A Seleção Brasileira feminina de vôlei deu início à segunda etapa da Liga das Nações diante da Coreia do Sul com vitória na noite desta quarta-feira (14/6). A fase está sendo disputada em Brasília até domingo (18/6) e conta com o apoio da torcida brasileira. A equipe comandada por José Roberto Guimarães levou a melhor contra as asiáticas e venceu na estreia por 3 sets a 0 (31/29, 25/16 e 25/16).
Ao fim da partida, o técnico Zé Roberto destacou o primeiro set ruim. "Muitas possibilidades no início do jogo onde tivemos os contra-ataques para poder executar o ponto. No erro, você acaba colocando o adversário no jogo e ele começa a acreditar que dá. O primeiro set para a gente foi ruim, jogamos mal, cometemos muitos erros no começo e o time começa a ficar um pouco inseguro até as coisas se ajustarem", analisou o dono da prancheta.
José Roberto também avaliou a necessidade de melhorias no ataque contra-ataque da equipe. “No segundo set, as coisas se acomodaram e o passe foi bom. Do início ao fim a gente manteve e tivemos alguns erros ajustáveis. Agora o ataque e contra-ataques, a gente precisa melhorar bastante”, pontuou. “Foi uma vitória importante, mas o primeiro set nosso foi horrível”, concluiu.
Em um primeiro set muito acirrado, a Seleção brasileira precisou suar a camisa para ganhar das sul-coreanas. As asiáticas abriram o placar do jogo, mas com alguns erros das oponentes e o forte ataque verde-amarelo, o Brasil tomou a frente do placar no confronto. No fim da parcial, as coreanas empataram por 20 a 20, o que levou Zé Roberto a pedir tempo. Ao voltar, as atletas brasileiras disputaram ponto a ponto e fecharam o set em 31 a 29.
Embaladas pela parcial disputada, a equipe de Zé Roberto começou o segundo set abrindo vantagem no placar e não deu brecha para as asiáticas. Com o marcador em 18 a 11 para o Brasil, a sul-coreanas tentaram uma reação. No entanto, com o encaixe do bloqueio brasileiro e os seguidos acertos do ataque, não houve chances para que a Seleção asiática revertesse o placar. A Seleção verde-amarela fechou a parcial com 25 a 16.
Na última parcial do jogo, as brasileiras saíram na frente, mas logo as sul-coreanas entraram na disputa. A seleção comandada por Zé Roberto não deixou as adversárias abrirem vantagem. Após a equipe verde-amarela empatar a parcial em 11 a 11, o técnico da equipe asiática fez o pedido de tempo, mas não foi suficiente para esfriar o ataque e bloqueio brasileiro que tomou a dianteira no marcador. A Seleção brasileira, com o apoio da torcida, levou o terceiro set por 25 a 16.
Para os jogos da Liga das Nações, o técnico José Roberto Guimarães conta com as levantadoras Macris e Roberta; as opostas Lorenne, Kisy e Rosamaria; as ponteiras Julia Bergmann, Maiara Basso e Pri Daroit; as centrais Carol, Diana, Lorena e Thaisa; e as líberos Natinha e Nyeme. As ponteiras Ana Cristina e Gabi estão fora da etapa de Brasília, ambas por problemas no joelho.
Liga das Nações
Além da seleção asiática, o Brasil enfrentará a Sérvia, a Alemanha e os Estados Unidos pela segunda etapa. O torneio é parte importante para a classificação e a preparação para os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. Ao deixar Brasília, a seleção segue para a terceira etapa da Liga das Nações, que ocorre em Bangkok, na Tailândia. Após cada seleção ter disputado as 12 rodadas, as oito melhores se classificam para as finais, disputada em Arlington, nos Estados Unidos.
Na primeira etapa, que ocorreu em Nagoia, no Japão, a equipe verde-amarela conquistou três vitórias em quatro jogos — sobre Holanda, República Dominicana e Croácia. A única derrota até o momento foi na estreia diante da China.
Paixão por vôlei
A assistente jurídica Caroline Salustiano, 38 anos, não mediu esforços para acompanhar a trupe verde-amarela na etapa de Brasília, da Liga das Nações. Moradora de Sorocaba (SP), ela garantiu o passaporte para torcer todos os dias. “Eu gosto bastante de vôlei, mas não sei jogar. Então, torcer então virou uma paixão”, conta a paulista.
Caroline comenta que desde as Olimpíadas do Rio, em 2016, tenta acompanhar os jogos de vôlei diretamente da arquibancada. Inclusive, esteve na etapa da liga no ano passado, na capital federal. “Para essa estreia contra as coreanas, eu espero uma vitória sem muitas dificuldades”, disse antes do início da partida.
Confira as próximas partidas do Brasil
15/6 - Brasil x Sérvia, às 21h
17/6 – Brasil x Alemanha, às 14h
18/6 – Brasil x Estados Unidos, às 10h
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.