Alegria para alguns, indefinição e tristeza para outros. Esse foi o enredo da penúltima rodada da Libertadores para os quatro brasileiros que entraram em campo ontem. O Palmeiras se juntou ao Athletico-PR no grupo dos classificados com uma jornada de antecedência. Internacional e Fluminense deixaram tudo para a última hora, enquanto o Corinthians é o primeiro do país eliminado do torneio continental.
Ontem, a trupe alvinegra precisava vencer o Independiente del Valle para chegar no último ato da fase de grupos em situação confortável. Porém, foi dominado e derrotado, por 3 x 0, pelo atual campeão da Copa Sul-Americana.
É a primeira vez em 46 anos que o Corinthians cai na fase de grupos da Libertadores. A última havia sido em 1977, com personagens como Basílio, Zé Maria e Wladimir. O adeus também evidencia o "enigma de Luxa". O maior vencedor do Brasileirão, com cinco títulos, jamais venceu o torneio. Foi a 10ª tentativa e a segunda eliminação nesta fase.
Nada a ver com a situação do arquirrival, o Palmeiras ganhou do Barcelona de Guayaquil no Allianz Parque, de virada, por 4 x 2, e confirmou os prognósticos com a presença garantida no round entre os 16 melhores do continente. O Fluminense também precisava de um ponto, mas perdeu, por 2 x 0, para o River Plate, no Monumental de Nuñez, e adiou a classificação. Antes de a bola rolar, argentinos fizeram gestos racistas em direção aos torcedores do tricolor.
O Internacional esteve perto da vaga ao largar na frente contra o Nacional-URU com gol de Alan Patrick. Nos minutos finais, porém, cedeu o empate e decidirá a sequência no próximo dia 28, contra o Independiente Medellín, no Beira-Rio. Antes do duelo em Montevidéu, ônibus dos torcedores colorados foram apedrejados.
Fla x Racing
Somente a vitória interessa ao Flamengo para chegar na última rodada dependendo das próprias forças para avançar e fechar a fase na liderança. Nesta quinta-feira (7/6), às 21h, o atual campeão recebe o invicto Racing, no Maracanã.
O técnico Jorge Sampaoli vive dias mais leves após as vitórias contra Flu e Vasco. Apesar do otimismo, ele segue com uma dor de cabeça. Ele não terá o atacante Gabriel Barbosa à disposição. O camisa 10 trata lesão no quadríceps. Léo Pereira, Gerson e Cebolinha também são dúvidas.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.