O atacante brasileiro do Liverpool Roberto Firmino aparecerá, no próximo dia 20 de maio, pela última vez diante da torcida do time com a camisa dos Reds. Interessado em buscar novos desafios para a carreira, o jogador, sob contrato com a equipe desde junho de 2015, foi procurado pela diretoria para estender o vínculo contratual, mas recusou.
Após tomar consciência da decisão, o alemão Jürgen Klopp, técnico que assumiu a equipe no mesmo ano em que Firmino chegou, foi a público, no último dia 10, para contar um pouco sobre a conversa que teve com o atacante. Apesar de ter se surpreendido com a situação, Klopp afirmou que não se espantou, por considerar o enredo algo ‘normal’.
“Isso é completamente normal em longas relações que temos. Havia duas opções de caminho, e foi escolhida uma. Respeito muito”, afirmou o alemão. Apesar de não ter se manifestado publicamente, Firmino teve algumas falas da conversa com Klopp expostas pelo próprio técnico. De acordo com o alemão, a única intenção de Roberto é “dar um final positivo para essa maravilhosa história”. “Ele está completamente aqui, totalmente comprometido”, complementou o técnico.
Nesta quarta-feira (17/05), veio o anúncio oficial. Por meio das redes sociais e do site oficial, o clube confirmou o encerramento do vínculo de Firmino depois de oito anos. Além dele, o Liverpool deixará de contar com os meias Keita, Oxlade-Chamberlain e Milner.
Em oito temporadas completas na Premier League, Roberto Firmino foi a campo em 360 oportunidades. Anotou 109 gols e levantou sete troféus, entre eles, a Champions League da temporada 2018/2019. O craque, detentor do recorde de brasileiro que mais vezes entrou em campo pelo Liverpool, fará o último jogo pela equipe no domingo, dia 28 de maio, contra o Southampton. Firmino também é lembrado por ter feito o gol do título do Liverpool contra o Flamengo na final do Mundial de Clubes de 2019, em Doha, no Catar.
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima