Fórmula 1

F1 mantém indefinida situação de remanejamento do GP da Emília-Romanha

Fortes chuvas durante a semana causaram a cheia do rio Sávio, na região do centro-norte italiano, causando o cancelamento da etapa após reunião entre autoridades locais e do automobilismo

Paulo Martins*
postado em 17/05/2023 13:34
Severas conduções meteorológicas barram o Grande Prêmio da Emília-Romanha de Fórmula 1 em uma das regiões mais afetadas -  (crédito: AFP)
Severas conduções meteorológicas barram o Grande Prêmio da Emília-Romanha de Fórmula 1 em uma das regiões mais afetadas - (crédito: AFP)

Os desastres naturais na região central e norte da Itália cancelaram o Grande Prêmio da Emília-Romanha de Fórmula 1, em decisão confirmada pela categoria nesta quarta-feira (17/5). Com isso, a primeira etapa do campeonato na Europa não ocorre na data programada, entre a próxima sexta-feira (19/5) e o domingo (21/5).

As precipitações causaram cheias no rio Sávio, prejudicando a vida de milhares de pessoas na península. Sequer o Autódromo Internacional Enzo e Dino Ferrari, palco da etapa do fim de semana, se salvou, levando autoridades do automobilismo, como o presidente do Clube de Automobilismo da Itália, Angelo Sticchi Damiani, e outras autoridades civis.

O presidente e CEO da categoria, Stefano Domenicali, lamentou a situação em sua terra natal. "É uma tragédia ver o que tem acontecido à ciudade e à região em que cresci. A decisão tomada (do cancelamento) é a correta para todos nas comunidades locais e para a família da Fórmula 1, pois temos de garantir segurança e não criar mais um fardo para as autoridades enquanto eles lidam com essa situação horrível", declarou.

Apesar da situação, a Fórmula 1 tem indecidida a criação de outra data para a disputa do sexto GP, seja na mesma pista de Ímola ou em outro circuito. Com isso, a próxima data está programada para o final de semana entre 26 e 28 de maio, no Grande Prêmio de Mônaco.

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação