A janela de transferências internacionais para o futebol brasileiro abre apenas em julho, mas tem time se movimentando antes disso para qualificar o elenco. Nesta quinta-feira (18/5), o Flamengo anunciou um acordo com o Atlanta United, clube da Liga Americana de Futebol (MLS, na sigla em inglês), para contratar o atacante Luiz Araújo.
Canhoto e acostumado a atuar pelas pontas do campo, o jogador tem 26 anos e foi formado na base do São Paulo. Luiz subiu aos profissionais do tricolor paulista em 2016. No ano seguinte, se transferiu para o Lille, da França. Na Europa, jogou 73 partidas como titular e marcou 18 gols. Nos Estados Unidos, foram 60 atuações pelo Atlanta United e 13 bolas na rede. O brasileiro fica no clube até 24 de junho. Em seguida, desembarca no Flamengo para assinar um contrato de quatro anos e meio, até 31 de dezembro de 2027.
Antes, vai ser submetido a exames médicos. Luiz Araújo é o primeiro reforço anunciado desde a contratação do técnico argentino Jorge Sampaoli. Mas um próximo está na mira. O clube rubro-negro avalia uma oferta pelo volante Pablo Roberto. O atleta atua no Remo, mas pertence ao Vila Nova.
Para ter o canhoto por pouco mais de quatro temporadas, a diretoria rubro-negra ofereceu cerca de R$ 48 milhões por 100% dos direitos econômicos dele. O ponta-direita foi uma recomendação do departamento de observação do Flamengo. Além dos cariocas, o Palmeiras avaliou a investida pelo atleta. Os altos valores, porém, travaram a negociação entre o Alviverde e o ex-São Paulo.
Na avaliação do vice-presidente e diretor técnico do Atlanta United, Carlos Bocanegra, o retorno de Luiz Araújo ao Brasil pode ser benéfico ao atleta. "Estamos o enviando para o atual campeão da Copa Libertadores. Esta é uma oportunidade que se adequa bem para ambas as partes e nos dá tempo suficiente para planejar e avaliar", disse o dirigente.
"Estaremos buscando ativamente reforços na janela de transferências de verão. Desejamos a Luiz boa sorte no Flamengo e em empreendimentos futuros", complementou o cartola da equipe norte-americana.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.