Futebol

Caso Vini Jr: Federação espanhola diminui punição ao Valencia por racismo

O Valencia havia apelado da decisão do Comitê de Competições (órgão disciplinar da RFEF) de interditar por cinco jogos a tribuna Mario Kempes do Mestalla, onde começaram os insultos contra o brasileiro

Agence France-Presse
postado em 26/05/2023 20:17
 (crédito: Jose Jordan/AFP)
(crédito: Jose Jordan/AFP)

A Comissão de Recursos da Federação Espanhola (RFEF) reduziu, nesta sexta-feira (26/5), de cinco para três jogos o período de fechamento parcial do estádio Mestalla, depois de acatar em parte um recurso do Valencia e diminuiu o valor da multa aplicada ao clube, após os insultos racistas contra o atacante Vinicius Júnior, do Real Madrid.

O Valencia havia apelado da decisão do Comitê de Competições (órgão disciplinar da RFEF) de interditar por cinco jogos a tribuna Mario Kempes do Mestalla, onde começaram os insultos contra o brasileiro, no domingo (21/5).

A Comissão de Recursos, que já havia recusado na quinta-feira suspender a sanção imposta pela Competição, aceitou diminuir a sanção ao clube valenciano, segundo resolução tornada pública nesta sexta-feira.

A Comissão considera que "não se pode eximir o Clube (Valencia) ao ser correta a tipificação e não haver uma disposição de medidas suficientemente intensa (para impedir os insultos)".

Mas, "acreditamos que não foram suficientemente levadas em conta" pela Comissão de recursos as medidas tomadas pelo clube 'che' durante a partida para evitar o que aconteceu".

Desta forma, a Comissão de Recursos reduziu o fechamento parcial do estádio Mestalla de cinco para três jogos, o que deve começar a ser aplicado no domingo na partida em que o Valencia enfrentará o Espanyol, pela penúltima rodada do campeonato.

O recurso também reduziu a multa aplicada ao Valencia de 45.000 para 27.000 euros (de R$ 240.840 para R$ 144.500 pela cotação atual).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação