Hipismo

Hipismo: Copa JK começa nesta quinta-feira (15), em Brasília

Um dos principais torneios do calendário anual de hipismo trará chances de classificação ao Pan-Americano e Olimpíadas; "Estrutura de primeira mundo", relata Luiz Felipe Pimenta, cavaleiro brasiliense

Gabriel Botelho*
postado em 14/06/2023 19:07
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

Começará, em Brasília, a XVII Copa JK de Hipismo, um dos principais torneios do calendário de hipismo do ano. Os amantes do esporte poderão acompanhar o evento a partir desta quarta-feira (15), que se estenderá até o próximo domingo (18).

A Copa JK de 2023, sediada na Sociedade Hípica de Brasília, apresentará expressiva repercussão por conta das importantes provas que serão realizadas durante o período estabelecido. Entre elas, estarão as disputas seletivas para os Jogos Pan-Americanos deste ano, em Santiago, no Chile, e para os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. A premiação será de R$ 366 mil reais.

O evento, no entanto, não contará apenas com as competições em si. Portador de duração de quatro dias, a Sociedade Hípica de Brasília se tornará no palco de algumas outras atividades. Por lá, acontecerão festas diversas, espaço gastronômico amplo localizado em uma praça de alimentação própria e ainda uma série de shows.

Apesar disso, o espetáculo maior se colocará sob as rédeas, com alguns dos principais cavaleiros do país em disputa. De acordo com Luiz Felipe Pimenta, um dos cavaleiros brasilienses que marcarão presença na Copa JK, a estrutura preparada para a competição é de primeiríssimo mundo, principalmente após ter passado por reformas.

“Acho importante frisar isso (qualidade da estrutura). Todas as pistas foram reformadas, inclusive os picadeiros. A estrutura está, de fato, num nível internacional para poder receber cavaleiros de todo o Brasil num torneio super tradicional”.

Além disso, ele salienta que o altíssimo nível técnico apresentado pelo evento é justamente um dos fatores dignos de maior orgulho da cidade de Brasília na recepção do evento. Outro fator contribuinte à imagem da cidade diante da Copa será, também, a realização de uma das etapas do Circuito Senior Top, uma das principais provas do país.

“A minha expectativa é muito boa, pois estou com bons cavalos nas séries principais. Brasília, também, está muito bem representada, pois tem cavaleiros ótimos. Além de mim, participarão o Stephan (Barcha), que é cavaleiro olímpico, e a Luciana Lossio, que vai estar na prova mais forte. São grandes cavaleiros e que vão vir com muitas chances de despontar durante o JK”.

Além deles, também estarão presentes o atual campeão sul-americano, José Roberto Filho, bicampeão dos GPs Agromen e Festival BH e o já citado Stephan Barcha, carioca radicado em Brasília, presente nos Jogos Olímpicos de 2016 e 2020.

Nesta edição da Copa JK, acontecerão: a 4ª etapa do Circuito Senior Top, que dará vaga no Sul-Americano; A 4ª etapa da Seletiva da Juventude; a 5ª etapa do Nacional Ranking CBH, ABCCG e Agromen, CN 06, 07 e 08 anos; a 5ª Etapa da Copa BH de Cavalos Novos, Regional Centro-Oeste; a 5ª etapa do Ranking FHBR; e a 4ª etapa Ranking das Escolas FHBR. As provas serão realizadas tanto na grama, quanto na areia. A entrada será gratuita.

Serviço:
CNS – XVII Copa JK de Hipismo na temporada 2023
Local: Sociedade Hípica de Brasília – SHIP, Área Especial Conjunto 08, Nº S/N, Asa Sul
Data: 15 a 18 de junho, das 8h às 18h

Mais informações: @fhbr_hipismo e pelo site www.fhbr.com.br

*Estagiário sob a supervisão de Danilo Queiroz

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação