Futebol

Brasil bate a Tunísia e enfrenta Israel nas quartas do Mundial Sub-20

Seleção goleia africanos por 4 x 1 com show de Andrey Santos e suporta expulsão do zagueiro brasiliense Robert Renan para ampliar o placar no segundo tempo e confirmar duelo com Israel neste sábado

Paulo Martins*
postado em 31/05/2023 16:47 / atualizado em 31/05/2023 16:48
Andrey Santos balançou a rede duas vezes na vitória do Brasil contra a Tunísia -  (crédito:  Luis Robayo/AFP)
Andrey Santos balançou a rede duas vezes na vitória do Brasil contra a Tunísia - (crédito: Luis Robayo/AFP)

O Brasil se classificou para as quartas de final da Copa do Mundo Sub-20 nesta quarta-feira (31/5). No Estádio Único de La Plata, na Argentina, a Seleção superou a Tunísia por 4 x 1, pelas oitavas. Com o resultado, avança para encarar Israel. O adversário eliminou o o Uzbequistão, na última terça-feira (30/5).

Com um começo avassalador, a equipe de Ramon Menezes não demorou a chegar ao primeiro gol, em pênalti convertido por Marcos Leonardo, aos 10 minutos. Com a manutenção da pressão e uma arbitragem pouco criteriosa quanto ao contato físico, os brasileiros tardaram 20 minutos mais para ampliar o marcador contra a retranca da seleção africana, pelos pés de Andrey Santos.

A etapa inicial teve como ponto negativo um erro na saída de bola. O lance resultou em falta cometida pelo zagueiro Robert Renan em Mohamed Dhaoui. O brasiliense foi expulso instantes antes do intervalo. Apesar disso, o Brasil se segurou em meio à tentativa tunisiana de equilibrar as ações, ajudado pelo estado negativo do gramado e sustentou a vantagem.

No segundo tempo, o Brasil suportou a pressão da Tunísia e conseguiu abrir 4 x 0 no placar com Matheus Martins e novamente Andrey. Charbel diminuiu para os africanos, mas era tarde.

Sem o zagueiro nascido na Ceilândia, o esquadrão verde-amarelo encara Israel, a surpresa europeia, nas quartas de final. A partida está programada para sábado (3/6), às 18h, no Estádio Bicentenário, em San Juan. Após vencer os uzbeques pela vantagem mínima, no último lance, a missão israelita será resistir aos atuais campeões sul-americanos comandados por Ramon Menezes.

Na fase anterior ao mata-mata, Israel sofreu para avançar em segundo lugar. Pelo Grupo C, caiu contra a Colômbia na estreia, antes de empatar contra Senegal e depender de um triunfo contra o favorito Japão para seguir: a vitória veio por 2 x 1. Israel foi importante na mudança da sede da Indonésia para a Argentina. A delegação não era aceita no país asiático devido a questões diplomáticas.

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação