhado do vice-presidente de futebol, Marcos Braz, e do diretor de futebol, Bruno Spindel.

Outros dois times brasileiros entram em campo hoje. Em Porto Alegre, o Internacional receberá o Independiente Medellín, às 19h. O time colorado precisa vencer, no Beira-Rio, para não depender da combinação de resultados. O empate só serve a colombianos e brasileiros caso o Nacional do Uruguai não vença o frágil Metropolitanos da Venezuela no alçapão do Parque Central, em Montevidéu.

Eliminado com uma rodada de antecedência, o Corinthians só não cumprirá tabela na Neo Química Arena contra o Liverpool, às 21h30, porque está em jogo um playoff de acesso às oitavas de final a Sul-Americana. Desinteressado, Vanderlei Luxemburgo pretende mandar a campo um time de jovens.

Classificados

O Fluminense confirmou o primeiro lugar no Grupo D da Libertadores ao frustrar a torcida tricolor no empate por 1 x 1 com o Sporting Cristal do Peru, no Maracanã. Cano balançou a rede para o tricolor e Bremer descontou para os visitantes. Enquanto isso, o River Plate espantava o risco de eliminação na fase de grupos ao derrotar o The Strongest da Bolívia por 1 x 0 no Monumental de Núñez, em Buenos Aires. O time de Martin Demichelis avança em segundo.

Com certa dose de sofrimento e uma atuação abaixo do que pode produzir, o Atlético-MG se classificou às oitavas de final da Libertadores. Ontem, no Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai, o Galo arrancou empate por 1 x 1 com o Libertad e garantiu vaga na próxima fase do torneio continental. O gol alvinegro na partida foi marcado pelo meio-campista Igor Gomes. O Atlético fecha a fase de grupos na segunda colocação do Grupo G atrás do Athletico-PR. O Furacão venceu o Alianza, por 3 x 0.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação