Depois de a Uefa Champions League desvendar os finalistas — Manchester City e Internazionale — a Europa League conhecerá os candidatos ao título do segundo torneio continental mais importante do Velho Continente nesta quinta-feira. Os sobrevivente do último mata-mata irão no próximo dia 31 ao estádio Ferenc Puskás, em Budapeste, na Hungria.
Juventus, Sevilla, Roma e Bayer Leverkusen terão, nesta semana, as últimas oportunidades de carimbarem os passaportes para o Reino Unido. Ainda longe de serem decididos, ambos os confrontos prometem proporcionar disputas acirradas pelas vagas até o último minuto.
Jogando em casa, a Roma abriu a eliminatória diante do Leverkusen com vitória magra de 1x0 garantida por um herói improvável. Edoardo Bove, meia italiano de apenas 20 anos, marcou o que foi apenas o seu segundo gol no profissional para dar a vitória à La Lupa. Em desvantagem, o Leverkusen agora precisará contar com o apoio da torcida em terras germânicas para virar a eliminatória e sonhar com a final. A bola rola às 16h, de Brasília.
Do outro lado da chave, equilíbrio entre Sevilla e Juventus. Apesar de ter jogado em casa, La Vecchia Signora assumiu papel de personagem secundário na partida, e viu os espanhóis chamarem o protagonismo diante da torcida adversária. Dominando o jogo, o Sevilla abriu o placar aos 26 minutos e, a partir daí, viu os italianos sofrerem cada vez mais para se impor na partida. No entanto, somou bolas alçadas na área até conseguir o empate, com o zagueiro Gatti, no último lance. Agora, quem ganhar na volta estará na final. O compromisso também está marcado para às 16h, pelo horário de Brasília.
Roma perto de mais uma final
Apesar de pouco expressiva, a vantagem conquistada pelos comandados de José Mourinho poderá ser muito valiosa. Por não apresentar bom desempenho jogando fora de casa na competição desta temporada - ganhou apenas uma vez em todo o campeonato - a Roma terá de usufruir o máximo possível da liderança que possui no placar geral para avançar à final. Tem no banco de reservas, no entanto, um treinador que ostenta um currículo de cinco troféus continentais conquistados.
Ex-jogador do condecorado técnico português, o atual treinador do Leverkusen, Xabi Alonso, que foi comandado por Mourinho no Real Madrid, mudou a equipe alemã de patamar ao assumir a função na atual temporada. Apesar de não ter garantido vaga no mata-mata da Liga dos Campeões, o Bayer faz campanha positiva na fase eliminatória da Europa League.
Em sete jogos disputados, ganhou quatro, empatou um e perdeu dois. Agora, buscará manter o bom aproveitamento através de seus jovens talentos Frimpong e Florian Wirtz para chegar mais perto do que seria o segundo título da competição na história do clube.
Juventus viaja ao castelo do rei
Vivendo uma temporada para lá de conturbada, os Bianconeri precisarão evoluir o seu futebol para derrotar o Sevilla no Ramón Sánchez-Pijuán. Apesar de viverem bom momento no campeonato italiano, onde ocupam a segunda posição, e terem feito boa campanha durante as eliminatórias da Europa League, onde, em sete jogos, não foram derrotados nenhuma vez, a equipe de Torino não será capaz de avançar à quinta final da competição na história do clube se não for capaz de passar longe da performance passiva que fez no jogo da ida.
Isso, na realidade, se deve ao fato da estreita relação que o Sevilla possui com o campeonato europeu. Afinal, é o maior vencedor, com seis taças, e nenhuma final perdida. Está, além disso, frequentemente presente na fase de mata-mata da competição, o que pesa a favor dos Blanquirrojos, mesmo que não estejam fazendo campanha tão boa quanto a da Juventus nas eliminatórias. Em seis jogos, ganharam três, empataram dois e perderam outros dois. Apostarão, no entanto, justamente nesse pacto ‘mítico’ e no peso que a camisa possui no torneio, elementos capazes de colocar os espanhóis em mais uma final.
Serviço:
UEFA Europa League - semifinais, jogos de volta
Jogo 1:
Bayer Leverkusen x Roma
Local: BayArena - Leverkusen, Alemanha
Horário: 16h
Árbitro: Slavko Vincic
Times prováveis:
Bayer Leverkusen: Hradecky; Tapsoba, Tah, Hincapié; Frimpong, Demirbay, Palacios, Bakker; Diaby, Wirtz, Adli. Técnico: Xabi Alonso
Roma: Patricio; Mancini, Cristante, Ibañez; Celik, Matic, Bove, Spinazzola; Pellegrini, Wijnaldum; Abraham. Técnico: José Mourinho
Jogo 2:
Sevilla x Juventus
Local: Ramón Sánchez-Pijuán
Horário: 16h
Árbitro: Danny Makkelie
Times prováveis:
Sevilla: Bono; Navas, Badé, Gudelj, Acuña; Fernando, Rakiti; Ocampos, Lamela, Gil; En-Nesyri. Técnico: José Luís Mendilibar
Juventus: Szczsny; Danilo, Gatti, Alex Sandro; Cuadrado, Fagioli, Locatelli, Rabiot, Kosti; Di María; Vlahovic. Técnico: Massimiliano Allegri
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima