Futebol

Roma e Sevilla avançam e decidirão o título da Liga Europa no dia 31

Um ano depois de levar a Roma ao título da Conference League, José Mourinho desbanca o Bayer Leverkusen na semifinal e estã novamente em uma final. Recordista de títulos, Sevilla ignora o peso da camisa da Juventus e buscará o hepta

Roma e Sevilla decidirão o título da Liga Europa no próximo dia 31, no estádio Ferenc Puskás, em Budapeste, na Hungria. Os dois times eliminaram nesta quinta-feira Bayer Leverkusen e Juventus, respectivamente, nos duelos de volta das semifinais. Na Alemanha, o time de José Mourinho segurou empate por 0 x 0 depois de vencer por 1 x 0 na capital italiana. O Sevilla precisou da prorrogação para derrotar a Velha Senhora por 2 x 1.

Atual campeã da recém-criada Conference League, a Roma volta à final da Liga Europa depois de 32 anos. Na temporada de 1990/1991, amargou o vice contra a Internazionale. Perdeu, em Milão, por 2 x 0, e venceu apenas por 1 x 0 no Estádio Olímpico. O torneio ainda se chamava Copa da Uefa. A Roma contava, entre outros, com o zagueiro brasileiro Aldair.

A classificação confirma o bom trabalho de José Mourinho nas copas continentais. No ano passado, ele levou o clube ao título da Conference League ao superar o Feyenoord da Holanda na decisão. O técnico português tentará conquistar o título pela terceira vez na carreira. O currículo dele tem títulos no Porto (2003) e no Manchester United (2017).

Recordista de títulos da Europa League, o Sevilla buscará o heptacampeonato na Hungria. Campeão em 2006, 2007, 2014, 2015, 2016 e em 2020, o time espanhol chegou seis vezes à final e venceu todas as elas contra Middlesbrouhg, Espanyol, Benfica, Dnipro, Liverpool e Internazionale. Jamais houve uma camisa pesada capaz de parar o Sevilla na decisão.

A temporada do clube é curiosa. O elenco era comandado por Jorge Sampaoli até pouco tempo. O argentino perdeu o emprego depois de flertar com o rebaixamento no Campeonato Espanhol e assumiu recentemente o Flamengo. O treinador espanhol José Luis Mendilibar herdou a prancheta e desbancou a Juventus nas semifinais da Liga Europa.

Ao contrário da Champions League, a decisão da Europa League terá poucos brasileiros em ação. A Roma conta apenas com o zagueiro Roger Ibañez. Do outro lado, o Sevilla tem Alex Telles, Marcão e Fernando. O volante Fernando foi o único titular nesta quinta-feira.

Semifinais

Juventus 1 x 1 Sevilla
Sevilla 2 x 1 Juventus
Classificado: Sevilla, 3 x 2 no agregado

Roma 1 x 0 Bayer Leverkusen
Bayer Leverkusen 0 x 0 Roma
Classificado: Roma, 1 x 0 no agregado