O Esporte Clube Bahia teve um capítulo marcante na própria história nesta quinta-feira (4/5). Em evento realizado em Salvador, o clube concretizou a entrada da instituição no Grupo City, como Sociedade Anônima de Futebol (SAF). O Tricolor de Aço agora integra um conjunto de clubes que conta com 13 clubes, sendo o Manchester City, da Inglaterra, o principal destes.
O time brasileiro se tornou o terceiro do continente a integrar a comunidade, depois do Montevideo City Torque, do Uruguai, e do Bolívar, da Bolívia. Além destes, o Grupo City conta com mais dois clubes participantes dos maiores campeonatos nacionais do mundo: o Troyes, no Francês, e o Girona, no Espanhol.
A empolgação pela entrada do bicampeão brasileiro, com 90% dos direitos repassados à nova gestão, levou à euforia na fala do Diretor Executivo do grupo, Ferran Soriano. "O Bahia é excepcional pelo seu tamanho, pela sua torcida, e assim será o segundo maior clube do grupo. Seu significado social é gigante. O Bahia faz parte do tecido social da cidade e do estado", declarou.
"Agora poderemos nos beneficiar de fazer parte da organização de futebol mais experiente e ambiciosa do mundo, enquanto fortalecemos nosso desempenho dentro e fora do campo, desenvolvendo jovens talentos que são o futuro do futebol brasileiro e oferecendo oportunidades ainda melhores para a Nação Tricolor", disse, por sua vez, o presidente do clube, Guilherme Bellintani.
Também nesta quinta (4/5), o clube já agiu com os registros de jogadores e comissão técnica junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), cadastrando os membros da nova forma do clube no Boletim Informativo Diário da entidade (BID). A primeira partida dos baianos como SAF será neste domingo (7/5), às 16h, quando recebe o Coritiba, na Fonte Nova, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima