Abominada por torcedores, mas amada por treinadores dos clubes nacionais, a Data Fifa de junho, enfim, acabou. Se para a Seleção Brasileira o período não foi tão proveitoso (leia mais na página 23), os times da Série A do Campeonato Brasileiro utilizaram as preciosas e tão desejadas horas livres sem partidas e viagens para ajustar os ponteiros para a sequência da temporada 2023.
Houve de tudo um pouco no período. Todos os clubes, naturalmente, dividiram as diárias sem compromissos oficiais entre merecidas folgas e trabalhos intensos nos centros de treinamento. Assim como mostrou o Correio na edição de 12 de junho, o primeiro dos 10 dias livres, cada time nacional tinha algum ponto para melhorar internamente. Hoje, é a hora de analisar se tudo correu conforme o planejado.
Praticamente todos os integrantes da Série A do Brasileirão ganharam reforços internos e recuperaram jogadores lesionados para a sequência do ano. O líder Botafogo, por exemplo, adiantou o processo de recuperação de três jogadores do elenco do técnico Luís Castro. O Palmeiras é outro com boas notícias no quesito, assim como Internacional, Bahia e Fluminense.
O tricolor carioca, porém, também aparece na lista de equipes desfalcadas. Com treinos fortes, alguns jogadores, como Felipe Melo, sentiram problemas e devem ficar fora algumas rodadas. Corinthians e Bragantino não tiveram êxito na empreitada de recondicionar atletas e voltam a campo com departamento médico lotado. O Flamengo é outro sem o elenco completo.
O maior baque, porém, foi do Grêmio. Ontem, o jornal gaúcho GZH revelou o interesse de Luís Suárez de encerrar a carreira. O atacante uruguaio de 36 anos foi contratado como grande reforço do ano, mas convive com dores no joelho direto e cogita pendurar as chuteiras. Entretanto, ainda não há definição completa sobre quando isso vai ocorrer.
Na Data Fifa, os clubes brasileiros também correram ao mercado da bola. O Internacional oficializou Enner Valencia e times como Vasco, Coritiba, Fortaleza e Cruzeiro intensificaram os contatos por reforços. Nem mesmo os técnicos escaparam. O Athletico-PR ficou sem comando após optar pela demissão de Paulo Turra com a saída de Luis Felipe Scolari. Felipão foi para o Atlético-MG, mas não teve tempo de aproveitar a pausa e não realizou nenhum treino no Galo, ao contrário do português Armando Evangelista, que viveu uma imersão para tentar tirar o Goiás do Z-4.
Os times em crise, entretanto, conviveram com mais pressão. A torcida do Santos "aproveitou" a presença constante em casa para fazer um protesto pesado contra o desempenho ruim no ano. O Vasco é outro gigante a conviver com tal instabilidade.
Passado o período dedicado às seleções, cada clube aproveitou a parada da Data Fifa de um jeito próprio. Todos, porém, tomaram nota do que precisavam para evoluir e, agora, pretendem colocar em prática nos gramados da Série A do Brasileirão.
Saiba o que o seu time fez na Data Fifa para voltar melhor
1º Botafogo
O líder, segundo o técnico Luís Castro, utilizou quatro dias para tirar férias. Descansados, os atletas trabalharam forte para não deixar a peteca cair. Gabriel Pires, Danilo Barbosa e Segovia estão na reta final de recuperação. Mas nem tudo foi positivo. Além da improvável volta do lateral Marçal, Luís Castro e Eduardo são especulados na Arábia Saudita. Ou seja, a pausa não foi tão tranquila.
2º Palmeiras
Ainda sem perder no Brasileirão, o alviverde reuniu forças para uma sequência pesada. Serão oito jogos importantes em 25 dias nos pontos corridos, na Copa do Brasil e na Libertadores. Os convocados Weverton, Raphael Veiga, Rony e Piquerez terão descanso antes de serem reintegrados. Fora desde maio, Murilo foi reintegrado.
3º Flamengo
Jorge Sampaoli sonhou com os dias livres para tentar ajustar de vez o futebol do Flamengo. Porém, não conseguiu fazer tudo. Pedro e Ayrton Lucas estavam na Seleção, enquanto Gabi e Matheus França, em transição de lesões, pouco foram a campo. Com o restante do elenco, o argentino fez atividades intensas para corrigir os problemas identificados nos últimos dois meses.
4º Atlético
Na pausa, o Atlético se desfez do técnico Eduardo Coudet e oficializou Luiz Felipe Scolari. O novo comandante, porém, não teve tempo para treinar, terá de trocar o pneu atleticano com o carro andando e talvez não fique no banco amanhã. Allan não deve mais ser vendido ao Flamengo. Lesionados, Kardec e Pedrinho estão próximos da volta.
5º Fluminense
O tricolor vinha de queda de desempenho e recalculou a rota. Porém, os problemas não param de chegar às Laranjeiras. Manoel foi suspenso preventivamente por doping e Felipe Melo sentiu desconforto em treino. A boa notícias são as evoluções de Nino e Marcelo, mas Fernando Diniz ainda vai quebrar a cabeça para montar o time.
6º Grêmio
Tudo seguia bem na parada do tricolor gaúcho com as evoluções no sentido de retorno de Pedro Geromel, Villasanti e Ferreirinha. Desde ontem, entretanto, algumas coisas desandaram no clube. Luiz Suárez surpreendeu e cogitou se aposentar por dores constantes no joelho direito. Adriel e Galdino se lesionaram em treinos e são novos problemas.
7º Athletico
Durante a Data Fifa, o Athletico enfrentou um verdadeiro Furacão interno: perdeu Luiz Felipe Scolari, para o AtléticoMG, e, sem o dirigente optou pela demissão do técnico Paulo Turra. O time recomeça o torneio sem um nome definido para a função, próximo, também, ao mata-mata da Copa do Brasil contra o Flamengo.
8º São Paulo
O descanso tricolor teve sonhos e pesadelos. Em evolução com Dorival, o time treinou bastante no CT da Barra Funda. Pato está regularizado, mas ainda não deve jogar. Por outro lado, o São Paulo acumulou mais um mês de direitos de imagem dos jogadores atrasados. A diretoria corre para quitar os débitos e não tumultuar um ambiente pacífico.
9º Cruzeiro
Assim como os outros times, a Raposa aproveitou os dias livres para treinar. Entretanto, a pausa foi muito mais movimentada nos bastidores. O clube acertou com Helibelton Palacios e negocia com o zagueiro Rodrigo Caio e Robert Rojas. Marlon, porém, foi sondado por time russo, enquanto Nikão, sem espaço, deve sair da equipe do técnico Pepa.
10º Internacional
Ainda pressionado, o técnico Mano Menezes teve dias livres para recondicionar o time, evitando oscilação nos jogos, e organizar os setores defensivo e ofensivo. A notícia mais empolgando, porém, foi a confirmação do acerto com o atacante Valencia. Ainda sem Gabriel e Maurício, o colorado tem Mercado de volta.
11º Fortaleza
Equipe mais rodada do Brasileirão em termos de viagem, o Fortaleza necessitava de dias em casa. Juan Pablo Vojvoda aproveitou, além do descanso, para treinar o time. O Leão ainda reforçou o elenco. Ex-Flamengo, Marinho chega para suprir a saída de Moises na retomada da rotina intensa de deslocamento no torneio nacional e na Sul-Americana.
12º Bragantino
A pausa de 10 dias em Bragança foi um tanto discreta. A equipe terá poucas mudanças para o retorno de campeonato diante do Flamengo, amanhã. Além da volta de Matheus Fernandes após suspensão, os lesionados não retornam. A lista é grande: Helinho, Bruninho, Léo Ortiz, Luan Cândido, Lucas Cunha, Natan, Raul, Talisson e Nacho Laquintana permanecem no departamento médico.
13º Santos
Tensão foi a palavra-chave dos dias sem jogos no Santos. Enquanto se recuperava de eliminações e focava em retomar o bom futebol, o time conviveu com fortes protestos da torcida na porta do CT, com direito a conversa com atletas e desafio para um “amistoso”. Em campo, Odair Hellmann focou na parte técnica para tentar subir na classificação e reencontrar os dias de paz na Vila Belmiro.
14º Cuiabá
Tempo nunca foi um problema tão grave no Cuiabá. Um dos poucos times com apenas o Brasileirão no calendário, o Dourado costuma ter semanas livres. Ainda sem ganhar em casa,o time trabalho até no fim de semana. Mas sob o comando do auxiliar Bruno Larazoni. O técnico António Oliveira foi a Portugal concluir curso da Uefa e é desfalque contra o Botafogo, amanhã.
15º Bahia
O Bahia aproveitou a Data Fifa para descansar e recuperar lesionados. O time teve três dias de folga e uma sequência de treinamentos físicos, técnicos e táticos intensa. A boa notícia foi a volta do zagueiro Marcos Vitor, lesionado há dois meses, com problema no joelho. Além dele, o lateral esquerdo equatoriano Chávez também deve retornar.
16º Corinthians
Vanderlei Luxemburgo, enfim, pôde imprimir as próprias digitais no Corinthians. Após início atribulado, o técnico organizou até jogo-treino e ganhou da Portuguesa. No teste, chegou a ensaiar quatro mudanças. Os desfalques, entretanto, são muitos. Renato Augusto, Murillo e Bruno Méndez não jogam amanhã.
17º Goiás
A troca de técnico no Goiás foi mais “pensada”. O português Armando Evangelista teve toda a semana livre para conhecer o elenco esmeraldino e iniciar o novo trabalho. Ele pretende diminuir o número de jogadores da equipe, atualmente em 34, e demonstrou bastante interesse ao observar a base.
18º América
O Coelho foi, definitivamente, grato pela pausa. Vagner Mancini usou o período para descansar os jogadores, realizar treinamentos mais completos e recuperar lesionados. Éder, zagueiro e um dos principais nomes da equipe, está recuperado e voltará diante do Grêmio.
19º Vasco
Atolado no Z-4, o Cruzmaltino está em reformulação. Enquanto Maurício Barbieri ensinou a tradição vascaína ao levar o elenco para conhecer a sala de troféus em meio aos treinos, a diretoria se movimenta no mercado. Há interesse em nomes como Maicon, Lyanco, Fernando, Lanzini e Cuellar. Serginho é o mais próximo de chegar na Colina.
20º Coritiba
Lanterna no Brasileirão, o Coxa se movimentou em campo e fora dele para mudar de situação na temporada. Os treinos fortes, porém, foram acompanhados de empreitadas frustradas por reforços. O clube tentou, mas recuou por Anderson Jesus, Héctor Fertóli e viu Nikão, do Cruzeiro, recusar investida pela identificação com o Athletico-PR.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.