O primeiro campeão europeu no ciclo pós-Copa do Mundo será definido neste domingo (18/6), a partir das 15h45, no Estádio De Kuip, em Roterdã, nos Países Baixos. Espanha e Croácia entram em campo pela final da Liga das Nações da Uefa, após se classificarem frente a Itália e Holanda, respectivamente.
Para a seleção espanhola, a partida representa a volta às finais pela primeira vez desde o título europeu de 2012. Desde então, os mata-matas decepcionaram, com uma queda na fase de grupos e outras duas nas oitavas de final dos Mundiais, além de uma ida às oitavas e outra às semifinais da copa continental.
Esta última chegada ocorreu graças à renovação de geração na Fúria, com a introdução de nomes como Gavi, Ansu Fati e Rodri. Na última quinta-feira (15/6), eles tiveram a oportunidade de se vingar da eliminação na mesma etapa, contra a Itália, vencendo por 2 x 1, em Enschede, para alcançar a decisão.
- Luiz Felipe Scolari é o novo técnico do Atlético-MG
- Da reinvenção à convocação: a trajetória de Joelinton até a Seleção
- Ex-Palmeiras se lesiona em jogo de R$ 50 mil e pode ter contrato rescindido
Do outro lado, o time xadrez vive a ansiedade pela primeira taça histórica na segunda aparição em finais, depois da Copa do Mundo de 2018. Como bônus à estatística, nos tempos de Iugoslávia — junto a Sérvia, Montenegro, Kosovo, Bósnia, Macedônia e Eslovênia — outras duas finais foram alcançadas, nos vices da Eurocopa em 1960 e 1968.
A chegada dos croatas a mais uma decisão teve o uso de uma fórmula clássica, iniciada no Mundial da Rússia. Desde então, o time avançou em todas as seis prorrogações disputadas, incluindo o Brasil como vítima, nas quartas da Copa no Catar. Frente à Holanda, como visitante, o tempo extra foi forçado pelo time da casa, com gol nos acréscimos, antes da vitória eslava entre os 90 e os 120 minutos.
Para levar a melhor, os comandados do técnico Zlatko Dalic devem superar a vontade dos hispânicos de levar a melhor, uma vez que são os atuais vice-campeões, perdendo em 2020/2021 para os franceses. Na edição de estreia, Portugal foi campeão em casa, batendo os holandeses. A partida conta com transmissão da ESPN, do Star+ e do SporTV.
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.