Você conhece o padel? O esporte que vem caindo no gosto da galera é conhecido pelas semelhanças com o tênis. Assim como o “primo” mais popular, deve ser praticado com raquete e bolinha, além muita concentração. Porém, também existem diferenças entre as modalidades. O padeleiro bicampeão mundial, André Freitas, lista, a seguir, alguma das particularidades.
O padel também é jogado em quadras. No entanto, os espaços para a modalidade são menores e fechadores. O principal ponto são as paredes, parte vital da prática. "Os jogadores têm a opção de rebater a bola nas paredes. De acordo com o regulamento, as quadras de padel medem 10m de largura por 20m comprimento. Essa é uma das principais diferenças com o tênis", destaca o paranaense.
Embora a raquete seja um dos principais pontos em comum, a forma como o instrumento é usado varia. A ferramenta dos tenistas costuma ser maior e com cordas, o que contribui para ações e jogadas com maior contundência. Os padeleiros têm movimentos mais curtos e optam por jogadas dinâmicas, na tentativa de explorar bem as paredes. "É possível perceber uma evolução mais rápida no nível de jogo por conta dessa diferença de dinamismo", explica Freitas.
Sobre o Padel
O padel é um esporte criado no México há 60, muito praticado no Sul do Brasil. Com mais de 25 milhões de praticantes em 90 países, é o segundo esporte mais praticado na Argentina e na Espanha, atrás apenas do futebol. O esporte também é conhecido por atrair grandes nomes, como Ronaldo, Neymar, Zidane, Abel Ferreira e o sheik Nasser Al-Khelaïfi, dono do Paris Saint-Germain.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.