FUTEBOL INTERNACIONAL

Vítima de racismo, Diakhaby recusa participação em ação da LaLiga

Francês denunciou racismo em 2021, mas a entidade que organiza o Campeonato Espanhol arquivou o caso por falta de provas

Agência Estado
postado em 25/05/2023 17:49
 (crédito: JOSE JORDAN)
(crédito: JOSE JORDAN)

Diakhaby, zagueiro do Valencia que denunciou ter sofrido racismo em 2021, se recusou a posar para foto com a faixa de uma campanha contra o racismo promovida pela LaLiga e pela Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF). Enquanto os companheiros de time e os adversários do Mallorca se reuniram perto do meio de campo segurando a faixa juntos, antes de se enfrentarem na quarta-feira (24/5), o defensor francês permaneceu afastado.

"Racistas, fora do futebol" é a mensagem escrita na faixa, que também foi exibida em outras partidas da 36ª rodada do Campeonato Espanhol. A ação foi realizada após o brasileiro Vinicius Junior, do Real Madrid, adotar uma postura combativa ao ser vítima de racismo justamente em um jogo contra o Valencia.

A trajetória de Diakhaby indica que a ressalva é com as instituições, pois, quando relatou ter sido vítima de racismo, não viu nenhuma ação ser tomada. Em 2021, ele denunciou ter sido chamado de "negro de m…" por Juan Cala, então jogador do Cádiz. Na época, todo o time do Valencia deixou o gramado em forma de protesto, mas voltaram por medo de retaliação. O zagueiro, contudo, não retornou.

Diakhaby denunciou o caso publicamente. A LaLiga até chegou a abrir uma investigação interna e encaminhou imagens à RFEF, que arquivou o processo por considerar o material disponível inconclusivo. Com isso, não houve nenhuma punição a Cala.

Quando Vinícius Júnior foi alvo de racismo no Mestalla, no último domingo (21/5), Diakhaby publicou uma mensagem de apoio ao brasileiro. "Sim, claro que dou meu apoio a Vinícius contra os insultos racistas que ele recebeu de alguns torcedores. E espero que o meu clube faça o que for preciso para penalizar fortemente quem cometeu estes atos. Não dizer nada é ser cúmplice", escreveu no Twitter.

Vítima constante de ataques racistas na Espanha, Vini Jr. reagiu de forma contundente frente ao novo episódio. Apontou que as medidas tomadas pelas instituições não são suficientes para coibir o racismo e provocou um forte debate sobre o tema no país Diante da cobrança pública, a LaLiga irá pedir a mudança de leis espanholas para ter mais autonomia para aplicar punições.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação