Futebol europeu

Como era o mundo na última vez que a Inter de Milão foi à final da Champions

Nerazzurri voltam à decisão do principal torneio da Europa após 13 anos. Confirmação da vaga veio após a vitória por 1 x 0 sobre o Milan

Paulo Martins*
postado em 16/05/2023 17:51 / atualizado em 16/05/2023 22:42
Com o lateral-direito Maicon entre os titulares, Inter de Milão jogou a final da Champions League pela última vez em 2010, voltando à decisão europeia 13 anos depois -  (crédito: Giorgio Ravezzani/Internazionale)
Com o lateral-direito Maicon entre os titulares, Inter de Milão jogou a final da Champions League pela última vez em 2010, voltando à decisão europeia 13 anos depois - (crédito: Giorgio Ravezzani/Internazionale)

Não há nada como o tempo para mudar o mundo. No caso da Internazionale, esta razão volta a mostrar os efeitos 13 anos depois, com a volta do time à final da Liga dos Campeões da Europa, nesta terça-feira (16/5). A confirmação da vaga veio após a nova vitória sobre o arquirrival Milan, por 1 x 0. O próximo desafio será em 10 de junho, em Istambul, na decisão contra Manchester City ou Real Madrid.

Desde a final da temporada 2009/2010, em Madrid, a vida da equipe azul de Milão, assim como o planeta, também mudou. No caso do clube, apenas um título do campeonato nacional, além de mais duas Copas da Itália, foram somadas à sala de troféus. Entretanto, como era o mundo quando o time italiano chegou à final continental pela última vez antes? O Correio mostra a seguir.

Filme do momento: Alice no País das Maravilhas — A produção da Disney rendeu a segunda maior bilheteria de 2010, com mais de um milhão de dólares arrecadados, superado apenas pelo terceiro filme da franquia Toy Story. Por se tratar do primeiro capítulo, toda a história de Alice em um mundo fora da realidade encantou não apenas as crianças, mas também o público adulto.

Música do momento: Loca, de Shakira — A cantora colombiana foi a voz daquele ano. Além de ter feito sucesso com o tema da Copa do Mundo daquele ano, Waka Waka, a música foi um dos tantos sucessos no começo da nova década, com a mescla de letras em espanhol e inglês ainda sendo tendência inédita na carreira.

Tecnologia do momento: Twitter — Os smartphones ainda tinham teclas e as variações e explosões de vendas dos celulares pessoais era fato por acontecer. Porém, uma forma tão prática e fácil de obter informação na hora, algo que faz parte do dia a dia de todo um planeta, é uma ferramenta com mais de uma década de vida.

Presidente do Brasil: Lula — Foi o último ano do segundo mandato do atual chefe do Executivo nacional. Após ter superado a crise da União Europeia, o petista finalizou a passagem pelo Palácio do Planalto garantindo a sucessão nas urnas para Dilma Rousseff.

Cotação do dólar: R$ 1,66 — A boa posição frente à primeira década e meia do real dava boa condição à moeda no cenário internacional. A realidade mudaria anos depois, com as crises internas, como na segunda metade dos anos 2010, além da pandemia de covid-19.

Copa do Mundo: África do Sul — A Seleção Brasileira, com um técnico Dunga desconfiado por não levar nomes como Neymar e Paulo Henrique Ganso, tinha elenco para o hexacampeonato, mas parou diante de uma das melhores versões históricas da Holanda, nas quartas de final. O título, porém, ficou com a Espanha de Xavi, Iniesta e companhia.

Futebol brasileiro: domínio continental à vista — O bicampeonato do Internacional na Libertadores começava uma boa sequência brasileira na competição, seguida pelo tri do Santos, em 2011, e pelos títulos inéditos de Corinthians e Atlético-MG, em 2012 e 2013, respectivamente.

Acontecimento do ano: Mineiros sobrevivem dois meses a acidente no Chile — A história comoveu o mundo inteiro, pela bravura e resiliência dos trabalhadores da região de Copiapó, no Deserto do Atacama. A mina de cobre e ouro teve um soterramento em 5 de agosto e o contato com a equipe de resgate foi feito apenas 17 dias depois. Após uma sondagem no solo, com um poço cavado para receber a cápsula Fênix II, os 33 mineiros foram resgatados com vida apenas em 13 de outubro, dois meses e oito dias depois do acidente.

*Estagiário sob supervisão de Victor Parrini

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação