O atacante norueguês Erling Haaland, do Manchester City, venceu, pela primeira vez na carreira, a Chuteira de Ouro da Europa. A condecoração é dada ao jogador responsável por mais tentos marcados entre os principais campeonatos nacionais do Velho Continente.
O atleta, como já esperado, coroou a grande temporada com um reconhecimento de alto escalão. Com incríveis 36 gols em 35 jogos disputados de Premier League, Haaland liderou a corrida pelo prêmio do começo ao fim. Em primeiro, finalizou a temporada com 72 pontos, 12 à frente do segundo colocado, Harry Kane, com 60.
Fechando o pódio, o francês Mbappé somou 58 pontos. O top-10 ainda contou com Lacazette, do Lyon, Osimhen, do Napoli, David, do Lille, Lewandowski, do Barcelona, Valencia, do Fenerbahçe, Balogun, do Reims, Lautaro Martínez, da Internazionale e Openda, do Lens, nesta ordem.
O sistema de ranking na eleição do grande artilheiro da temporada, vale destacar, possui diferentes critérios de pontuação e variam de campeonato para campeonato. Na Espanha, Itália, Alemanha, França e Inglaterra, cada gol marcado equivale a dois pontos. Em ligas de menor expressão, como a holandesa e a portuguesa, um gol vale 1,5 ponto. Já em campeonatos menores ainda, como o dinamarquês e o sueco, por exemplo, um gol vale um ponto.
Chegou chegando
Apesar da aterrissagem recente à terra do Rei, Erling já deixou de vez o nome da história do futebol inglês. Além de artilheiro, o norueguês foi eleito o melhor atleta do campeonato em votação aberta ao público pela própria liga.
Ademais, foi escolhido como o principal jogador jovem da temporada (até os 23 anos de idade) e o grande personagem do campeonato inglês pela Associação dos Jornalistas de Futebol (Football Writers Association, em inglês), após uma esmagadora votação encerrada com 82% dos votos totais.
O jogador do City, adicionalmente, quebrou diversos recordes. Além de ter se tornado no mais rápido a marcar a quantidade de três hat-tricks na história da liga (nome dado ao feito de marcar três gols numa partida), ao precisar de apenas oito jogos para isso, se firmou como o único atleta a marcar três vezes em três jogos seguidos em partidas diante da própria torcida, algo que ainda não havia acontecido na nova fase do campeonato inglês.
A cereja do bolo, porém, veio na parte final da temporada. Com 36 tentos marcados, Haaland superou as lendas inglesas Andy Cole e Alan Shearer e se tornou no maior artilheiro da história da liga em uma temporada. Vale destacar que os campeonatos disputados pelos ex-jogadores citados possuía 42 rodadas, ao invés do formato atual, com 38.
O também campeão da Copa da Inglaterra no último sábado (03/06), diante do Manchester United, ainda terá pela frente a chance de somar mais um título à prateleira caso seja vencedor da Liga dos Campeões, na qual também é artilheiro, com 12 gols. Caso seja campeão europeu, ademais, Haaland emergiria como o grande favorito na corrida pela Bola de Ouro.
Saiba Mais
- Esportes Bia Haddad se torna 1ª brasileira a ir às quartas de Roland Garros desde 1964
- Esportes Marcelo Laitano assume a supervisão geral do Cerrado Basquete
- Esportes Brasil e Espanha farão amistoso em 2024 em campanha contra o racismo
- Esportes Apostas: especialista analisa as punições aos atletas envolvidos
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.