A Seleção Brasileira vai disputar um amistoso no Estádio Camp Nou, em Barcelona (Espanha), previsto para 18 de junho. A partida será realizada para marcar um posicionamento antirracista em defesa do atacante Vinícius Júnior, que deve disputar a partida contra a Seleção de Guiné. A informação foi divulgada pelo jornalista do Grupo Globo André Rizek.
Jogador do Real Madrid, Vini Jr vem sofrendo constantes ataques racistas em solo espanhol desde que começou a se destacar como um dos melhores jogadores do mundo atuando no clube da capital da Espana. O estopim foi em um jogo contra o Valencia, em que foi chamado de macaco pela maioria dos presentes no estádio Mestalla (casa do Valencia).
- "Não é futebol, é desumano", diz Vinicius Junior em novo pronunciamento
- Análise: se Vini Jr decidir ir embora da Espanha, ele está certo
O presidente da Fifa, Gianni Infantino, deve estar presente no Camp Nou, em Barcelona, para o amistoso entre Brasil e Guiné. O presidente da La Liga (Campeonato Espanhol), Javier Tebas, não consta na lista de convidados.
Em um primeiro momento, Tebas quis colocar Vini como culpado das agressões que o próprio brasileiro foi vítima. Após forte posicionamento do brasileiro e a repercussão do caso, recuou, pediu desculpas e afirmou que a La Liga vai apoiar qualquer equipe que queira abandonar a partida devido a insultos racistas.