Futebol europeu

Veja como está a briga pelas sete principais ligas europeias

Escolha a sua liga nacional predileta e saiba em que pé ela se encontra na contagem regressiva para o encerramento da temporada 2022/2023 no futebol europeu. Os torcedores do Napoli, por exemplo, estão em ritmo de festa

Gabriel Botelho*
postado em 12/05/2023 21:30 / atualizado em 12/05/2023 21:30
A Itália tem um campeão antecipado: o Napoli apenas cumpre tabela em ritmo de festa 33 anos depois da conquista na Era Maradona -  (crédito: Tiziana Fabi/AFP)
A Itália tem um campeão antecipado: o Napoli apenas cumpre tabela em ritmo de festa 33 anos depois da conquista na Era Maradona - (crédito: Tiziana Fabi/AFP)

Com as últimas rodadas em disputa, os principais campeonatos europeus se aproximam da conclusão em situações um tanto distintas. Entre os sete maiores torneios da atualidade, o Campeonato Inglês, o Espanhol, o Italiano, o Francês e o Alemão — estes que compõem as cinco principais ligas — somados ao holandês e ao português, apenas a terra da pizza conhece o campeão, com todos os torneios a menos de cinco rodadas do encerramento. Confira, abaixo, como se encontra cada uma das sete ligas.

‘Pipocada’ à vista na Inglaterra?

Na Premier League, a disputa pelo título é acirrada. Faltando apenas quatro rodadas para o encerramento, o confronto entre Manchester City e Arsenal, os dois primeiros colocados na tabela, promete durar até a última jornada, marcada para 28 de maio. Antes líderes isolados, os Gunners acumularam tropeços atrás de tropeços e acabaram por desperdiçar vantagem no topo do campeonato que chegou a ser de oito pontos. Agora um ponto atrás do líder City, mas com um jogo a mais, o Arsenal precisará torcer para o rival perder ao menos um jogo para retomar a liderança. Os líderes, no momento em que esta reportagem foi escrita, ainda entrarão em campo em quatro oportunidades.

Barcelona com uma mão na taça

Em terras espanholas, a situação já é um pouco diferente. Líderes do campeonato desde o ano passado, os comandados do ex-jogador Xavi Hernández somam vantagem expressiva frente ao vice-líder Atlético de Madrid, que, antes da disputa da 33ª rodada, está estacionada em 13 pontos. Com tamanha diferença no topo, os Culés poderão até mesmo levantar a taça sem entrar em campo contra o Espanyol, no domingo. Caso Atlético ou Real Madrid — este terceiro colocado, um ponto atrás dos Colchoeiros — tropecem e percam pontos em seus jogos de número 34, o Barcelona conquistará La Liga pela vigésima sétima vez. No entanto, caso não contem com os resultados dos rivais, uma vitória diante de seus rivais locais já será suficiente.

Dinastia derrubada na Alemanha?

Com apenas três rodadas restantes, a disputa pela Bundesliga também segue em aberto. Separados por apenas um pontinho, os adversários componentes do ‘Der Klassiker’, Bayern e Borussia, brigam ponto a ponto para soltarem o grito de campeão. Com nenhum outro confronto direto restando, o Dortmund, que não ganha o campeonato desde a década passada, espera contar com um final de calendário considerado mais fácil para levantar o caneco. Dos três jogos finais, dois serão disputados contra equipes da parte de baixo da tabela. O Bayern, que soma nove títulos seguidos de campeonato alemão, vai enfrentar dois adversários entre o primeiro pelotão do campeonato. No entanto, estão à frente no saldo de gols e no confronto direto. A última rodada será no dia 27 de maio.

PSG perto do bi

Na França, o líder Paris Saint-Germain lidera o campeonato, há quatro rodadas do final. Com três pontos de vantagem em relação ao Lens — este que faz impressionante campanha - e um jogo a mais, além de estar oito pontos à frente do terceiro colocado Olympique, o PSG só depende de si para ser bicampeão francês. Apesar de viver momento turbulento do lado de fora dos gramados, por conta dos recentes protestos da torcida contra os craques Messi e Neymar, a equipe da capital poderá garantir o título antes mesmo da última jornada, caso continue trilhando o caminho das vitórias. O vice-líder, apesar de ter perdido o confronto direto no mês de abril, ainda tem, no entanto, chances matemáticas de título, caso o Paris venha a tropeçar mais de uma vez nos jogos restantes. A última rodada está marcada para o dia 3 de junho.

Itália já tem campeão

Campeão do Scudetto após longos 33 anos, o Napoli agora só se preocupa em aumentar a vantagem simbólica na ponta e organizar o seu time para a próxima temporada. O título confirmado com 5 rodadas de antecedência, no entanto, jogou os holofotes em direção às disputas por vagas para as competições europeias da próxima época. Separadas por apenas oito pontos entre si, sete times ainda brigam pela oportunidade de jogarem a Liga dos Campeões. Juventus, Lazio, Inter, Milan, Atalanta e Roma brigam por apenas três vagas disponíveis para a competição. O quinto e o sexto colocado, porém, jogarão a Europa League e a Conference League, respectivamente. A última rodada acontece em 4 de junho.

Encarnados perto do primeiro título em quatro anos

O Benfica, líder do campeonato, encontra- se, à beira da 32ª rodada, quatro pontos à frente do seu grande rival, o Porto. Com apenas três rodadas a serem disputadas, os Encarnados poderão garantir o título na 33ª jornada, caso somem três pontos no próximo jogo e contem com uma derrota dos vice-líderes. Sem levantar o caneco desde 2019, os Benfiquistas, apesar de terem compromissos marcados contra dois times da parte de baixo da tabela, ainda terão o clássico diante do Sporting, fora de casa, na penúltima rodada. Contexto esse que será, justamente, a esperança do Porto para tomar a frente e garantir o bicampeonato. Jogarão, porém, contra duas equipes da parte de cima do campeonato. A última rodada está marcada para o dia 28 de maio.

Holandês também perto de ser definido

Nos países baixos, o Feyenoord, assim como o Benfica, em Portugal, está perto de garantir o seu primeiro título depois de alguns anos de seca. Mas, diferentemente dos portugueses, ostenta expressiva vantagem à frente. Com oito pontos de vantagem em relação ao vice-líder, PSV, os líderes não se sagram campeões nacionais há cinco anos. Mas, antes de tudo, precisarão pontuar em seus três jogos restantes. Possuem, no entanto, a vantagem de fazer dois desses três jogos em seus domínios, onde todos os três serão disputados frente a adversários que estão na parte de baixo do campeonato. A última jornada será no dia 28 de maio.

*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação