Série A

Guia da rodada 4 do Brasileirão 2023: jogos, escalações e onde assistir

Saiba o panorama atual do seu time à frente de mais uma bateria de jogos, os prováveis times e onde acompanhá-los. Calendário conta com reedição da final da Libertadores passada e com clássico carioca. A rodada, mais uma vez, começa no sábado e termina na noite de segunda

Neste sábado (6/5), mais uma rodada da Série A do Campeonato Brasileiro se inicia. Após o desenrolar de muitos cenários nas competições continentais de meio de semana, a elite da competição nacional volta às telinhas e aos estádios espalhados pelo país com a quarta rodada. A promessa, assim como nas três primeiras jornadas do torneio, é de bom futebol e embates equilibrados.

Protagonizando o segundo clássico carioca do campeonato, Fluminense e Vasco se enfrentarão no Maracanã em um dos duelos mais interessantes da rodada. Mesmo tendo saído derrotado pelo Bahia em seu último compromisso, o cruzmaltino, que tem mostrado bom futebol e ao torcedor sinais de que, dessa vez, voltou à Série A para ficar, terá o embalado tricolor pela frente, equipe que, para muitos, vem desfilando o melhor futebol do país. Será o elenco vascaíno capaz de parar Cano & Cia.?

Se reencontrando após a última final da Libertadores, Athletico-PR e Flamengo ficarão frente a frente em mais uma oportunidade neste fim de semana, na Arena da Baixada. Em duelo com promessa de ser pegado, e de muita disputa pelas ações do jogo, o clube da casa levará o time titular a campo na tentativa de espelhar as atuações desempenhadas na competição continental

O rubro-negro, mesmo ainda não tendo encaixado um sistema tático, apostará no forte elenco à disposição e no retrospecto positivo contra os adversários da tarde de domingo (7/5). Com 17 vitórias flamenguistas contra 14 athleticanas, o time carioca não perde para o Furacão desde abril do ano passado.

A rodada contará, também, com o interessante duelo de segunda à noite entre Corinthians e Fortaleza. Super embalado pelo ano incrível que vem fazendo, o Leão viaja à capital paulista dispondo de incríveis performances no portfólio da temporada, e buscará se aproveitar do momento delicado do adversário alvinegro.

Com a necessidade de lidar, até mesmo, com protestos da insatisfeita torcida na porta do CT do clube, o Timão precisará, além disso, resolver os problemas que tem dentro das quatro linhas para levar os três pontos diante da fiel. Em maus bocados tanto no Brasileirão quanto na Libertadores, fará parte de um duelo interessante entre oponentes que, historicamente, ocupam patamares distintos, mas que, no momento, vivem momentos opostos.

Cruzeiro x Santos

Descansado por causa da ausência em competições continentais na temporada, o Cruzeiro receberá o alvinegro praiano diante da torcida em um começo de campeonato melhor do que o esperado. Sem um revés e sem ser vazado nos últimos dois jogos, o Cabuloso ocupa a sexta colocação na tabela, com seis pontos. O Santos, por outro lado, chega para o confronto um tanto abalado. Com quatro pontos conquistados e a décima primeira posição da tabela, a equipe paulista tentará se livrar do astral ruim gerado pela má atuação de meio de semana contra o Newell 's Old Boys, pela Sul-Americana.

Local: Independência
Dia e horário: Sábado, 16h
Transmissão: Premiere

Escalações prováveis

Cruzeiro
Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira, Luciano Castán e Marlon; Richard, Ramiro e Mateus Vital; Bruno Rodrigues, Nikão e Gilberto
Técnico: Pepa

Santos
João Paulo; Nathan, Messias, Joaquim e Lucas Pires; Rodrigo Fernández, Dodi, Lucas Lima; Mendoza, Marcos Leonardo e Daniel Ruiz.
Técnico: Odair Hellmann

Fluminense x Vasco

Neste momento, a vida nas Laranjeiras dificilmente poderia ser melhor. Isso devido ao que viveu o Fluminense na terceira rodada da Libertadores durante a semana, ao protagonizar uma goleada histórica contra o River Plate. No Brasileirão, porém, tenta se recuperar na tabela após a derrota no último fim de semana: está em quinto, com seis pontos. O Vasco, adversário responsável por compor o segundo clássico carioca do campeonato, vai para o jogo no Maracanã com a necessidade de provar ao torcedor que não se abateu pela surpreendente derrota sofrida contra o Bahia, em casa, na última rodada. Com quatro pontos, está na nona posição.

Local: Maracanã
Dia e horário: Sábado, 21h
Transmissão: Premiere e SporTV

Escalações prováveis

Fluminense
Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo e Marcelo; André, Alexsander e PH Ganso; Jhon Arias, Lima e Germán Cano.
Técnico: Fernando Diniz

Vasco
Léo Jardim; Puma Rodríguez, Robson, Léo e Lucas Piton; Rodrigo, Andrey Santos e Jair; Gabriel Pec, Alex Teixeira e Pedro Raul.
Técnico: Maurício Barbieri

América-MG x Cuiabá

Apesar de ainda estar 100% vivo na luta pela classificação à próxima fase da Sul-Americana, o Coelho vive péssimo início de Campeonato Brasileiro. Na lanterna, o América-MG, após as três primeiras rodadas, segue sem somar um mísero ponto. Tendo perdido para Santos, São Paulo e Fluminense, a equipe, agora, buscará a primeira vitória contra um time de menos peso. Também ainda sem triunfos, o Cuiabá fará parte do confronto que se trata de uma batalha particular na zona da degola. Até agora, com um empate e duas derrotas, a equipe mato-grossense se esforçará para tirar proveito do calendário, que contará apenas com a competição anual, para aumentar o rendimento.

Local: Independência
Dia e horário: Domingo, 11h
Transmissão: Premiere

Escalações prováveis

América-MG
Matheus Cavichiolli; Arthur, Maidana, Éder e Nicolas; Juninho, Alê e Benitez; Matheusinho, Aloísio e Everaldo
Técnico: Vagner Mancini

Cuiabá
Walter; Matheus Alexandre, Marllon, Allyson e Mateusinho; Raniele, Denilson e Ceppelini; Iury Castilho, Emerson Negueba e Deyverson.
Técnico: Ivo Vieira

Athletico-PR x Flamengo

Para o quarto compromisso no campeonato, o Athletico-PR chega para a rodada com sensações positivas. Após derrotar o Libertad e assumir a liderança do grupo G na Copa Libertadores, o clube paranaense buscará derrotar o Flamengo e se recuperar no Brasileirão, no confronto que marcará o primeiro encontro dos dois desde a última decisão do campeonato continental, no ano passado. O rubro-negro, por sua vez, segue sem engrenar sob a batuta do técnico Sampaoli. Com mau começo de temporada, os cariocas somam apenas três pontos de nove possíveis e se encontram na décima terceira posição da tabela. Com a mesma pontuação, o Furacão vem logo atrás, em décimo quarto.

Local: Arena da Baixada
Horário: 16h
Transmissão: Globo, TNT Sports e CazéTV

Escalações prováveis

Athletico-PR
Bento; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Pedrinho; Erick, Fernandinho e Vitor Bueno; David Terans, Pablo e Vitor Roque.
Técnico: Paulo Turra.

Flamengo
Santos; Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, Vidal, Thiago Maia e Everton Ribeiro; Gabigol e Pedro.
Técnico: Jorge Sampaoli.

Bahia x Coritiba

Para passar pelo Coritiba, o tricolor baiano buscará, assim como fez contra o Vasco no Rio de Janeiro, performar um bom futebol diante de sua apaixonada torcida. O Bahia, apesar de ter vencido apenas uma vez em três jogos, somando, também, duas derrotas, chega para tirar proveito do momento vivido pelo Coritiba. Sem triunfos até agora, o Coxa busca respirar no campeonato. Ainda que tenha dado trabalho ao São Paulo no Couto Pereira, em que chegou a sair na frente antes de tomar o empate, segue sem encontrar a luz no fim do túnel. Está em penúltimo na tabela, enquanto os baianos ocupam a décima quinta posição.

Local: Fonte Nova
Dia e horário: Domingo, 16h
Transmissão: RBS TV e Premiere

Escalações prováveis

Bahia
Marcos Felipe; Jacaré, Kanu, David Duarte, Rezende e Matheus Bahia; Cauly, Ademir, Thaciano e Acevedo; Everaldo.
Técnico: Renato Paiva

Coritiba
Gabriel; Kuscevic, Bruno Viana e Victor Luis; Natanael, Bruno Gomes, Willian Farias e Jamerson; Kaio César, Alef Manga e Rodrigo Pinho.
Técnico: Antônio Carlos Zago

São Paulo x Internacional

Com campanha equilibrada até o momento, o tricolor paulista mandará uma partida em casa pela segunda vez no campeonato. O São Paulo, que também faz boa campanha na Sul-Americana, liderando o Grupo D, tem, no Brasileirão, uma vitória, um empate e uma derrota. Determinados a conseguir mais um triunfo no Morumbi após o bom jogo contra o América-MG, na estreia de Dorival Júnior, a equipe paulistana enfrentará um Internacional que, até o momento, se mostra sólido. Quarto colocado, o Colorado ainda não perdeu, somando duas vitórias e um empate. Além de estar disputando a liderança do grupo B da Libertadores, virará a chave para seguir fora do caminho das derrotas.

Local: Morumbi
Dia e Horário: Domingo, 16h
Transmissão: Globo e Premiere

Escalações prováveis

São Paulo
Rafael; Raí Ramos (Rafinha), Arboleda, Beraldo e Caio Paulista; Pablo Maia, Luan e Nestor; Marcos Paulo, Luciano e Calleri.
Técnico: Dorival Júnior.

Internacional
John; Bustos, Moledo, Mercado e Thauan Lara; Campanharo; Mauricio, Johnny, De Pena e Wanderson; Luiz Adriano.
Técnico: Mano Menezes.

Botafogo x Atlético-MG

O domingo de futebol brasileiro também contará com o líder do campeonato em campo. No topo da tabela, com campanha impecável, o Botafogo apostará no bom momento de destaques como o goleiro Lucas Perri e o atacante Tiquinho Soares para vencer diante da torcida no Nilton Santos e manter as estatísticas intactas. O Atlético-MG, no entanto, não venderá a vitória por um preço barato. Após respirar na Libertadores no meio de semana, o Galo viaja ao Rio na tentativa de fazer bonito também no Brasileiro. Em décimo lugar, somou quatro pontos de nove possíveis.

Local: Nilton Santos
Dia e horário: Domingo, 18h30
Transmissão: Premiere

Escalações prováveis

Botafogo
Lucas Perri; Di Placido, Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Danilo Barbosa, Tchê Tchê e Carlos Eduardo; Eduardo Sauer, Victor Sá e Júnior Santos; Tiquinho Soares.
Técnico: Luís Castro.

Atlético-MG
Everson; Saravia, Lemos, Bruno Fuchs e Rubens; Otávio, Edenílson, Zaracho e Hyoran; Hulk e Paulinho.
Técnico: Eduardo Coudet.

Goiás x Palmeiras

Em décimo sexto lugar, o Goiás terá pela frente a mais difícil tarefa no campeonato até agora, onde enfrentará o Palmeiras, no Serra Dourada. Mesmo tendo feito bonito durante a semana, ao derrotar o argentino Gimnasia, pela Sul-Americana, e pular para a segunda colocação do grupo G, o Esmeraldino vai à campo nesta quarta rodada precisando se recuperar no campeonato de pontos corridos. Até o momento, tem uma vitória e duas derrotas. O alviverde, no outro extremo da tabela, vem como favorito. Com duas vitórias e um empate, ocupa a terceira posição na tabela e vive bom momento, principalmente após a importante vitória garantida contra o Barcelona durante a semana, em Guayaquil, pela Libertadores. Na última rodada, venceu o Derby, contra o Corinthians.

Local: Serra Dourada
Dia e horário: Domingo, 18h30
Transmissão: Premiere

Escalações prováveis

Goiás
Tadeu; Apodi, Lucas Halter, Bruno Melo e Sander; Zé Ricardo, Morelli, Palacios, Diego Gonçalves e Vinicius; Matheus Peixoto.
Técnico: Emerson Ávila.

Palmeiras
Weverton; Mayke, Gómez, Cerqueira e Vanderlan; Ríos, Gabriel Menino, Zé Rafael e Artur; Flaco López e Endrick.
Técnico: Abel Ferreira.

Grêmio x Red Bull Bragantino

Tido como uma das equipes que mais precisa finalizar a gol para marcar, segundo levantamento feito pelo Globo Esporte, os jogadores do tricolor gaúcho pisarão no gramado da Arena em busca de fugir do bolo no meio da tabela e entrar na zona de classificação para a Libertadores do ano que vem. Com seis pontos conquistados, o clube sulista ocupa a sétima posição. O Bragantino, adversário da noite de domingo (7/5), faz campanha numericamente pior. Assim como Santos, Atlético-MG, Vasco e São Paulo, possui uma vitória, um empate e uma derrota, e ocupa a décima segunda posição. Tentará se inspirar, no entanto, na boa campanha que faz na Sul-Americana, em que ocupa a liderança do grupo C.

Local: Arena do Grêmio
Dia e horário: Domingo, 18h30
Transmissão: Premiere

Escalações prováveis

Grêmio
Gabriel Grando; Fábio, Bruno Alves, Bruno Uvini e Diogo Barbosa; Lucas Silva e Mila; Bitello, Cristaldo e Vina; Luis Suárez.
Técnico: Renato Portaluppi.

RB Bragantino
Lucão; Hurtado, Eduardo, Natan e Juninho Capixaba; Lucas Evangelista e Matheus Fernandes; Helinho, Bruninho e Sorriso; Alerrandro.
Técnico: Pedro Caixinha.

Corinthians x Fortaleza

Ainda ressaqueado pelas performances ruins dos últimos jogos e pelas polêmicas vividas com as constantes trocas de treinadores — foram quatro em menos de um mês — o Corinthians buscará, no único jogo de segunda-feira (8/5) da rodada, virar a página. Terá pela frente, porém, um dificílimo teste. Dono do melhor ataque do Brasil, com 75 gols em 2023, o Fortaleza faz um início de temporada excelente. Além de ser o vice-líder do campeonato, com duas vitórias e um empate, é o time de melhores números ofensivos no Brasileirão e já derrotou, inclusive, o ascendente Fluminense de Fernando Diniz. O Leão, além disso, também é líder do grupo H da Sul-Americana e marcou, simplesmente, 12 gols em três partidas.

Local: Neo Química Arena
Dia e horário: Segunda-feira, 20h
Transmissão: Premiere

Escalações prováveis

Corinthians
Cássio; Fagner, Gil, Murillo e Fábio Santos; Roni, Du Queiroz, Maycon, Giuliano e Róger Guedes; Yuri Alberto.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Fortaleza
Fernando Miguel; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Caio Alexandre, Hércules, Calebe e Pochettino; Moisés e Thiago Galhardo.
Técnico: Vojvoda.

*Estagiário sob a supervisão de Danilo Queiroz