FUTEBOL

Guia da quarta rodada Libertadores: escalações e onde assistir

Confira a situação dos cinco clubes brasileiros que jogam nesta quarta (24/5) e quinta-feira (25/5) pelo principal torneio da América do Sul

À medida que se aproxima a segunda metade de jogos da fase de grupos da Libertadores, os destinos de diversos clubes envolvidos na competição chegam cada vez mais perto de uma definição. A quarta rodada, com sequência nesta quarta (24/5) e quinta-feira (25/5) poderá ser um divisor de águas, tanto positivo quanto negativo para os participantes do torneio.

Racing, Nacional-URU, Fluminense, Argentinos Juniors e Boca Juniors poderão garantir vaga no mata-mata, independentemente de outros resultados dos respectivos grupos. Apenas a chave C, liderado por Bolívar e Palmeiras, onde ambos possuem seis pontos, não se depara com a mesma situação.

No entanto, para outros, a situação é complicada e pode, em caso de revés, tornar-se ainda mais dramática. No grupo E, o Corinthians precisa desesperadamente de uma vitória diante do líder Argentino Jrs. para sonhar com a classificação.  Com apenas três pontos - quatro a menos que os "hermanos" -, o Timão pode dar adeus ao sonho de classificação caso não triunfe. 

Situações dos brasileiros

Flamengo (Grupo A)

Segundo colocado no primeiro grupo, o Rubro-negro soma uma vitória, um empate e uma derrota em três jogos. Os cariocas tÊm quatro pontos, seis três do líder Racing e apenas um na frente de Aucas e Ñublense. Os chilenos são os adversários da vez nesta quarta-feira, às 21h30, fora de casa. Embora favorito, uma derrota complicaria significativamente a vida do Flamengo, que cairia para o terceiro lugar no grupo. Em caso de vitória, no entanto, se manteria na segunda posição do grupo. 

Ñublense x Flamengo:

Horário: quarta, às 21h30
Local: Municipal de Concepción, Chile
Transmissão: TV Globo

Escalações prováveis:

Ñublense: Pérez; Cerezo, Zalazar, Caroca e Campusano; Leiva, Reyes e Henríquez; Cisterna; Rubio e Vilches.
Técnico: Jaime García.

Flamengo: Santos; Wesley França, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, Thiago Maia, Victor Hugo (de Arrascaeta) e Gerson; Gabigol e Pedro.
Técnico: Jorge Sampaoli.

Internacional (Grupo B)

Os gaúchos estão na terceira colocação, dois pontos atrás do Nacional-URU e do Independiente Medellín. Com cinco, acumula uma vitória e dois empates e contará com a vantagem de enfrentar o lanterna Metropolitanos. Caso vença, o Inter pode assumir a liderança.

Metropolitanos x Internacional:
Horário: quinta, às 21h
Local: Olímpico de la UCV, Venezuela
Transmissão: Paramount+

Prováveis escalações:

Metropolitanos: Giancarlo Schiavone; Jefre Vargas, Andres Ferro, Carlos Gruezo, Ely Valderrey; Edwin Laszo; Robinson Flores, Carlos Cermeño, Christian Larotonda, Diego Castillo; Charlis Ortíz. Técnico: José Maria Morr.

Internacional: Keiller; Rômulo, Rodrigo Moledo, Gabriel Mercado, Thauan Lara; Johnny, Campanharo; Maurício, Alan Patrick, Pedro Henrique; Luiz Adriano. Técnico: Mano Menezes.

Palmeiras (Grupo C)

Atrás do Bolívar apenas por saldos de gols, o Verdão somou seis pontos graças a duas vitórias em três rodadas. Para a classificação, dependerá apenas das próprias forças para se manter no caminho da cama. O time possui, ainda, a vantagem de estar três pontos à frente de Barcelona de Guayaquil e Cerro Porteño.

Enfrentará, nesta quarta, o Cerro, no Paraguai, às 19h, e poderá alcançar o topo da tabela em caso de qualquer tropeço do Bolívar, caso tire seis gols de saldo. Se for derrotado, porém, o time paulistano será alcançado pelos paraguaios em número de pontos.

Cerro Porteño x Palmeiras:
Horário: quarta, às 19h
Local: Estádio La Olla, Paraguai
Transmissão: ESPN e Star+

Prováveis escalações:

Cerro Porteño: Jean; Espínola, Piris da Motta, Eduardo Broch e Báez; Carrascal, Bobadilla e Carrizo; Morales, Aquino e Diego Churín. Técnico: Facundo Sava

Palmeiras: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Luan e Piquerez; Gabriel Menino, Zé Rafael e Raphael Veiga; Artur, Dudu e Rony. Técnico: Abel Ferreira


Fluminense (Grupo D)

Dono da melhor campanha da competição, com três vitórias em três jogos, o Fluminense viajará à Bolívia para o confronto diante do The Strongest, na quinta, às 19h. Está próximo da vaga: uma vitória será suficiente. Em posição confortável na tabela, o Tricolor está seis pontos à frente dos três concorrentes. Também na quinta-feira, às 21h, o Sporting Cristal receberá o River Plate.

The Strongest x Fluminense:
Horário: quinta, às 19h
Local: estádio Hernando Silles, Bolívia
Transmissão: ESPN e Star+

Prováveis escalações:

The Strongest: Viscarra; Roca, Jusino, Castillo e Torres; Ursino, Robles Garcia, Ortega e Arrascaita; Triverio. Técnico: Ismael Rescalvo

Fluminense: Fábio; Samuel, Nino, Manoel e Guga; André, Lima, Pirani, Ganso e Arias; Cano. Técnico: Fernando Diniz


Corinthians (Grupo E)

O Corinthians é o time brasileiro em situação mais delicada. Na terceira posição, com uma vitória e duas derrotas, o Alvinegro tem três pontos e está a três de distância do segundo colocado, Independiente del Valle, e a quatro do líder, o Argentinos. Se vencer na terra dos hermanos, às 21h30, terá as esperanças renovadas, mesmo em caso de vitória do Del Valle diante do Liverpool.

No entanto, uma derrota praticamente selaria a eliminação. Caso o Liverpool vença o Del Valle, o Timão poderia, até mesmo, amargar a última posição do grupo D.

Argentinos Juniors x Corinthians
Horário: quarta, às 21h30
Local: Neo Química Arena
Transmissão: ESPN e Star+

Prováveis escalações:

Corinthians: Cássio; Bruno Méndez, Murillo, Gil e Matheus Bidu; Paulinho, Maycon e Fausto; Adson, Róger Guedes e Yuri Alberto. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Argentinos Juniors: Martín Arias; Mac Allister, Di Cesare e Torren (González); Cabrera, Álan Rodriguez, Moyano e Montiel; Verón e Matilli; Ávalos (Heredia). Técnico: Gabriel Milito.

Chaveamentos sem brasileiros

O grupo F e o grupo H são os únicos que não possuem clubes brasileiros. Composto por Boca Juniors, Deportivo-Pereira, Colo-colo e Monagas, o grupo F é liderado pelo esquadrão argentino, com sete pontos. O Colo-Colo vem na sequência, com cinco. O Deportivo Pereira aparece com quatro, enquanto o Monagas amarga a lanterna com dois. 

No grupo H, o líder é o Atlético Nacional, com sete pontos. Porém, é seguido de perto pelo Olimpia, com dois a menos. Em seguida, estão Patronato (3) e Melgar (1). O Atlético visitará o Melgar, na quarta-feira, às 23h, enquanto os argentinos recebem o Olimpia, às 19h.

*Estagiário sob a supervisão de Victor Parrini