CAPOEIRA

Torneio de capoeira no Rio terá atleta do DF e prêmio de R$ 50 mil

Nova edição do Volta do Mundo — Bambas será disputada em 22 de julho no Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro. O brasiliense Erick Maia é uma das principais atrações

Victor Parrini
postado em 19/06/2023 11:51 / atualizado em 19/06/2023 11:57
 (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Um dos principais cartões-postais do mundo será dominado pela ginga da capoeira com mais uma edição do Volta do Mundo — Bambas. A disputa do torneio considerado um dos principais da modalidade acontece em 22 de julho, às 18h, no Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro.

Batizado de VMB50K, a nova versão do Volta do Mundo promete, além da visibilidade, uma premiação inédita na capoeira de R$ 50 mil. Tudo isso para brindar a técnica e comprometimento dos principais nomes da modalidade. Os cinturões masculino e feminino também estarão em jogo, além lutas casados, desafio internacional e embate entre atletas PCD.

Para o diretor-técnico do Volta do Mundo — Bambas, ter o Pão de Açúcar como palco da nova edição é a realização de um sonho. "Esse feito possibilitará a expansão da capoeira para espaços igualmente emblemáticos e proporcionará aos capoeiristas de todo o mundo uma experiência singular e memorável", ressalta.

Diretor-executivo do VMB, Saverio Scarpati comenta que esse é um passo importante para o crescimento. “O objetivo sempre foi levar a capoeira para a prateleira mais alta no cenário das lutas de alta performance, reforçando no capoeirista em geral o prazer de praticar um esporte. O MMA e o jiu-jitsu já viveram essa escalada. É a vez da capoeira”, afirma.

DF em foco

Um dos principais nomes do cenário da capoeira, o brasiliense Erick Maia é um dos destaques da próxima edição do Volta do Mundo — Bambas. Atual dono do cinturão e vencedor do GP de 2022, o atleta de 25 anos enfrentará o Arthur Fiu na disputa pela nova conquista. No feminino, a decisão será entre Kitana e Bailarina. Elas competirão pelo título interino, devido à lesão no joelho da atual campeã mundial, Navalha.

"Eu almejava muito que tivesse uma competição muito grande na capoeira, que oferecesse oportunidade aos atletas. Nunca imaginei que poderia me tornar uma referência, parecia um sonho muito distante. Eu conhecia vários dos atletas participantes, admirava todos. Fui agraciado de ser o campeão da primeira edição. Fico grato demais por isso", disse Maia ao Correio.

Combates

Cinturão masculino
Erick Maia x Arthur Fiu

Cinturão interino feminino
Kitana x Bailarina

Categoria PCD
Cacique x Ivan
Neco x Patoca

Categoria Master
Mestre Calango x Mestre Topeira

Desafio Internacional
Magrela (Espanha) x Moica (Chile)

Categoria Ranqueados
Bem-te-vi x Miller

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação