Chegou a hora da verdade na Copa Libertadores. Entre esta terça-feira (27/6) e quinta-feira (29/6), quatro equipes entram em campo para decidir o futuro na competição, com os demais três por definir detalhes para o futuro breve no âmbito continental, sendo dois deles pela ponta — Athletico-PR e Palmeiras — e o Corinthians para garantir uma sobrevida na Copa Sul-Americana.
O calendário prevê todas as partidas dentro dos grupos sendo disputadas simultaneamente, para não haver uma previsão de resultados por combinar. Com isso, seis horários estão distribuídos por toda a semana final. O Correio mostra o que seu time precisa para conseguir os objetivos em jogo:
- Ceilândia empata com o Brasiliense e mantém invencibilidade na Série D
- Vasco é punido pelo STJD e jogará sem torcida por 30 dias no Brasileirão
- Real Madrid chega a "acordo" e Mbappé pode deixar o PSG por R$ 1,3 bi
Athletico-PR x Alianza Lima — terça-feira (27/6), 19h
A vitória assegura a ponta do Grupo H ao Furacão, um ponto à frente do xará mineiro. Será a primeira partida de Wesley Carvalho como interino, após a saída de Paulo Turra. Por outro lado, os peruanos, sem chance de classificação, lutam por vaga na Sul-Americana, dependendo de uma dupla vitória brasileira para conseguir com datas internacionais.
Libertad x Atlético-MG — terça-feira (27/6), 19h
Com diferença de três pontos a favor, o Galo tem confronto direto no Paraguai. Entretanto, mesmo uma derrota em Assunção garante a passagem alvinegra às oitavas, caso esta seja por um gol de diferença: uma vantagem maior dos mandantes elimina o time brasileiro do certame.
Fluminense x Sporting Cristal — terça-feira (27/6), 21h
O empate no Maracanã pode bastar ao Flu para manter a liderança do Grupo D, com a diferença no saldo de gols para o River Plate — vice, com três pontos a menos — em seis unidades. A vitória assegura a classificação, com a derrota podendo tirar qualquer chance de competição continental do tricolor, com uma combinação de resultados: todos os destinos são possíveis para os cariocas.
Internacional x Independiente Medellín — quarta-feira (28/6), 19h
Ambas equipes tendem a contar com uma vitória do Nacional uruguaio frente ao lanterna e eliminado Metropolitanos, da Venezuela, como ingrediente inicial para a batalha no Beira-Rio. Com tal circunstância, um empate seria insuficiente para a classificação do Colorado, uma vez que os colombianos são os atuais ponteiros do Grupo B, com 10 pontos, um à frente dos gaúchos e dois à frente dos charrúas.
Flamengo x Aucas — quarta-feira (28/6), 21h30
O Fla foi surpreendido pela circunstância do Grupo A e chega à rodada final com risco de eliminação. Joga no Rio de Janeiro contra os equatorianos em um confronto direto, mas com segurança em caso de derrota: apenas uma queda por goleada tira os rubro-negros da copa. Ainda pode alcançar a liderança em caso de tropeço do Racing contra o Ñublense, pelo time chileno brigar por vaga na Sul-Americana.
Corinthians x Liverpool — quarta-feira (28/6), 21h30
A goleada na estreia contra o mesmo time, em Montevidéu, é o que dá a mínima vantagem para a partida na Neo Química Arena. Apenas a derrota tira o Alvinegro da Sul-Americana, pois a diferença no saldo de gols é o único critério que coloca os brasileiros à frente dos uruguaios, em três gols, os mesmos marcados no triunfo da partida inicial.
Palmeiras x Bolívar — quinta-feira (29/6), 21h
Um confronto direto pela ponta do Grupo C é a sobremesa da rodada, no seu fechamento. Empatados em 12 pontos, os bolivianos têm dois gols a mais de saldo, justificando a ponta e a necessidade de se forçar um empate no Allianz Parque. Somente a vitória dá a ponta da chave ao Palestra, com direito a integrar o Pote 1 do sorteio das oitavas de final.
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.