Olimpíadas Paris-2024

Time Brasil: medalhas no taekwondo e rúgbi marcam ótimo fim de semana

Meninas do Rúgbi sevens estão garantidas em Paris-2024, enquanto taekwondo e atletismo somam 26 medalhas; Veja como foi o final de semana brasileiro

Gabriel Botelho*
postado em 19/06/2023 18:18
 (crédito: Divulgação/COB )
(crédito: Divulgação/COB )

O terceiro final de semana de junho foi, para o Time Brasil, digno de celebração. A pouco mais de um ano para a largada dos Jogos Olímpicos de Paris-2024, mais uma categoria da tão aguardada competição já recebeu a garantia de representação brasileira. Após a conquista do campeonato Sul-Americano, as meninas do rúgbi sevens verde e amarelo (variante disputada com sete jogadores de cada lado) estão classificadas e se juntam aos outros 33 já garantidos nos Jogos.

Até agora, Daniel Nascimento (maratona), Caio Bonfim (marcha atlética), Érica Sena (marcha atlética), Tati Weston-Webb (surfe), Philipe Chateaubrian (tiro esportivo), Paola Reis (ciclismo BMX) e as 18 atletas da Seleção de futebol feminina já estão com o passaporte carimbado.

Saiba como foram as performances dos brasileiros durante o último fim de semana (17 e 18 de junho).

Rúgbi

No último domingo (18), as Yaras do rúgbi sevens feminino derrotaram Uruguai, Chile e Colômbia para conquistar o 21º título do Campeonato Sul-Americano em 21 participações. Em Montevidéu, no Uruguai, já haviam superado o Peru, a Argentina e o Paraguai, no último sábado (17), e chegarão fortes para as Olimpíadas.

Os homens, por outro lado, não tiveram o mesmo sucesso. Ao terminar a competição em terceiro lugar, o Brasil irá para a repescagem para disputar uma vaga nos Jogos contra o vice-colocado, o Chile. Os uruguaios, primeiros colocados, já estão garantidos.

Taekwondo

No Open de Costa Rica de Taekwondo, o Brasil levou para casa uma penca de medalhas. Ao todo, foram 18, com destaque para Caroline Santos (62kg), Raiany Pereira (74kg), Ícaro Miguel Martins (87kg), Henrique Marques Rodrigues (80kg), Edival Pontes “Netinho” (74Kg), Paulo Melo (58kg), e Flávio Marques (54kg) no Kioruguy, todos premiados com medalhas de ouro. Foram, também, seis pratas e quatro bronzes.

Atletismo

No atletismo, diversos outros brasileiros também foram ao pódio. Pelo Grande Prêmio Sul-Americano Richard Boroto, disputado em Quito, no Equador, no último sábado (17), Douglas Mendes, Anny Caroline de Bassi, Stefanie Cechin e Bárbara da Silva Leôncio, conquistaram medalhas de ouro, prata e as duas últimas, bronze, respectivamente.

Na Suíça, durante o Meeting de Atletismo de Meilen, a gaúcha Jaqueline Weber venceu a prova dos 800m com tempo de 2:04.54. A marca é um recorde pessoal e a melhor do ano no Ranking Brasileiro. Em Tallin, na Estônia, a carioca Lorraine Martins venceu a prova dos 200m e também bateu o recorde pessoal, com 22.99 (1.0). Nos 100m, Rosângela Santos foi a vencedora, com 11.29, o melhor resultado da temporada. Na Polônia, Tatiane Raquel da Silva venceu os 2.000m com obstáculos, com direito a mais um recorde pessoal.

Judô

O fim de semana judoca contou com o Grand Slam de Astana, no Cazaquistão. Por lá, dois brasileiros estiveram presentes, e ambos competiram por medalhas. Guilherme Schmidt (81kg), melhor brasileiro da categoria, foi medalha de prata, no sábado. No domingo, Macedo (90kg), terminou com a quinta colocação.

Vôlei de praia

No Challenge de Jurmala, na Letônia, a dupla brasileira formada por André e George finalizou a participação com a segunda colocação. A medalha de prata veio após a derrota para a dupla australiana Hodges/Schubert. Em duelo verde e amarelo, Vitor Felipe/Renato ficaram com o bronze após a vitória diante de Evandro/Arthur. Pelo lado feminino, a dupla formada por Tainá e Vitória até chegou a disputar a medalha de bronze, mas acabaram derrotadas Tina/Anastasija, da Letônia.

Esgrima

Em Lima, no Peru, o Brasil foi medalhista no Campeonato Pan-Americano de esgrima. A equipe feminina garantiu a medalha de bronze após a derrota para os EUA - vencedores do torneio. Na última sexta-feira (16), Karina Trois, garantiu a medalha de bronze, enquanto Nathalie Moellhausen e Guilherme Toldo também conquistaram o terceiro lugar nas provas em que estavam inseridos.

Tiro com arco

Realizada em Medellín, na Colômbia, a disputa da Copa do Mundo de tiro com arco deu ao brasileiro Luccas Abreu o quarto lugar. O atleta chegou às semifinais do arco composto após uma grande campanha nas eliminatórias, mas foi derrotado pelo indiano Abhishek Verma, na semifinal, e pelo estadunidense Nick Kappers, na disputa pela medalha de bronze.

Handebol

Durante a disputa da Champions League masculina de handebol, o brasileiro Thiagus Petrus conquistou o terceiro lugar da competição após a campanha com o Barcelona. A disputa pela medalha de bronze aconteceu diante do Paris Saint-Germain, e terminou com o placar de 37 a 31 para os catalães.

*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação