O Brasil obteve os mesmos resultados no quarto dia do Mundial de Judô, nesta quarta-feira (10/5), em Doha, no Catar. No peso meio-médio, com limite de 63 kg para as mulheres e 81 kg para os homens, os judocas nacionais repetiram a mesma campanha desta terça-feira (9/5), tanto no masculino quanto no feminino, com duas quedas nas semifinais das chaves internas e outras duas nas segundas fases.
Número 4 do ranking mundial em sua categoria, Ketleyn Quadros teve uma vitória e uma derrota. Com posição privilegiada, a brasiliense estreou na segunda fase e superou a portuguesa Bárbara Timo no golden score, após empatar um waza-ari da brasileira naturalizada. Nas semifinais do tatame B, veio a queda por dois waza-ari, o que vale a um ippon, diante da kosovar Laura Fazliu.
No tatame C, Gabriella Moraes conseguiu uma vitória na primeira luta diante da sul-coreana Jijeong Kim, por um waza-ari, em um duelo disputado e acirrado. Na etapa seguinte, foi derrotada para a canadense Catherine Beauchemin-Pinard, perdendo em um golpe no solo diante da rival, qualificada diretamente para a segunda fase pelo ranking. Ambas vencedoras diante das brasileiras caíram nas finais internas e na primeira rodada da respescagem.
No masculino, Guilherme Schmidt foi o único brasileiro a perder na estreia, no dia. Diante do alemão Timo Cavelius, que antes havia superado o tcheco Adam Kopecky, o número 4 do peso na modalidade perdeu nos instantes finais, com um waza-ari, caindo no tatame B.
Na disputa pelo tatame C, Eduardo Santos, também privilegiado pelo ranking, estreou na segunda fase e venceu Abylaikhan Kazzhubanazar, do Cazaquistão, por um waza-ari. Na instância seguinte, foi derrotado para o canadense François Gauthier-Drapeau, também por um waza-ari, se despedindo da competição nas semifinais da chave.
Sobem os pesos
Passado metade do campeonato, as categorias seguem a subir a pesagem. Nesta quinta-feira (11/5), será a vez dos pesos, com presenças masculinas na categoria de até 90 kg. Rafael Macedo enfrenta o espanhol Tristani Espmosakhlishvili, pelo tatame B, e Giovani Ferreira, encara o sérvio Darko Brasnjovic, pelo tatame D.
Na sexta-feira (12/5), pelos pesos meio-pesados, Rafael Buzacarini encara Tevita Takayawa, do Fiji, enquanto Leonardo Gonçalves aguarda, na segunda fase, o vencedor entre o tcheco Lucas Krpalek e o italiano Gennaro Pirelli, na categoria até 100 kg. O sábado (13/5) tem os pesos pesados — acima de 78 kg no feminino e acima dos 100 kg no masculino — com Beatriz Souza, João Cesarino e Rafael Silva. O último dia, no domingo (14/5), tem Luana Carvalho e Gabriel Falcão na prova por equipes.
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima