A Copa Novos Talentos conheceu seu campeão no domingo (21). Ao vencer o Santos por 1 x 0 com gol do atacante Marcelinho, o Capital levantou a taça na categoria sub-17. Além disso, a equipe teve o goleiro menos vazado e o artilheiro da competição, a exemplo do que ocorreu também com a equipe sub-20. Uma das principais equipes profissionais que disputou o Candangão neste ano, o time intensifica a aposta na formação de atletas. E quem pretende iniciar a carreira como jogador de futebol, essa é a hora, pois o Capital busca atletas nascidos de 2006 a 2009 para fortalecer o elenco.
Em 3 e 4 de junho, a partir das 8 horas, o Tricolor promove uma seletiva no estádio JK, no Paranoá. As inscrições são gratuitas, mas o interessado precisa preencher uma ficha na página no clube, em capitalcf.com.br.
"O Capital fortalece sua base com atletas do Distrito Federal, pois acredita que há muitos talentos escondidos nos campos das cidades que precisam somente de uma oportunidade. Estamos aqui justamente para dar essa chance e, com isso, tornar o time cada vez mais forte e com o verdadeiro DNA candango", destaca o presidente do clube de futebol, Godofredo Gonçalves.
Fábrica de talentos
Com dois pênaltis defendidos e somente cinco gols sofridos na Copa Novos Talentos, um dos principais torneios do futebol de base do Distrito Federal, o jovem Alex Almeida, de 19 anos, foi eleito o melhor goleiro da competição. Atleta do Capital, o garoto tem a sombra do grandalhão Felipe Costa no banco de reservas. Ambos integraram a equipe profissional do Tricolor durante o Candangão deste ano, quando o time chegou entre os quatro melhores do campeonato local.
"É fruto de muito trabalho. Temos uma estrutura de treinos bem direcionada. A mesma preparação dos profissionais é a nossa e isso faz toda diferença dentro de campo", explica Alex, vice-campeão da Novos Talentos.
O treinador de goleiros do Capital é o experiente Carlos Roberto, o Carlão. Com passagens por equipes como Vila Nova (GO), o professor mostra que o trabalho vem rendendo frutos há algumas temporadas e a expectativa é que grandes goleiros sejam formados pela equipe ao longo dos próximos anos.
No Candangão do ano passado, o melhor goleiro do torneio foi Léo Rodrigues. Neste ano, Luan Santos levantou o troféu de principal arqueiro do DF. Em comum, ambos são do Capital e treinados pelo mestre Carlão. "O trabalho com goleiros é de repetição em busca da perfeição. A gente refaz situações reais de jogo 10, 20, 50, 100 vezes se for o caso. No outro dia, repetimos tudo novamente", destaca o professor.
Base forte
Além de dois goleiros entre os melhores das categorias de base do Distrito Federal, o Capital conta também o principal artilheiro entre os jovens locais. Rian Pablo Moreira da Silva, ou melhor, Rian Capota; de apenas 19 anos, anotou 16 gols na Copa Novos Talentos e cravou a artilharia da competição local.
"Temos grandes talentos individuais. Nosso trabalho é justamente fazer com eles, juntos, alcancem sempre grandiosos resultados também", conta o técnico Aurélio Ferreira, responsável pelas categorias de base da equipe do Capital.
Seletiva
Para atletas de 2006 a 2009
Dias 3 e 4 de junho
A partir das 8 horas
Estádio JK (Paranoá)
Inscrições gratuitas
Capitalcf.com.br
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.