MERCADO

Messi, Neymar, Cristiano Ronaldo e Benzema agitarão o mercado da bola

Dupla do Paris Saint-Germain flerta com a saída, enquanto Benzema avalia proposta do Mundo Árabe. CR7 garante permanência no Al-Nassr em meio ao desejo retorno à Europa

Victor Parrini
postado em 02/06/2023 06:00
 (crédito: Franck Fife/AFP)
(crédito: Franck Fife/AFP)

Saem de campo as ligas nacionais pela Europa e entram em cena as novelas da janela de transferências. E o planeta bola se prepara para aquela que pode ser a mais bombástica dos últimos anos, pois quatro figurões têm futuro indefinido. Cristiano Ronaldo, Karim Benzema, Lionel Messi e Neymar Jr. causam alvoroço com a possibilidade de arrumarem as malas de uma vez só vez.

Pode ser a primeira vez que o quarteto fantástico do futebol moderno embarque para novos desafios no mesmo período. A janela de transferências nas principais ligas europeias abre em 1º de julho. Mas antes do sinal verde para mudanças, ouvem-se burburinhos a respeito do destino das estrelas, ainda que alguns escondam o jogo.

O jogador eleito sete vezes o melhor do mundo, Messi, não tem mais clima no Paris Saint-Germain. A decepção com a queda nas oitavas de final da Liga dos Campeões e a viagem não comunicada à Arabia Saudita, no início de maio, contribuem para o fim da trajetória do argentino na França, em 30 de junho, quando encerra o vínculo dele com o clube parisiense.

Na última quinta-feira (1º/6), o técnico do PSG, Christophe Galtier, garantiu que a partida de amanhã, às 16h, contra o Clermont, será o último de Messi pelo clube. "Tive o privilégio de dirigir o melhor jogador da história do futebol. Será a última de Leo no Parque dos Príncipes. Espero que ele seja recebido pela torcida da melhor maneira possível. Como eu disse antes, ele teria que passar por uma adaptação na primeira temporada. Ele não se adaptaria automaticamente, pois era a primeira vez que ele saía do Barcelona", disse o dono da prancheta.

No entanto, horas depois, um porta-voz do PSG indicou engano do Galtier na declaração. Segundo o clube, a partida seria a última de Messi na temporada e não pelo clube. "Se expressou mal e a partida contra o Clermont seria a última de Messi no Parque dos Príncipes nesta temporada", diz o comunicado enviado à Agência France-Presse. Veículos argentinos, franceses e espanhóis destacam a pressa da Pulga para definir o futuro. Nesse cenário, um retorno ao Barcelona seria pouco provável, pois o clube precisaria se adequar ao fair play financeiro da LaLiga para contar com o atleta. Com isso, clubes como Al-Hilal, da Arábia Saudita, e o Inter Miami, dos Estados Unidos, seriam opções.

A segunda baixa da estrelada companhia parisiense pode ser o brasileiro Neymar. Lesionado, o camisa 10 não joga desde 19 de fevereiro. Recentemente, foi alvo de fortes protestos da torcida. Os ultras — como são chamados os membros organizados na Europa — foram à casa do craque para protestar. Isso gerou incômodo e abalou ainda mais a conturbada relação. No último final de semana, o ex-Santos prestigiou o Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1 no mesmo dia da celebração do clube pelo título francês desta temporada e, segundo a imprensa local, aumentou o descontentamento dos chefões do PSG.

Segundo o L'Equipe, Neymar está na mira do Manchester United. O clube teria, inclusive, a Premier League como prioridade na eventual saída de Paris. O atual vínculo, com duração até junho de 2025 seria um empecilho. Os Diabos Vermelhos gostariam de um empréstimo, enquanto o PSG prefere uma negociação em definitivo.

Mais para lá do que para cá, Cristiano Ronaldo endossa o discurso de permanência na Arábia Saudita. Na última quinta-feira (1º/6), o português elogiou a liga e garantiu cumprir o contrato com o Al-Nassr, até junho de 2025. "Penso que a liga é muito boa, mas ainda temos muitas oportunidades para crescer. Creio que a liga é boa, competitiva. Temos muito boas equipes, temos muitos bons jogadores árabes. Quero continuar e vou continuar aqui", afirmou.

Os bastidores dizem o contrário. CR7 ainda tem dificuldades na adaptação ao país e ao idioma local. O jogador tem vontade de voltar a morar na Europa, especialmente em Madri. Com a janela próxima, a mudança de ares não está descartada, pois a transferência para o Al-Nassr em dezembro do ano passado foi feita "às pressas" para não ficar sem atuar após a Copa do Mundo.

Cristiano pode inspirar um ex-companheiro. O centroavante Karim Benzema tem propostas do Mundo Arábe. Segundo o jornal espanhol As e o inglês The Athletic, 400 milhões de euros (aproximadamente R$ 2,1 bilhões) foram oferecidos pelo Al-Ittihad ao atleta de 35 anos. Às vésperas da última rodada do Campeonato Espanhol, Benzema rechaçou a saída. "No momento, estou aqui (em Madri). Falar sobre o quê? Por que falar de futuro se estou em Madri? Quem está falando é a internet, e a realidade não é a internet", retrucou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação