O Real Brasília viajou até Araraquara, no interior de São Paulo, para enfrentar a Ferroviária neste domingo. Em compromisso válido pela 11ª rodada do Brasileirão feminino, o Real Brasília, que vem de vitória por 2 x 1, de virada, frente à equipe do Ceará, em casa, pisará em terras paulistas buscando uma recuperação na tabela.
Em 13º lugar, o time da Vila Planalto luta contra o rebaixamento em campanha que vem se mostrando complicada. Com três vitórias, um empate e seis derrotas, além de um saldo de gols negativo de -7, o esquadrão brasiliense, caso o campeonato tivesse o seu fim decretado neste exato momento, estaria rebaixado para a segunda divisão. Uma eventual vitória na 11ª rodada da competição seria, até o momento, apenas o segundo triunfo da equipe jogando fora dos domínios.
A partida, que se inicia às 17h, será disputada diante de um oponente que vive situação oposta. Terceiras colocadas, as meninas da Ferroviária irão a campo na Arena Fonte Luminosa com o ótimo retrospecto de oito vitórias e duas derrotas somadas até o momento.
Além disso, pesam a seu favor expressivas vitórias garantidas nas partidas anteriores, como os triunfos por 4 x 1 diante do Grêmio e o êxito por 1 x 0 sobre o Santos. Para sair da zona de rebaixamento, o Real Brasília precisa vencer a equipe paulista e contar com tropeço do Athletico-PR. Caso sejam derrotadas, as meninas passarão a torcer para que o Avaí Kindermann não derrote o Ceará.
Demais equipes brasilienses
Dispostas em diferentes panoramas, as demais equipes brasilienses de futebol feminino também terão compromissos no Campeonato Brasileiro. Tanto o Minas Brasília quanto o Cresspom, que disputam a Série A2, irão a campo pela quinta rodada. O Minas, penúltimo colocado no campeonato, jogará, às 15h de deste sábado, contra o Botafogo, no Rio de Janeiro. O Cresspom, que é último colocado com quatro derrotas em quatro jogos, atuará em casa contra o Fluminense às 15h deste domingo.
A Série A3, que já está na segunda fase — esta disputada em formato de mata-mata — contém apenas um representante brasiliense. O Capital, que se classificou para as oitavas de final após triunfar diante do Ceilândia, na primeira fase, já fez o primeiro confronto da eliminatória. Diante da equipe do Uberlândia, em casa, empatou por 1 x 1 o jogo que aconteceu no último domingo. Neste sábado, dia 13, viaja à Minas Gerais para tentar a classificação. A bola rola às 15 horas. O Gato Preto, por outro lado, não foi páreo para o time paranoaense, ao ser derrotado pelo placar agregado de 6x2.
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima