Futebol

Denver Nuggets domina Miami Heat e abre 1 x 0 na finalíssima da NBA

Donos da casa fazem valer segunda melhor campanha na temporada regular, exploram o cansaço do Miami Heat depois da batalha do adversário contra o Boston Celtics na decisão do Leste e largam na frente

Marcos Paulo Lima
postado em 01/06/2023 23:49 / atualizado em 02/06/2023 00:00
Imponente, o Denver Nuggets ficou na frente o tempo inteiro no placar no primeiro jogo da decisão -  (crédito:  Getty Images via AFP)
Imponente, o Denver Nuggets ficou na frente o tempo inteiro no placar no primeiro jogo da decisão - (crédito: Getty Images via AFP)

Protagonista da segunda melhor campanha da NBA, na temporada regular, o Denver Nuggets largou na frente na noite desta quarta-feira na decisão da liga profissional estadunidense de basquete. Na Ball Arena, a trupe de Nikola Jokic se impôs por 104 x 93 contra o Miami Heat na série melhor de sete. O segundo duelo será neste domingo, às 21h (de Brasília), novamente na casa do Denver. Os canais Band, ESPN e Star Plus transmitem.

"Tenho grande respeito pelo Miami. É um grande time e sei que eles vieram aqui para não deixar isso (derrota) acontecer hoje. Não tive um grande desempenho pessoal, mas isso não é o mais importante. Relevante é a vitória, o trabalho duro da equipe", comentou Nikola Jokic depois da partida. O astro fez 27 pontos. Ele ainda distribuiu 14 assistências e pegou 10 rebotes. Bam Adebayou foi o cestinha do Heat ao contribuir com 26. Jimmy Butler esteve abaixo. Não atraiu a responsabilidade e fez apenas 13. 

Exausto depois de sete batalhas contra o Boston Celtics na final da Conferência Leste, o Heat não foi páreo contra um Nuggets descansado. O Denver alcançou a final inédita na história da franquia depois de varrer o Los Angeles Lakers por 4 x 0 na decisão do Oeste. Consequentemente, teve uma semana livre à espera da definição do adversário.

A imposição do Dever é facilmente descrita pelas particiais do duelo. O time da casa jamais esteve atrás no placar do confronto. O primeiro quarto terminou com vantagem dos anfitriões por 29 x 20. A distância aumentou no segundo para 59 x 42.

Depois da pausa para o intervalo, a partida passou por um efeito sanfona. O placar diminuía e aumentava sempre a favor do Denver. A parcial foi fechada com 84 x 63. O último período manteve o script. Incansável, o Miami reduziu a diferença a nove pontos. No entanto, o rival estava em uma noite quase perfeita nos arremessos e rapidamente retomava as rédeas.

Apesar da derrota, o Miami faz uma campanha impressionante nos playofs. Oitavo colocado na temporada regular, o time de Jimmy Butler precisou da repescagem, o popular play-in para sobreviver. Logo de cara, desbancou o dono da melhor campanha do Leste e da liga, Milwaukee Bucks. Na sequência, superou o New York Knicks e o Boston Celtics na final.

O Denver Nuggets é avassalador desde o início da temporada. Terminou em primeiro no Oeste e não tomou conhecimento dos adversários no mata-mata. Triturou o Minessota Timberwolves, bateu o Phoenix Suns, varreu Los Angeles Lakers e abre 1 x 0 contra o Miami.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação