Jornal Correio Braziliense
FUTEBOL

Corinthians arranca empate com São Paulo em um majestoso sem majestade

São Paulo sai na frente na Neo Química Arena, ensaia vitória inédita na casa do arquirrival, mas Corinthians reage com pênalti controverso, escapa da derrota, mas entra no Z-4

Vanderlei Luxemburgo continua sem vencer pelo Corinthians e o Timão entrou no Z-4. O São Paulo segue sem triunfar dentro da Neo Química Arena desde a inauguração do estádio. Isso resume o empate insosso de ontem, por 1 x 1, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. O tricolor paulista saiu na frente com uma belíssima trama coletiva concluída por Michel Araujo, aos 14 minutos do primeiro tempo. Roger Guedes empatou de pênalti depois de uma contestada marcação do árbitro Bruno Arleu de Araújo.

Quando sucedeu Cuca, o técnico Luxemburgo lembrou que, em 1998, não venceu nos cinco jogos do início daquele trabalho. Vinte e cinco anos depois, ele está próximo de repetir a série. Perdeu para o Independiente del Valle, empatou com o Fortaleza, foi derrotado pelo Botafogo e arrancou igualdade com o São Paulo. O próximo desafio é contra o Atlético-MG, em Belo Horizonte, pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

Não jogamos um grande jogo, mas o São Paulo também não. Foi um clássico ameno, suave. Sobre o resultado, até falei para os jogadores: 'comemorem o empate', mas só porque é o momento nosso, mas jogando em casa temos a obrigação do resultado. É um trabalho crescente. Depois de um resultado ruim, consegui equilibrar o time", gabou-se Luxemburgo, referindo-se à derrota por 3 x 0 para o Botafogo.

Do outro lado, Dorival Júnior continua invicto desde que assumiu o São Paulo. Com ele no comando, o tricolor paulista acumula nove pontos. Na entrevista coletiva, o treinador fez duras críticas ao pênalti favorável ao Corinthians e atacou veementemente os profissionais responsáveis pelo VAR. "Quando os próprios jogadores da equipe adversária dizem que não foi pênalti, isso resume. A bola do Calleri foi lamentável. Foi muito lamentável o que aconteceu aqui. Não é condenar ninguém. Mas pontos importantes estão sendo tirados do nosso time em algo fora do nosso alcance. O VAR não estava trabalhando?", ironizou.