A invencibilidade dentro de um campeonato é um fator complicado de manter por muito tempo. Após a Data Fifa de julho, com a paralisação apenas na Série A — e cumprimento de jogo atrasado pela Série B — surge a primeira oportunidade de fazer um balanço dos sobreviventes às derrotas nas quatro divisões do Campeonato Brasileiro.
Na elite e na Série D residem os últimos cinco times ainda sem derrotas no Brasileirão. Com dez rodadas realizadas na primeira e nove na quarta ordem, os invictos de momento ainda estão com metade dos jogos da primeira parte dos certames por jogar. Confira, a seguir, quais são estas equipes:
- CBF avança com Ancelotti e confia em acerto com o treinador para 2024
- Guardiola afirma que Manchester City não tentará contratar Mbappé
- Galvão Bueno detona espera da CBF por Ancelotti e cita humilhação
Palmeiras
Apesar de não ter a liderança, estando a dois pontos do Botafogo, o time de Abel Ferreira é o único invicto da primeira, com seis vitórias e quatro empates, mantendo a competitividade e a proximidade à ponta. O atual campeão brasileiro terá confronto direto contra o Glorioso no tira-teima da ponta no próximo domingo (25/6), em São Paulo, sem antes visitar o Bahia, nesta quarta-feira (21/6).
Ceilândia
O Gato Preto retomou a ponta do Grupo A5 da Série D tirando a invencibilidade do Anápolis fora de casa, ao vencer pelo placar mínimo no último domingo (18/6). A equipe da capital federal chega a 17 pontos, com a curiosidade de ter mais empates (cinco) do que vitórias (4). Na próxima rodada, os alvinegros têm compromisso frente ao Brasiliense, sábado (24/6), em casa, no Abadião.
Ferroviário
O Tubarão está disparado como melhor campanha da quarta divisão. Ao todo, venceu oito confrontos e teve os 100% de aproveitamento derrubados no empate frente ao Maranhão, fora de casa, na sétima rodada. Na próxima partida, o time de Fortaleza tem o duelo cearense contra o Atlético: a vantagem na ponta do Grupo A2 é de 12 pontos ou quatro partidas e mais um triunfo pode dar ao time o primeiro carimbo de classificado às fases eliminatórias.
Patrocinense
Em retrospecto de mesma forma do Ceilândia, a Águia também lidera seu grupo, o A7, com recuperação após triunfo maiúsculo no último sábado (17/6), diante da Ferroviária, por 1 x 0. Na partição embolada, os mineiros têm batalha contra o vice-líder Crac, em Catalão, no próximo (24/6).
Retrô
Vice-campeão pernambucano, o último clube da lista mantém diferença de cinco pontos na dianteira do Grupo A4. A Fênix perdia a invencibilidade no último domingo (18/6), mas ressurgiu no gol do veterano Fernandinho para empatar com o Sergipe em 1 x 1. A representação de Recife entra em campo na próxima semana, ao visitar o Jacuipense.
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.