Começa nesta quarta-feira a quinta rodada do Brasileirão 2023. Com a pausa das competições continentais e na Copa do Brasil, o campeonato retomará o seu curso com a primeira jornada de meio de semana. Os jogos, que serão dispostos durante as noites de quarta e quinta-feira, prometem, assim como os compromissos anteriores, muita disputa e confrontos nivelados.
O apito inicial será no Beira-Rio, às 19h, com o confronto entre Internacional e Athletico-PR. O duelo na parte de cima da tabela marcará a tentativa do Inter de se recuperar do astral ruim que demonstrou durante a derrota da última rodada — a primeira no campeonato — e a busca do Athletico em manter o caminho das vitórias, após vencer o titubeante Flamengo e respirar pela Libertadores.
Adicionalmente, a jornada apresentará um grande jogo. Cruzeiro e Fluminense protagonizaram um confronto responsável pelo enfrentamento de dois trabalhos de ótimos começos de campeonato, os de Pepa e Diniz. O jogo traz consigo a expectativa pelo embate entre os dois esquadrões que se encontram em ótimas formas até o momento.
Vale destacar o forte trabalho que os técnicos portugueses fazem neste início de torneio. Uma ligeira espiada pela tabela atual permite ao torcedor notar que todos os primeiros três colocados no momento são liderados por técnicos lusitanos: Luís Castro (Botafogo), Abel Ferreira (Palmeiras) e Pepa (Cruzeiro). Cenário que havia se tornado moda com o sucesso recente de Jorge Jesus à frente do Flamengo, em 2019, os técnicos estrangeiros, hoje, são quase metade dos 20 empregados na primeira divisão, com 9.
Internacional x Athletico-PR
Derrotado de forma passiva pelo São Paulo, o Colorado chega para a quinta rodada na tentativa de se recuperar da primeira derrota no campeonato. Com sete pontos de 12 possíveis, o Inter terá pela frente um adversário que não o derrota há três jogos, mais precisamente desde julho de 2021. O Athletico, por sua vez, vem de vitória. Embalado pelo triunfo contra o Flamengo diante da torcida, os paranaenses viajam a Porto Alegre para embalar mais uma vitória e subir na tabela. Com seis pontos, estão em décimo lugar.
Local: Beira-Rio
Horário: hoje, 19h
Transmissão: SporTV e Premiere
Escalações prováveis
Internacional
Keiller; Igor Gomes, Vitão, Mercado e Thauan Lara; Baralhas e Campanharo; Mauricio, De
Pena e Wanderson (Pedro Henrique); Luiz Adriano (Lucca).
Técnico: Mano Menezes
Athletico Paranaense
Bento; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Pedrinho; Erick, Fernandinho e Christian; David Terans, Vitor Roque e Rômulo.
Técnico: Paulo Turra.
Red Bull Bragantino x América-MG
Com cinco pontos e na décima segunda posição, o RB Bragantino recebe o América de Minas vindo de um bom resultado. Em partida movimentada, o time de Bragança Paulista empatou por 3 x 3 fora de casa contra o Grêmio. Agora, busca reencontrar o caminho das vitórias contra um Coelho que mantém uma constância negativa de resultados: quatro derrotas em quatro jogos. Na lanterna, terão um difícil desafio em terras paulistas.
Local: Arena Red Bull
Horário: hoje, 19h
Transmissão: Premiere
Escalações prováveis
RB Bragantino
Cleiton; Aderlan, Eduardo, Natan e Juninho Capixaba; Jadsom, Matheus Fernandes e Lucas Evangelista; Helinho, Eduardo Sasha e Bruninho.
Técnico: Pedro Caixinha.
América-MG
Matheus Cavichiolli; Marcinho, Maidana, Éder e Nicolas; Juninho, Alê e Benítez; Matheusinho, Aloísio e Everaldo.
Técnico: Vagner Mancini.
Santos x Bahia
Sem engrenar sob o comando de Odair Hellmann, o Peixão receberá o bem treinado time do Bahia. O tricolor vem de duas vitórias consecutivas e ganhou posições na tabela. Ocupa a nona colocação. O Santos, que somou apenas quatro pontos até agora, pisará no mítico gramado da Vila Belmiro para se recuperar de duas derrotas consecutivas nas últimas duas partidas. Na classificação, está em 14º.
