Jornal Correio Braziliense
Mundial de Judô

Brasileiros mantêm performances no quarto dia do Mundial de Judô

Com resultados repetidos em relação ao dia anterior, desempenho nos resultados não muda no masculino e no feminino. A brasiliense Ketleyn Quadros foi até as oitavas de final no quadro geral

O Brasil obteve os mesmos resultados no quarto dia do Mundial de Judô, nesta quarta-feira (10/5), em Doha, no Catar. No peso meio-médio, com limite de 63 kg para as mulheres e 81 kg para os homens, os judocas nacionais repetiram a mesma campanha desta terça-feira (9/5), tanto no masculino quanto no feminino, com duas quedas nas semifinais das chaves internas e outras duas nas segundas fases.

Número 4 do ranking mundial em sua categoria, Ketleyn Quadros teve uma vitória e uma derrota. Com posição privilegiada, a brasiliense estreou na segunda fase e superou a portuguesa Bárbara Timo no golden score, após empatar um waza-ari da brasileira naturalizada. Nas semifinais do tatame B, veio a queda por dois waza-ari, o que vale a um ippon, diante da kosovar Laura Fazliu.

No tatame C, Gabriella Moraes conseguiu uma vitória na primeira luta diante da sul-coreana Jijeong Kim, por um waza-ari, em um duelo disputado e acirrado. Na etapa seguinte, foi derrotada para a canadense Catherine Beauchemin-Pinard, perdendo em um golpe no solo diante da rival, qualificada diretamente para a segunda fase pelo ranking. Ambas vencedoras diante das brasileiras caíram nas finais internas e na primeira rodada da respescagem.

No masculino, Guilherme Schmidt foi o único brasileiro a perder na estreia, no dia. Diante do alemão Timo Cavelius, que antes havia superado o tcheco Adam Kopecky, o número 4 do peso na modalidade perdeu nos instantes finais, com um waza-ari, caindo no tatame B.

Na disputa pelo tatame C, Eduardo Santos, também privilegiado pelo ranking, estreou na segunda fase e venceu Abylaikhan Kazzhubanazar, do Cazaquistão, por um waza-ari. Na instância seguinte, foi derrotado para o canadense François Gauthier-Drapeau, também por um waza-ari, se despedindo da competição nas semifinais da chave.

Sobem os pesos

Passado metade do campeonato, as categorias seguem a subir a pesagem. Nesta quinta-feira (11/5), será a vez dos pesos, com presenças masculinas na categoria de até 90 kg. Rafael Macedo enfrenta o espanhol Tristani Espmosakhlishvili, pelo tatame B, e Giovani Ferreira, encara o sérvio Darko Brasnjovic, pelo tatame D.

Na sexta-feira (12/5), pelos pesos meio-pesados, Rafael Buzacarini encara Tevita Takayawa, do Fiji, enquanto Leonardo Gonçalves aguarda, na segunda fase, o vencedor entre o tcheco Lucas Krpalek e o italiano Gennaro Pirelli, na categoria até 100 kg. O sábado (13/5) tem os pesos pesados — acima de 78 kg no feminino e acima dos 100 kg no masculino — com Beatriz Souza, João Cesarino e Rafael Silva. O último dia, no domingo (14/5), tem Luana Carvalho e Gabriel Falcão na prova por equipes.

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima