Futebol

Confira o que seu time precisa na rodada final da Sul-Americana

A fase inicial do segundo certame continental termina no meio desta semana. Apenas um dos sete brasileiros já está classificado diretamente, com cinco times do grupo restante brigando por vagas na fase seguinte

Paulo Martins*
postado em 27/06/2023 03:55
 (crédito: Mourão Panda/América-MG)
(crédito: Mourão Panda/América-MG)

A Copa Sul-Americana tem o fim da fase de grupos entre esta terça-feira (27/6) e quinta-feira (29/6). Cinco equipes nacionais vão a campo para decidir o futuro na competição, com os demais dois participantes em clima de cumprimento de tabela nos casos de Fortaleza e Santos, classificado diretamente às oitavas de final e eliminado da competência, respectivamente.

O calendário tem todas as partidas grupais disputadas ao mesmo tempo, para evitar uma previsão de resultados por combinar. Com isso, sete horários estão distribuídos por toda a semana decisiva, lembrando que apenas os primeiros seguem às oitavas, com os segundos de cada grupo indo ao play-in, contra os terceiros grupais da Libertadores. O Correio, agora, apresenta o que seu time precisa para conseguir os objetivos em jogo:

Palestino x Fortaleza — terça-feira (27/6), 19h

Classificado com duas rodadas de antecedência, o Leão do Pici é a sensação da competição. Deu-se ao luxo de perder contra o Estudiantes de Mérida depois de garantir o primeiro lugar no Grupo H e pode repetir o feito no compromisso no Cilhe, apenas ao cumprir tabela. Um empate classifica o time local em segundo, eliminando o San Lorenzo, tido como favorito da chave.

São Paulo x Tigre — terça-feira (27/6), 21h30

Confronto direto e reedição da tensa final de 2012 — além do confronto de ida, em Buenos Aires — tem um grande conforto do Tricolor no saldo de gols. Mesmo derrotado, um dos sete invictos do campeonato tem uma vantagem de oito gols de saldo, tendo de perder por incríveis quatro tentos de diferença, em pleno Morumbi, para perder o primeiro lugar do Grupo D.

Bragantino x Tacuary — quarta-feira (28/6), 19h

Apesar da partida com os paraguaios, em Bragança Paulista, o Massa Bruta também guiará as atenções à cidade argentina de La Plata, onde o Estudiantes recebe o Oriente Petrolero, da Bolívia. Os brasileiros, empatados em pontos, levam uma vantagem de três gols de saldo em relação aos Pincharratas: foram 14 gols marcados e dois sofridos pelo Red Bull, e dez tentos anotados contra um sofrido dos hermanos. Com isso, devem somar pontos e prestar a atenção nos acontecimentos do Estádio Uno.

Independiente Santa Fé x Goiás — quarta-feira (28/6), 23h

Apesar de invictos, os Esmeraldinos têm confronto direto pela classificação e pela ponta. Os nove pontos do alviverde são seguidos pelos sete dos mandantes colombianos, empatados com o Universitario peruano, que recebe o Gimnasia de La Plata, no mesmo horário, em Lima. A vantagem na classificação dá a vaga ao play-in, no mínimo, com empate, mas a vitória assegura a passagem direta às oitavas.

Santos x Blooming — quinta-feira (29/6), 19h

Com portões fechados, na Vila Belmiro, o Peixe cumpre tabela pelo Grupo E, sendo o único brasileiro já eliminado. A partida envolve os lanternas e fecha a rodada com complemento no Newell's Old Boys x Audax Italiano, disputado em Rosario. Os argentinos têm a liderança garantida e, a exemplo dos chilenos, bolivianos e brasileiros, apenas cumpre tabela.

Peñarol x América-MG — quinta-feira (29/6), 21h

O Coelho tem uma saga por viver na capital uruguaia. Com uma grande recuperação dentro do Grupo F, os americanos visitam o Estádio Campeón del Siglo, com os mandandes eliminados e zerados em pontos. Para ir ao play-in, o time mineiro deve vencer, contar com uma vitória do Defensa y Justicia no confronto direto pela liderança, em casa, contra o Millonarios, além de tirar dois gols de saldo dos colombianos.

Botafogo x Magallanes — quinta-feira (29/6), 21h

Em excelente fase no Brasileirão, o Glorioso tem pendência com a ponta do Grupo A. Além de receber os chilenos no Nilton Santos, os alvinegros observarão a situação de LDU x Universidad César Vallejo, em Quito, com os equatorianos atrás dos cariocas apenas pelo número de gols marcados, terceiro critério de desempate, para assegurar a passagem às oitavas de final

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação