Futebol

O Brasileirão parou: o que seu time precisa para melhorar na Data Fifa

Velha reivindicação dos clubes, intervalo de até 12 dias para amistosos da Seleção oferece chance rara de arrumar a casa. Líder, Botafogo vê Palmeiras e Flamengo na cola e Atlético trocar de técnico

Marcos Paulo Lima
postado em 12/06/2023 08:30 / atualizado em 12/06/2023 08:31
O Palmeiras, de Gabriel Menino, terá tempo de sobra para meditar sobre o que precisa melhorar na templorada -  (crédito:  CESAR GRECO)
O Palmeiras, de Gabriel Menino, terá tempo de sobra para meditar sobre o que precisa melhorar na templorada - (crédito: CESAR GRECO)

Começa hoje um freio de arrumação raríssimo na era dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro. Depois do encerramento da décima rodada, ontem, com a manutenção do Botafogo no topo, o Palmeiras a dois pontos do líder e as presenças do Flamengo e de um Atlético-MG sem técnico após a saída de Eduardo Coudet no pelotão de elite, os 20 times da Série A terão intervalo de até 12 dias para colocar a casa em ordem antes da retomada da maratona nos próximos dias 21 e 22.

A amaldiçoada Data-Fifa virou bênção. Criticado por fazer um rapa nos elencos enquanto a CBF insistia em não paralisar a Série A, o calendário de amistosos da entidade máxima do futebol mundial é aliado para elencos esgotados pela sequência insana de resultados, planteis curtos ou o acúmulo de competições. América-MG, Athletico-PR, Corinthians, Flamengo, São Paulo e Palmeiras são os seis clubes remanescentes em três competições: Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores ou Sul-Americana.

O intervalo é relevante para o Botafogo. No sábado à noite, o time alvinegro derrotou o Fortaleza por 2 x 0, gols de Tiquinho Soares. Logo, impediu o concorrente Palmeiras de ultrapassá-lo. Único invicto na primeira divisão, o Alviverde se impôs dentro do Morumbi. Venceu venceu o São Paulo por 2 x 0. Gabriel Menino e o brasiliense Endrick deixaram um gostinho de "decisão" agendado para daqui a duas rodadas. O Botafogo irá ao Allianz Parque na 12ª volta da corrida pelo troféu. Antes, terá mais de uma semana de ensaio para encarar o Cuiabá, na Arena Pantanal. Atual campeão, o Palmeiras voltará a campo contra o Bahia, na Arena Fonte Nova.

Em ascensão, o Flamengo aguarda com interesse o desfecho do confronto direto entre Palmeiras e Botafogo. Ontem, a trupe rubro-negra superou o Grêmio por 3 x 0, no Maracanã, e continua escalando a classificação. Saltou da zona do rebaixamento para o terceiro lugar. A distância da liderança encurtou para cinco pontos por causa dos gols de Everton Cebolinha, Pedro e do emocionado Bruno Henrique. Foi o primeiro gol dele em 428 dias desde a cirurgia no joelho direito. "É um misto de emoção. Só Deus sabe o que eu passei. Voltei e ainda não estava no meu melhor momento. Mas depois da segunda vez que eu fiquei fora, cada dia mais jogando para pegar ritmo. Continuei trabalhando que as oportunidades iriam aparecer. Aprendi a não desistir nunca. Eu vim lá de baixo. Não vai ser agora nesse momento de felicidade que vou lá para baixo de novo. Agradecer à nação por essa linda festa", emocionou-se Bruno Henrique. O time de Jorge Sampaoli chega a 10 jogos de invencibilidade.

A pausa reserva estresse para alguns times. O Atlético-MG anunciou a saída do técnico Eduardo Coudet. O Fluminense insiste em oscilar. Vencia o Goiás, mas cedeu o empate por 2 x 2, em Goiânia. Jogou fora a chance de acessar o G-4. Derrotado pelo Internacional por 2 x 1, em Porto Alegre, o Vasco discute a relação com Mauricio Barbieri. O time cruz-maltino sai para a Data-Fifa com apenas uma vitória no retorno à Série A e muita crise.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

O que seu time precisa fazer durante a Data Fifa para voltar melhor

1º Botafogo
Consolidado como líder isolado, o Glorioso ganha tempo para melhorar o time pensando no confronto direto de 25 de junho contra o vice Palmeiras, no Allianz Parque, pela 12ª rodada. Antes, o técnico português Luis Castro terá oportunidade de fazer o último teste contra o Cuiabá, na Arena Pantanal, no Mato Grosso.
Próximo jogo: Cuiabá (22/6), fora


2º Palmeiras
Tempo de sobra para repousar o elenco e aprimorar um time com apenas três derrotas no ano. Único invicto no Brasileirão. O departamento médico segue trabalhando para recuperar o lateral-direito Marcos Rocha, o zagueiro Murilo e o atacante Giovani, todos contundidos.
Próximo jogo: Bahia (21/6), fora


3º Flamengo
Jorge Sampaoli finalmente terá 10 dias consecutivos de trabalho para adaptar o Flamengo aos conceitos dele. Pausa importante para o aprimoramento do principal problema rubro-negro na temporada: o desequilíbrio no condicionamento físico do elenco.
Próximo jogo: Red Bull Bragantino (22/6), fora


4º Atlético-MG
O tumultuado fim da Era Coudet deixa a diretoria à caça de um novo técnico. O substituto terá justamente a pausa da Data Fifa como período para conhecer o elenco e deixá-lo pronto. O intervalo deve deixar o recém-recuperado Guilherme Arana na ponta dos cascos para o reto do ano.
Próximo jogo: Fluminense (21/6), fora


5º Fluminense
Um dos diagnósticos da queda de rendimento do time tricolor é a ausência de três peças: Marcelo, Alexsander e Keno formam simplesmente o lado esquerdo, um dos pontos fortes do time de Fernando Diniz. Portanto, há um tempo relevante para aprimorá-los.
Próximo jogo: Atlético-MG (21/6), casa


6º Grêmio
Renato Gaúcho tem muita gente no departamento médico: o lateral Fábio, o meia Pepê, o zagueiro Pedro Geromel e os atacantes Diego Souza e Ferreirinha. O tricolor gaúcho ganha tempo para arredondar o sistema tático utilizado mais vezes nas últimas exibições:3-4-2-1.
Próximo jogo: América-MG (22/6), casa


7º Athletico-PR
O foco nos próximos dias é o resgate de dois jogadores fundamentais no sistema de jogo do técnico Paulo Turra. O titular Fernandinho se recupera de lesão. O centroavante Pablo também está contundido e faz muita falta como opção para o setor ofensivo.
Próximo jogo: São Paulo (21/6), fora


8º São Paulo
O departamento médico é um dos mais frequentados do país. Dorival Júnior tem menos de dois meses no cargo. Precisava desse intervalo para aprimorar o padrão tático e ensaiar variações rumo ao segundo semestre. A torcida aguarda pela estreia do controverso Alexandre Pato.
Próximo jogo: Athletico-PR (21/6), casa


9º Cruzeiro
Depois de dar um pulo no G-4 e empolgar a torcida, o time comandado por Pepa passou a oscilar demais na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro. Acumula seis partidas consecutivas sem vencer. Ramiro, Gasolina e Rafael Bilu se recuperam de contusão.
Próximo jogo: Fortaleza (21/6), casa


10º Internacional
Mano Menezes precisa ter de volta urgentemente três jogadores machucados: De Pena, Maurício e Johnny são peças fundamentais para a evolução do atual vice-campeão brasileiro na classificação. Mano Menezes resiste no cargo, porém precisa empilhar bons resultados.
Próximo jogo: Coritiba (22/6), fora


11º Fortaleza
O time de Juan Pablo Vojvoda é um dos mais cansados da Série A. O descanso chega na hora certa. Entregues ao departamento médico, Fernando Miguel e Pedro Rocha correm contra o relógio para reforçar o elenco o mais rapidamente possível.
Próximo jogo: Cruzeiro (21/6), fora


12º Red Bull Bragantino
Concorre pau a paul com o São Paulo em quantidade de jogadores parados no departamento médico: Bruninho, Natan, Léo Ortiz, Raul, Lucas Cunha e Luan Cândido. O trabalho de Pedro Caixinha é muito questionado. O time trafega no meio da tabela.
Próximo jogo: Flamengo (22/6), casa


13º Santos
Odair Hellman é um herói da resistência. Chega ao intervalo para a Data Fifa com oito jogos sem vencer. O diretor executivo Paulo Roberto Falcão o segura no cargo com mão forte. A torcida anseia pelas recuperações de Deivid Washington e de Felipe Jonatan.
Próximo jogo: Corinthians (21/6), casa


14º Cuiabá
Depois de ceder o empate ao Corinthians no sábado, o Cuiabá acumula quatro partidas consecutivas sem perder. O técnico português António Oliveira poderá aproveitar o tempo de sobra para adaptar o time às ideias dele. O lusitano assumiu o time em 16 de maio.
Próximo jogo: Botafogo (22/6), casa


15º Bahia
O tricolor virou SAF, sente a pressão de integrar a família City e apresentar resultados imediatos. A missão é permanecer na Série A. São oito jogos sem vitória. A pausa interessa para recuperar jogadores machucados: Biel, Matheus Bahia, Victor Jacaré e Marcos Victor.
Próximo jogo: Palmeiras (21/6), casa


16º Corinthians
Vanderlei Luxemburgo classificou o time para as quartas da Copa do Brasil, no entanto deu adeus à Libertadores e não engrena no Brasileirão. Os 10 dias pela frente serão importantes para ele achar a formação ideal sem Renato Agusto. O meia está novamente no estaleiro.
Próximo jogo: Santos (21/6), fora


17º Goiás
A diretoria demitiu Guto Ferreira, o time viveu bons momentos sob a batuta de Emerson Ávila, inclusive com a conquista da Copa Verde, mas optou por contratar o técnico português Armando Evangelista. Ele assumiu no último dia 9 e terá uma intertemporada.
Próximo jogo: Vasco (22/6), fora


18º América-MG
O Coelho necessita de um divã capaz de explicar a bipolaridade do time. A equipe do técnico Vágner Mancini avançou às quartas de final da Copa do Brasil ao eliminar o Internacional, porém não larga a zona do rebaixamento na Série A. Tempo para curar Benítez.
Próximo jogo: Grêmio (22/6), fora


19º Vasco
É grave a crise, em São Januário. A parada da Data Fifa começará mais uma vez com forte pressão da torcida pela demissão do técnico Mauricio Barbieri. A 777 Partners segue dando crédito ao técnico depois das derrotar para Flamengo e Inter. O time só tem uma vitória.
Próximo jogo: Goiás (22/6), casa


20º Coritiba
Tempo para discutir a relação com o técnico Antonio Carlos Zago. Tanto o Coxa como o ex-zagueiro ainda não venceram neste Campeonato Brasileiro. O time terá de volta Kuscevic e Bruno Viana na próxima rodada. Todos estavam suspensos pelo terceiro cartão amarelo.
Próximo jogo: Internacional (22/6), casa

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação