Futebol

Paysandu x Goiás: final da Copa Verde começa nesta quarta, em Belém

Paysandu busca o tetracampeonato. Goiás inicia caça ao título inédito. Em comum, ambos foram eliminados pelo Águia de Marabá, respectivamente, no Estadual e na Copa do Brasil

Um busca o tetracampeonato. O outro, o título inédito. Paysandu e Goiás iniciam hoje, às 20h, no Mangueirão, em Belém, a decisão da décima edição da Copa Verde. Representantes do Distrito Federal no torneio, Brasiliense e Ceilândia foram eliminados precocemente terão de acompanhar a decisão do título da poltrona de casa.

Além do título, está em jogo a possibilidade de o campeão ganhar vaga antecipada para a terceira fase da Copa do Brasil de 2024 e R$ 3 milhões e uma cota de R$ 3 milhões. Maior vencedor do torneio, o Paysandu busca a quarta taça. O Papão ergueu a taça nas versões de 2016, 2018 e 2022. O time pode se tornar o primeiro campeão em anos consecutivos.

A temporada do anfitrião do primeiro duelo é ruim. Eliminado pelo Águia de Marabá nas semifinais do Campeonato Paraense, o Paysandu amarga a disputa do terceiro lugar do Estadual contra o Cametá. Na Copa do Brasil, a equipe caiu na terceira fase diante do Fluminense. A equipe paraense vive um momento de turbulência. Lesões e demissões enfraquceram o elenco comandado pelo técnico Marquinhos Santos.

"O Goiás é uma grande equipe, mas confiamos no que podemos fazer, que se estivermos determinados podemos fazer valer nosso potencial. Além do dinheiro tem nosso nome. Precisamos vencer e um título é bom para todo mundo", comentou o atacante Bruno Alves em entrevista ao Diário do Pará.

O Goiás também vive momento difícil. O time alviverde acaba de deixar a zona do rebaixamento na Série A depois de vencer o Botafogo, na Serrinha, por 2 x 1. Antes, o time havia sido goleado pelo Palmeiras por 5 x 0, em casa, e pelo Flamengo, no Maracanã. A temporada esmeraldina amarga vice no Estadual e queda na Copa do Brasil justamente contra o algoz do Paysandu. O Águia de Marabá desbancou o Goiás nos pênaltis por 7 x 6.

Sem técnico desde a demissão de Guto Ferreira, o Goiás é liderado interinamente por Émerson Ávila. "É uma outra competição. É uma conquista muito importante porque nos dá um avanço na Copa do Brasil. A gente não pode pensar de maneira alguma que por estarmos na Série A isso já é algum tipo de vantagem. Pelo contrário, temos que respeitar muito o Paysandu, temos que encarar esses dois jogos com muita responsabilidade", disse.

FICHA TÉCNICA

Paysandu (3-5-2)
Gabriel Bernard;
Genilson, Naylhor e Wanderson;
João Vieira, Gabriel Davis, Paulo Henrique, Fernando Gabriel e Eltinho;
Bruno Alves e Mário Sérgio
Técnico: Marquinhos Santos

Goiás (4-4-2)
Marcelo Rangel (Tadeu);
Maguinho, Lucas Rauter, Bruno Melo e Sander;
Willian Oliveira, Zé Ricardo, Felipe Bastos e Julian Palácios;
Diego Alves e Matheus Peixoto
Técnico: Emerson Ávila

Copa Verde
Final - Jogo de ida
Horário: 20h
Local: Mangueirão (Belém do Pará)
Árbitro: Alisson Sidnei Furtado (TO)
Transmissão: TV Brasil