RACISMO

Clubes, jogadores e CBF se solidarizam com Vini Jr. após racismo na Espanha

Neymar, Mbappé, Rio Ferdinand e Ronaldo Fenômeno foram algumas das personalidades da bola que apoiaram o camisa 20 do Real Madrid. Flamengo, Vasco, Santos e outros clubes brasileiros também se manifestaram

Correio Braziliense
postado em 21/05/2023 22:52 / atualizado em 21/05/2023 22:53
 (crédito:  JAVIER SORIANO / AFP)
(crédito: JAVIER SORIANO / AFP)

O mundo da bola se solidarizou com Vinicius Junior, vítima de racismo durante a derrota por 1 x 0 para o Valencia, pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol. A dupla do Paris Saint-Germain, Neymar e Mbappé, publicaram mensagens de apoio ao camisa 20 merengue nas redes sociais. 

"Você não está sozinho. Estamos com você e vamos te apoiar, Vinicius Junior", escreveu Mbappé. "Estou contigo, Vini", publicou Neymar. 

Companheiro de Vinicius Junior na Seleção Brasileira, o atacante Richarlison, do Tottenham, saiu em defesa do parceiro de Amarelinha. "Sempre fizeram de tudo para evitar que o preto chegasse ao topo... escravizaram, marginalizaram e mataram. Mas nunca vão derrubar quem nasceu para ser grande. A história se esquece dos ratos e agiganta quem luta contra essa gente ruim. Tamo junto sempre."

Personagem que também vestiu a camisa do Real Madrid, Ronaldo Fenômeno também se manifestou nas redes sociais. "Mais uma vez um episódio de racismo na La Liga. Mais uma vez com o Vini Jr. Até quando? Enquanto houver impunidade e conivência, haverá racismo. É inadmissível que árbitros, Federação e autoridades também fiquem sem ação e que torcedores aplaudam tamanho absurdo. Basta. Vini, conte comigo na sua luta. Na nossa luta."

 Ídolo do Manchester United, o ex-zagueiro Rio Ferdinand foi incisivo no repúdio aos atos contra o brasileiro.

"Irmão, você precisa de proteção... quem está protegendo Vinicius Junior na Espanha? Ele recebe cartão vermelho depois de ser sufocado e sofrer racismo durante o jogo... P... Quantas vezes precisamos ver esse jovem rapaz sujeito a essa merda??? Eu vejo dor, eu vejo nojo, eu vejo ele precisando de ajuda... e as autoridades não fazem merda alguma para ajudá-lo. Pessoas precisam se unir e exigir mais das autoridades que regem o nosso jogo. Ninguém merece isso, mesmo se você mereça. Há a necessidade de ser uma abordagem unificada para isso, do contrário, vai ser jogado para baixo do tapete DE NOVO", escreveu.

Além dos personagens da bola, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) endossou o discurso de combate ao racismo.

"Até quando ainda vamos vivenciar, em pleno século 21, episódios como o que acabamos de presenciar, mais uma vez, em La Liga? Até quando a humanidade ainda será apenas espectadora e cúmplice de atos cruéis de racismo? Até quando vamos precisar lembrar que é crime? Até quando vamos ter que lutar por atitudes concretas e eficazes dentro e fora dos campos? Não há alegria onde há racismo. Você tem todo o nosso carinho e de todos os brasileiros, Vinicius Junior. Não só você, mas todos que sofreram e sofrem com essa doença mundial, que é o racismo. A cor da pele não pode mais incomodar", manifestou o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues.

 

Flamengo, Fluminense, Santos, São Paulo, Vasco, Botafogo, Atlético-MG, Palmeiras e outros também compraram a briga de Vinicius Junior. 

 

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação