1º Botafogo
Consolidado como líder isolado, o Glorioso ganha tempo para melhorar o time pensando no confronto direto de 25 de junho contra o vice Palmeiras, no Allianz Parque, pela 12ª rodada. Antes, o técnico português Luis Castro terá oportunidade de fazer o último teste contra o Cuiabá, na Arena Pantanal, no Mato Grosso.
Próximo jogo: Cuiabá (22/6), fora
2º Palmeiras
Tempo de sobra para repousar o elenco e aprimorar um time com apenas três derrotas no ano. Único invicto no Brasileirão. O departamento médico segue trabalhando para recuperar o lateral-direito Marcos Rocha, o zagueiro Murilo e o atacante Giovani, todos contundidos.
Próximo jogo: Bahia (21/6), fora
3º Flamengo
Jorge Sampaoli finalmente terá 10 dias consecutivos de trabalho para adaptar o Flamengo aos conceitos dele. Pausa importante para o aprimoramento do principal problema rubro-negro na temporada: o desequilíbrio no condicionamento físico do elenco.
Próximo jogo: Red Bull Bragantino (22/6), fora
4º Atlético-MG
O tumultuado fim da Era Coudet deixa a diretoria à caça de um novo técnico. O substituto terá justamente a pausa da Data Fifa como período para conhecer o elenco e deixá-lo pronto. O intervalo deve deixar o recém-recuperado Guilherme Arana na ponta dos cascos para o reto do ano.
Próximo jogo: Fluminense (21/6), fora
5º Fluminense
Um dos diagnósticos da queda de rendimento do time tricolor é a ausência de três peças: Marcelo, Alexsander e Keno formam simplesmente o lado esquerdo, um dos pontos fortes do time de Fernando Diniz. Portanto, há um tempo relevante para aprimorá-los.
Próximo jogo: Atlético-MG (21/6), casa
6º Grêmio
Renato Gaúcho tem muita gente no departamento médico: o lateral Fábio, o meia Pepê, o zagueiro Pedro Geromel e os atacantes Diego Souza e Ferreirinha. O tricolor gaúcho ganha tempo para arredondar o sistema tático utilizado mais vezes nas últimas exibições:3-4-2-1.
Próximo jogo: América-MG (22/6), casa
7º Athletico-PR
O foco nos próximos dias é o resgate de dois jogadores fundamentais no sistema de jogo do técnico Paulo Turra. O titular Fernandinho se recupera de lesão. O centroavante Pablo também está contundido e faz muita falta como opção para o setor ofensivo.
Próximo jogo: São Paulo (21/6), fora
8º São Paulo
O departamento médico é um dos mais frequentados do país. Dorival Júnior tem menos de dois meses no cargo. Precisava desse intervalo para aprimorar o padrão tático e ensaiar variações rumo ao segundo semestre. A torcida aguarda pela estreia do controverso Alexandre Pato.
Próximo jogo: Athletico-PR (21/6), casa
9º Cruzeiro
Depois de dar um pulo no G-4 e empolgar a torcida, o time comandado por Pepa passou a oscilar demais na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro. Acumula seis partidas consecutivas sem vencer. Ramiro, Gasolina e Rafael Bilu se recuperam de contusão.
Próximo jogo: Fortaleza (21/6), casa
10º Internacional
Mano Menezes precisa ter de volta urgentemente três jogadores machucados: De Pena, Maurício e Johnny são peças fundamentais para a evolução do atual vice-campeão brasileiro na classificação. Mano Menezes resiste no cargo, porém precisa empilhar bons resultados.
Próximo jogo: Coritiba (22/6), fora
11º Fortaleza
O time de Juan Pablo Vojvoda é um dos mais cansados da Série A. O descanso chega na hora certa. Entregues ao departamento médico, Fernando Miguel e Pedro Rocha correm contra o relógio para reforçar o elenco o mais rapidamente possível.
Próximo jogo: Cruzeiro (21/6), fora
12º Red Bull Bragantino
Concorre pau a paul com o São Paulo em quantidade de jogadores parados no departamento médico: Bruninho, Natan, Léo Ortiz, Raul, Lucas Cunha e Luan Cândido. O trabalho de Pedro Caixinha é muito questionado. O time trafega no meio da tabela.
Próximo jogo: Flamengo (22/6), casa
13º Santos
Odair Hellman é um herói da resistência. Chega ao intervalo para a Data Fifa com oito jogos sem vencer. O diretor executivo Paulo Roberto Falcão o segura no cargo com mão forte. A torcida anseia pelas recuperações de Deivid Washington e de Felipe Jonatan.
Próximo jogo: Corinthians (21/6), casa
14º Cuiabá
Depois de ceder o empate ao Corinthians no sábado, o Cuiabá acumula quatro partidas consecutivas sem perder. O técnico português António Oliveira poderá aproveitar o tempo de sobra para adaptar o time às ideias dele. O lusitano assumiu o time em 16 de maio.
Próximo jogo: Botafogo (22/6), casa
15º Bahia
O tricolor virou SAF, sente a pressão de integrar a família City e apresentar resultados imediatos. A missão é permanecer na Série A. São oito jogos sem vitória. A pausa interessa para recuperar jogadores machucados: Biel, Matheus Bahia, Victor Jacaré e Marcos Victor.
Próximo jogo: Palmeiras (21/6), casa
16º Corinthians
Vanderlei Luxemburgo classificou o time para as quartas da Copa do Brasil, no entanto deu adeus à Libertadores e não engrena no Brasileirão. Os 10 dias pela frente serão importantes para ele achar a formação ideal sem Renato Agusto. O meia está novamente no estaleiro.
Próximo jogo: Santos (21/6), fora
17º Goiás
A diretoria demitiu Guto Ferreira, o time viveu bons momentos sob a batuta de Emerson Ávila, inclusive com a conquista da Copa Verde, mas optou por contratar o técnico português Armando Evangelista. Ele assumiu no último dia 9 e terá uma intertemporada.
Próximo jogo: Vasco (22/6), fora
18º América-MG
O Coelho necessita de um divã capaz de explicar a bipolaridade do time. A equipe do técnico Vágner Mancini avançou às quartas de final da Copa do Brasil ao eliminar o Internacional, porém não larga a zona do rebaixamento na Série A. Tempo para curar Benítez.
Próximo jogo: Grêmio (22/6), fora
19º Vasco
É grave a crise, em São Januário. A parada da Data Fifa começará mais uma vez com forte pressão da torcida pela demissão do técnico Mauricio Barbieri. A 777 Partners segue dando crédito ao técnico depois das derrotar para Flamengo e Inter. O time só tem uma vitória.
Próximo jogo: Goiás (22/6), casa
20º Coritiba
Tempo para discutir a relação com o técnico Antonio Carlos Zago. Tanto o Coxa como o ex-zagueiro ainda não venceram neste Campeonato Brasileiro. O time terá de volta Kuscevic e Bruno Viana na próxima rodada. Todos estavam suspensos pelo terceiro cartão amarelo.
Próximo jogo: Internacional (22/6), casa
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.