Copa Sul-Americana

Veja o que seu time precisa para passar de grupo na Sul-Americana

A duas rodadas do fim da fase de grupos, o Fortaleza é o único dos sete clubes brasileiros participantes desta etapa que garantiu a classificação. Confira o que os demais necessitam para avançar no novo modelo da competição

Paulo Martins*
postado em 26/05/2023 16:50
Em fase complicada na Sul-Americana, Santos pode precisar de combinação de resultados para seguir ao play-in, ainda que dependa das próprias forças -  (crédito: Raul Baretta/Santos)
Em fase complicada na Sul-Americana, Santos pode precisar de combinação de resultados para seguir ao play-in, ainda que dependa das próprias forças - (crédito: Raul Baretta/Santos)

O novo modelo da Copa Sul-Americana, em uma cópia da Liga Europa, deixa claro o regulamento da fase de grupos. Apenas os primeiros vão às oitavas de final, enquanto os segundos classificados disputam uma preliminar diante dos clubes eliminados na fase de grupos da Libertadores.

Com isso, o esforço das equipes tem de ser ainda maior para evitar uma fase da competição, cortando viagens e datas em um calendário sempre cheio. Confira, agora, o que cada equipe necessita para ir ao mata-mata da “Sula”, considerando o melhor cenário possível:

Fortaleza: combinação de resultados

Único classificado às fases eliminatórias, o Leão do Pici se dedica a seguir no campeonato diretamente para as oitavas. Com cinco pontos de vantagem para o Palestino, os cearenses podem até perder diante do Estudiantes de Mérida, na Venezuela, contanto que o San Lorenzo vença os chilenos, para chegar a tal objetivo.

Botafogo: uma vitória e combinação de resultados

Mesmo liderando o Grupo A pelo saldo de gols, a visita à co-líder LDU, será fundamental para a briga na próxima fase. Com um triunfo no Equador, o time da Estrela Solitária pode contar até com um empate da Liga de Quito, contra a Universidad César Vallejo, para garantir o primeiro lugar.

Bragantino: uma vitória e combinação de resultados

O Massa Bruta vive exatamente a mesma situação dos alvinegros cariocas, obtendo a ponta do Grupo C pelo saldo de gols, à frente do Estudiantes de La Plata, mandante do próximo jogo dos paulistas. Em caso de vitória, o Oriente Petrolero seria o encarregado de ajudar os brasileiros a ter a vitória na divisão.

São Paulo: uma vitória e um empate

O Tricolor correspondeu às expectativas e à fragilidade do Grupo D, com a vaga praticamente definida. Ainda assim, a exigência da ponta dá a necessidade de uma maior soma de pontos, podendo ser conferida contra o Tolima e contra o Tigre, times que lutam pela segunda vaga, ambos visitantes do Morumbi.

Santos: uma vitória, um empate e combinação de resultados

A circunstância mínima para o avanço do Peixe seria nos detalhes, tamanho o problema em que se meteu a equipe no Grupo E. O piso para ter o Alvinegro Praiano pelo menos no play-in passa por um triunfo e um empate contra Blooming (zerado e eliminado) ou Newell’s Old Boys (líderes e a dois pontos de garantir a ponta), além de tirar uma diferença atual de três unidades no saldo de gols em relação ao Audax Italiano.

América-MG: duas vitórias e combinação de resultados

A situação mais difícil é a dos americanos, que podem ser eliminados mesmo vencendo os dois compromissos restantes. O Coelho deve somar seis pontos frente ao líder Millonarios, em Bogotá, e diante do lanterna e decepcionante Peñarol, em Montevidéu. Além disso, os colombianos devem vencer ou perder na rodada final contra o Defensa y Justicia, em Buenos Aires, com o empate classificando ambos. Mesmo com um vencedor neste jogo, o saldo de gols ainda pode eliminar os mineiros: haja dificuldade!

Goiás: uma vitória e combinação de resultados

O Esmeraldino pode poupar uma rodada e o elenco com uma possível combinação na quinta rodada. Além de vencer o Gimnasia de La Plata em casa, o alviverde deve contar com a vitória do Independiente Santa Fe em Bogotá, contra o Universitario, para ser inalcançável no primeiro posto e com a opção de poupar na visita à Colômbia.

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação