CONQUISTAS

Balanço olímpico: confira os resultados do Brasil no final de semana

Judô, skate, atletismo, surfe, ginástica artística e hipismo brindaram o país com pódios e títulos na sequência da preparação para o Pan-Americano de Santiago e para as Olimpíadas de Paris

Victor Parrini
postado em 29/05/2023 16:53
 (crédito: Julio Detefon/CBSk)
(crédito: Julio Detefon/CBSk)

O Brasil teve um final de semana repleto de conquistas nas modalidades que integram o programa olímpico. Atletas do judô, do skate e do atletismo brindaram o país com pódios e títulos importantes na sequência da preparação para o Pan-Americano de Santiago e para as Olimpíadas de Paris.

Luigi Cini foi o protagonista da etapa de San Juan, na Argentina, do Circuito Mundial de Skate Street. Ele cravou nota 85,74 e faturou a medalha de ouro. Outro brasileiro na disputa, Augusto Akio terminou em sétimo. No feminino, Raicca Ventura obteve 85,17 e ficou com o bronze, enquanto a britânica Sky Brown levou o ouro e a australiana ficou com o título Ruby Trew. Dora Varella terminou em sexto.

Nos Estados Unidos, a Brazilian Storm também subiu ao pódio no Circuito Mundial de Surfe. Nas ondas artificiais, mas perfeitas do Surf Ranch Pro, Italo Ferreira ficou com o segundo lugar, enquanto Filipe Toledo fechou na terceira posição. O americano Griffin Colapinto levou o troféu da etapa. Entre as mulheres, Tatiana Weston-Webb caiu na semifinal, mas abocanhou a terceira colocação.

O atletismo foi uma das modalidades que mais trouxeram alegrias ao povo brasileiro no final de semana. Teve dobradinha nos 100m rasos do Meeting de Rehlingen, na Alemanha. Com a marca de 10s16, Felipe Bardi conquistou o ouro, enquanto Erik Cardoso (10s20) levou a prata. O Meeting de Manchester, na Inglaterra, também reservou dois títulos ao Brasil, com Lucineida Moreira (5.000m) e Jaqueline Beatriz Weber (800m).

No Meeting de Chania, na Grécia, Lorraine Martins foi absoluta nos 100m, com a marca de 11s42. Nos 400m com barreiras, Chayenne Pereira foi o bronze. Meeting de Donnas, na Itália. Paloma Cardoso ficou com a medalha de prata.

O Pan-Americano de Ginástica Artística terminou com as seleções brasileiras masculina e feminina garantidas na disputa de Santiago, de 20 de outubro a 5 de novembro. Yuri Guimarães brilhou foi protagonista com o ouro no salto, a prata no solo e o bronze no individual geral. As conquistas renderam a terceira colocação geral para os homens. As mulheres terminaram na quinta colocação do torneio.

O Grand Prix de Judô, em Linz, na Áustria, teve Leonardo Gonçalves campeão na categoria até 100kg, enquanto Marcelo Gomes (90kg) e Giovanna Santos (+78kg) faturaram o bronze na competição. No hipismo, Stephan Barcha montou no terminou na terceira colocação do GP 5 estrelas de Roma, na Itália.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação