O mundo da bola se solidarizou com Vinicius Junior, vítima de racismo durante a derrota por 1 x 0 para o Valencia, pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol. A dupla do Paris Saint-Germain, Neymar e Mbappé, publicaram mensagens de apoio ao camisa 20 merengue nas redes sociais.
"Você não está sozinho. Estamos com você e vamos te apoiar, Vinicius Junior", escreveu Mbappé. "Estou contigo, Vini", publicou Neymar.
Companheiro de Vinicius Junior na Seleção Brasileira, o atacante Richarlison, do Tottenham, saiu em defesa do parceiro de Amarelinha. "Sempre fizeram de tudo para evitar que o preto chegasse ao topo... escravizaram, marginalizaram e mataram. Mas nunca vão derrubar quem nasceu para ser grande. A história se esquece dos ratos e agiganta quem luta contra essa gente ruim. Tamo junto sempre."
Sempre fizeram de tudo para evitar que o preto chegasse ao topo... escravizaram, marginalizaram e mataram. Mas nunca vão derrubar quem nasceu para ser grande. A história se esquece dos ratos e agiganta quem luta contra essa gente ruim. Tamo junto sempre, @vinijr ???????????????? pic.twitter.com/8Y3r1J89xj
— Richarlison Andrade (@richarlison97) May 21, 2023
Personagem que também vestiu a camisa do Real Madrid, Ronaldo Fenômeno também se manifestou nas redes sociais. "Mais uma vez um episódio de racismo na La Liga. Mais uma vez com o Vini Jr. Até quando? Enquanto houver impunidade e conivência, haverá racismo. É inadmissível que árbitros, Federação e autoridades também fiquem sem ação e que torcedores aplaudam tamanho absurdo. Basta. Vini, conte comigo na sua luta. Na nossa luta."
Mais uma vez um episódio de racismo na @LaLiga. Mais uma vez com o @vinijr. Até quando? Enquanto houver impunidade e conivência, haverá racismo. É inadmissível que árbitros, Federação e autoridades também fiquem sem ação e que torcedores aplaudam tamanho absurdo. Basta. Vini,… pic.twitter.com/s92Xq8K4XV
— Ronaldo Nazário (@Ronaldo) May 21, 2023
Ídolo do Manchester United, o ex-zagueiro Rio Ferdinand foi incisivo no repúdio aos atos contra o brasileiro.
"Irmão, você precisa de proteção... quem está protegendo Vinicius Junior na Espanha? Ele recebe cartão vermelho depois de ser sufocado e sofrer racismo durante o jogo... P... Quantas vezes precisamos ver esse jovem rapaz sujeito a essa merda??? Eu vejo dor, eu vejo nojo, eu vejo ele precisando de ajuda... e as autoridades não fazem merda alguma para ajudá-lo. Pessoas precisam se unir e exigir mais das autoridades que regem o nosso jogo. Ninguém merece isso, mesmo se você mereça. Há a necessidade de ser uma abordagem unificada para isso, do contrário, vai ser jogado para baixo do tapete DE NOVO", escreveu.
How many times do we need to see this young man subjected to this shit? @LaLiga @UEFA @FIFAcom pic.twitter.com/FsEJUZuvMY
— Rio Ferdinand (@rioferdy5) May 21, 2023
Além dos personagens da bola, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) endossou o discurso de combate ao racismo.
"Até quando ainda vamos vivenciar, em pleno século 21, episódios como o que acabamos de presenciar, mais uma vez, em La Liga? Até quando a humanidade ainda será apenas espectadora e cúmplice de atos cruéis de racismo? Até quando vamos precisar lembrar que é crime? Até quando vamos ter que lutar por atitudes concretas e eficazes dentro e fora dos campos? Não há alegria onde há racismo. Você tem todo o nosso carinho e de todos os brasileiros, Vinicius Junior. Não só você, mas todos que sofreram e sofrem com essa doença mundial, que é o racismo. A cor da pele não pode mais incomodar", manifestou o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues.
Até quando ainda vamos vivenciar, em pleno século XXI, episódios como o que acabamos de presenciar, mais uma vez, em La Liga?
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) May 21, 2023
Até quando a humanidade ainda será apenas espectadora e cúmplice de atos cruéis de racismo?
Até quando vamos precisar lembrar que é crime?
Até quando… pic.twitter.com/S8LfAYhpiD
Flamengo, Fluminense, Santos, São Paulo, Vasco, Botafogo, Atlético-MG, Palmeiras e outros também compraram a briga de Vinicius Junior.
O futebol fica em segundo plano quando a violência toma conta. Violência por ser quem é. Violência repetida, recorrente. Violência quando a vítima é alvo, violência quando a vítima reage e denuncia a injustiça.
As cenas chocam e entristecem. Choca mais ainda saber que não é a… pic.twitter.com/1YowsIZd4k— Flamengo (@Flamengo) May 21, 2023
O Santos Futebol Clube repudia com veemência todas as agressões racistas sofridas pelo atleta @vinijr, que já ocorreram em vários momentos de sua carreira e, hoje, se repetiram no confronto entre Valência e Real Madrid.
— Santos FC (@SantosFC) May 21, 2023
Racismo é crime e, mais do que combatido, tem que ser… pic.twitter.com/u4YyZxA1C8
O Santos Futebol Clube repudia com veemência todas as agressões racistas sofridas pelo atleta @vinijr, que já ocorreram em vários momentos de sua carreira e, hoje, se repetiram no confronto entre Valência e Real Madrid.
— Santos FC (@SantosFC) May 21, 2023
Racismo é crime e, mais do que combatido, tem que ser… pic.twitter.com/u4YyZxA1C8
Manifestamos a nossa solidariedade ao atacante @vinijr, do Real Madrid, que tem sido vítima de inaceitáveis insultos racistas em jogos da Liga Espanhola.
Não podemos normalizar o preconceito. Que providências sejam tomadas com rapidez e rigor a fim de preservarmos a paixão pelo… pic.twitter.com/rli3896dEU— SE Palmeiras (@Palmeiras) May 21, 2023
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.