Local: Vila Belmiro
Horário: Quarta-feira, 19h
Transmissão: Premiere
Escalações prováveis
Santos
João Paulo; Nathan, Messias, Joaquim e Lucas Pires; Rodrigo Fernández, Camacho e Lucas Lima; Mendoza, Lucas Braga (Lucas Barbosa) e David Washington (Bruno Mezenga)
Técnico: Odair Hellmann.
Bahia
Marcos Felipe; Kanu, David Duarte e Rezende; Cicinho, Acevedo, Thaciano e Chávez; Ademir (Biel), Cauly e Everaldo.
Técnico: Renato Paiva.
Cuiabá x Atlético-MG
O jogo na Arena Pantanal marcará um duelo entre equipes com campanhas muito parecidas até agora no campeonato. Vindo de vitória contra o América Mineiro em BH, a equipe mato-grossense ocupa a 13ª posição, com quatro pontos depois de uma vitória, um empate e duas derrotas. O Galo só está abaixo do seu adversário de quarta pela diferença no saldo de gols. Derrotado pelo crescente futebol do Botafogo, no Rio de Janeiro, tenta se recuperar para ser bem recebido na volta para casa.
Local: Arena Pantanal
Horário: Quarta-feira, 20h
Transmissão: Premiere
Escalações prováveis
Cuiabá
Walter, Mateusinho, Marllon, Alan Empereur e Patrick; Raniele, F. Augusto e Ceppelini; Negueba, Jonathan Cafú e Deyverson.
Técnico: Ivo Vieira.
Atlético-MG
Everson; Saravia, Lemos, (Jemerson) Bruno Fuchs e Rubens (Dodô); Otávio, Zaracho, Igor Gomes e Pavón (Patrick); Hulk e Paulinho.
Técnico: Eduardo Coudet.
Flamengo x Goiás
O Flamengo vai ao Maracanã com o objetivo de fugir de uma eventual crise dentro de campo. Colado na zona de rebaixamento, o Mengão perdeu os últimos três jogos do campeonato contra adversários de equipes inferiores à dele e precisará contar com o calendário, que o pôs frente a frente com um oponente em momento ainda pior. Em 18º lugar, o esmeraldino goiano foi massacrado pelo Palmeiras na última rodada, ao perder por cinco a zero, e precisará de uma grande performance para pontuar. Até agora, somou três pontos.
Local: Maracanã
Horário: hoje, 20h
Transmissão: Premiere
Escalações prováveis
Flamengo
Santos (Matheus Cunha); Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, Vidal, Everton Ribeiro, Matheus França (Arrascaeta) e Everton Cebolinha; Pedro
Técnico: Jorge Sampaoli
Goiás
Marcelo Rangel; Maguinho, Sidimar, Edu e Sander; Zé Ricardo, Morelli, Palacios e Guilherme Marques; Vinícius e Matheus Peixoto.
Técnico: Émerson Ávila
Cruzeiro x Fluminense
Aqui, um dos grandes jogos da rodada. Impulsionado pelo ótimo começo de trabalho do técnico português Pêpa, o Cruzeiro começou o campeonato exatamente do jeito que sonhava: com vitórias. Após estrear com derrota, a equipe mineira engatou uma sequência de três vitórias seguidas, e contará com a presença de sua torcida para bater o forte Fluminense de Diniz. Este, que após o empate com o Vasco na última rodada, chegará ao Independência para retomar o caminho das vitórias, que não vêm há duas rodadas. Com 7 pontos, ocupa o sexto lugar. O Cruzeiro, com 9, está em terceiro.
Local: Mineirão
Horário: hoje, 21h30
Transmissão: Globo e Premiere
Escalações prováveis
Cruzeiro
Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira, L. Castán e Marlon; Richard, Ramiro e Matheus Vital; Wesley (Nikão), Bruno Rodrigues e Gilberto.
Técnico: Pepa.
Fluminense
Fábio, Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo e Marcelo; Alexsander, André, Arias, Ganso e Lima; Cano.
Técnico: Fernando Diniz.
Palmeiras x Grêmio
Em segundo lugar na tabela, o Palmeiras receberá o Grêmio de Porto Alegre com os sentimentos à flor da pele. Vindo de duas grandes performances - tanto pela Libertadores, contra o Barcelona, quanto pelo BR, contra o Goiás - o Verdão segue trilhando o caminho das vitórias de sua experiente e bem treinada equipe. Com três vitórias e um empate, tem 9 pontos. O Grêmio, após o empate contra o RB Bragantino, em sua casa, somou sete pontos nas quatro partidas que disputou. Sem derrotas nos últimos três jogos, vai a São Paulo em busca da manutenção da sequência, e, quem sabe, subir na tabela.
Local: Allianz Parque
Horário: Quarta-feira, 21:30
Transmissão: Premiere
Escalações prováveis
Palmeiras
Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Luan e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino (Richard Ríos) e Raphael Veiga; Dudu, Artur e Rony.
Técnico: Abel Ferreira.
Grêmio
Gabriel Grando; Thomas Luciano, Bruno Alves, Kannemann e Diogo Barbosa (Reinaldo); Mila e Lucas Silva; Bitello, Cristaldo e Vina (Galdino ou Zinho); Suárez.
Técnico: Renato Portaluppi.
Coritiba x Vasco
Sem vencer, o Coritiba pisará em campo diante de seu torcedor na amarga penúltima posição do campeonato. Dono da segunda pior defesa do Brasileirão até o momento, o Coxa precisará de um desempenho inédito de sua parte no ano de 2023 para derrotar o Vasco. O time cruzmaltino, que vem de empate frente ao Fluminense, está no topo da parte de baixo da tabela. Com 5 pontos, espera mostrar mais uma vez o bom futebol que tem desempenhado para derrotar o adversário mais fraco em seu calendário no campeonato até agora.
Local: Couto Pereira
Horário: quinta-feira, 19h
Transmissão: Premiere
Escalações prováveis
Coritiba
Gabriel Vasconcelos; Henrique, Bruno Viana e Victor Luis; Natanael, Willian Farias, Bruno Gomes e Jamerson; Alef Manga, Rodrigo Pinho e Kaio César.
Técnico: Antônio Carlos Zago
Vasco
Léo Jardim; Puma Rodríguez, Robson, Léo e Lucas Piton; Rodrigo, Andrey Santos e Jair; Gabriel Pec, Alex Teixeira e Pedro Raul.
Técnico: Maurício Barbieri
Botafogo x Corinthians
O líder Botafogo vem, rodada após rodada, se consolidando cada vez mais no topo. Após desempenhar bela atuação frente ao Atlético Mineiro, na última rodada, o Fogão manteve o panorama perfeito para se isolar dos concorrentes no G-4, onde alcançou quatro vitórias em quatro partidas. Enfrentará, na quinta-feira, um Corinthians que segue em transição para se adaptar ao trabalho do novo treinador e que tenta fugir do Z-4. Após empatar com o Fortaleza e respirar, o Timão está em décimo quinto, com quatro pontos, um à frente da zona da degola.
Local: Nilton Santos
Horário: quinta-feira, 19h30
Transmissão: Premiere e TV Globo
Escalações prováveis
Botafogo
Gatito, Saravia (Borges), Sampaio, Kanu e Jonathan Silva; Patrick de Paula, Oyama e Chay; Piazon, Sá e Erison.
Técnico: Luís Castro.
Corinthians
Cássio, Fagner, Gil, João Pedro e Piton; Du Queiroz, Paulinho, Renato Augusto, Mosquito e Willian; Roger Guedes.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Fortaleza x São Paulo
Soberano diante de sua torcida até agora, o Fortaleza apostará na bonita festa de seus aficionados no Castelão para se manter na zona de classificação para a próxima Libertadores. Ainda sem derrotas nos primeiros quatro jogos, possui oito pontos e o segundo melhor ataque da competição, junto ao Fogão. O São Paulo, no entanto, vem logo atrás. Em quinto lugar, possui sete pontos, a melhor defesa da primeira divisão junto ao Cruzeiro e tem se mostrado ser uma ameaça sob o comando do técnico Dorival Júnior. Até agora, só foi derrotado na estreia, pelo líder, Botafogo.
Local: Arena Castelão
Horário: quinta-feira, 20h
Transmissão: Premiere e SporTV
Escalações prováveis
Fortaleza
Fernando Miguel; Tinga, Emanuel Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Lucas Sasha, Caio Alexandre, Calebe, Hércules, Moisés; Thiago Galhardo.
Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
São Paulo
Rafael, Rafinha, Arboleda, Beraldo e Caio Paulista; Gabriel Neves, Pablo Maia, Alisson, Rodrigo Nestor e Marcos Paulo; Luciano.
Técnico: Dorival Júnior.
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima