Brasileirão

Brasileiro Feminino tem quartas de final definidas; Real permanece

Em duelo tenso, equipe da capital federal perde no Defelê, mas resultados da rodada garantem a manutenção da categoria. Chaves das quartas de final são definidas: confira os cruzamentos

Paulo Martins*
postado em 12/06/2023 16:57
 (crédito: Julio César Silva/Real Brasília)
(crédito: Julio César Silva/Real Brasília)

O Campeonato Brasileiro Feminino teve um desfecho eletrizante da primeira fase nesta segunda-feira (12/6). Com todos os jogos simultâneos, toda a situação do chaveamento para as quartas de final e do rebaixamento para a Série A2, da qual o Real Brasília se livrou, mesmo após perder frente ao Cruzeiro, por 1 x 0, no Estádio Ciro Machado do Espírito Santo, o Defelê, na Vila Planalto.

Pressionado pelo resultado e pela necessidade da classificação, o clube mineiro pressionou mais nos primeiros instantes, chegando a colocar uma bola na trave, em cobrança de falta de Bianca Brasil, aos 16 minutos. Aos 23, Carol Baiana testou na grande área e exigiu uma boa defesa da goleira Dida. No lance seguinte, Nenê teve contra-ataque para a equipe local, mas não aproveitou na finalização.

As notícias vindas dos outros compromissos da rodada favoreciam a permanência das Leoas: o Atlético-MG seguia a empatar sem gols contra o Ceará, como visitante, e o Bahia caía em Salvador para o Corinthians, por 3 x 1, na primeira meia hora da rodada. A Raposa tinha situação aliviada pelo gol do São Paulo diante do Grêmio, em Porto Alegre, que mantinha o time entre os oito classificados.

O empate seguia conveniente pela circunstância de momento, ainda com o empate do Avaí/Kindermann sem gols contra a Ferroviária. Com 37 minutos, Gaby Soares sofreu pênalti e Maiara Santos foi a encarregada da cobrança, rechaçada pela goleira Kemelli. Quatro minutos depois, em um bate-rebate na área, Mariana Pires abriu o placar para o Cruzeiro. O jogo, nervoso para ambos lados, causou o cartão amarelo para a técnica Camilla Orlando, que via cair a invencibilidade jogando em casa.

Para o segundo tempo, o time brasiliense tratou de reagir e nos primeiros instantes colocou uma bola no travessão, em disparo de Gaby Soares, com toque de Kemelli. Apesar de manter a pressão, as candangas não conseguiam concretizar chances de gol, e as visitantes se mantinham com a oitava posição, tendo como rival o Corinthians, que concretizou uma goleada por 5 x 1 contra o Bahia, ajudando as candangas a se manter na primeira divisão.

Além disso, a derrota das gremistas por 3 x 0 contra o São Paulo e a queda do Avaí/Kindermann para a Ferroviária, pelo mesmo placar, garantia, por si só, as mineiras nas quartas. Em jogo, estava a manutenção da invencibilidade do Real atuando em Brasília, com o empate chegando em meia hora, pelo pé direito de Ju Oliveira, dentro da área. Nos restante da partida, as mandantes seguiram melhores no jogo, mas obtiveram o resultado necessário e suficiente para seguir na Série A1 do nacional, em uma campanha de 17 pontos, no 11º lugar.

Nos demais cantos do Brasil…

No confronto direto pelas primeiras posições, o Flamengo bateu o Internacional no Rio de Janeiro por 2 x 1, com ambos fora do grupo dos quatro primeiros, com prioridade para mandar os jogos de volta em casa, no mata-mata. O Palmeiras foi a Curitiba para lutar pelo primeiro lugar geral, mas viu as rivais corintianas triunfarem em seu jogo, além de ganhar por 2 x 1 contra o já rebaixado Athletico-PR. O resultado foi o mesmo do Atlético-MG, eliminado, mas na elite, contra o descendido Ceará.

A rodada apenas não teve a realização de todos os oito jogos pela ausência do Real Ariquemes para a partida frente ao Santos, em Rondônia, resultando em W.O. a favor do Peixe, 4º colocado, com pontos conquistados diante da equipe nortista, já rebaixada, em ato de protesto contra os salários atrasados. Confira, a seguir, os duelos das quartas de final do Brasileirão Feminino:

Corinthians x Cruzeiro
Palmeiras x São Paulo
Ferroviária x Internacional
Santos x Flamengo

(Equipes à esquerda das chaves definem os jogos de volta como mandante)

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação