O time do Real Madrid fez uma homenagem ao jogador Vinícius Júnior, que foi vítima de ataques racistas no domingo (21), no estádio de Mestalla, em partida contra o Valência. O apoio ocorreu nesta quarta-feira (24/5), antes da partida contra o Rayo Vallecano, pelo Campeonato Espanhol, no estádio Santiago Bernabéu.
Vinícius não entrou em campo porque sentiu um desconforto no joelho. Ele não era esperado na partida por ter recebido um cartão vermelho no jogo do último domingo, pouco depois de toda confusão envolvendo os cantos racistas no estádio mas, na tarde de terça (23), a Federação Espanhola de Futebol (RFEF) decidiu por anular o cartão.
- Resistência à luta: a cruzada de Vini Jr contra o racismo na Espanha
- 3 dos 7 presos por racismo contra Vini Jr. são liberados, diz TV espanhola
- Presidente da La Liga pede desculpas a Vini Jr por declarações
- Raphinha exibe frase de tatuagem de Vini Jr em jogo do rival Barcelona
Em solidariedade, todos os jogadores do Real Madrid entraram em campo com camisetas escrito "Vini Jr." e com o número 20, o mesmo que o jogador brasileiro usa. O estádio também foi tomado por bandeiras e cartazes de "Vinícius somos todos. Basta Já" e um banner levantado tanto pelo Real quanto para o Rayo dizendo "Racistas, fora do futebol".
O time merengue saiu na frente com um gol de Karim Benzema (aos 31 minutos), mas na reta final o Rayo empatou com Raúl de Tomás (84'). Cinco minutos depois, o brasileiro Rodrygo fez o gol da vitória do Real Madrid (89') e comemorou erguendo o punho direito em homenagem a Vinícius.
*Com informações da Agence France-Presse