Mundial de Judô

Brasileiros repetem forma no antepenúltimo dia do Mundial de Judô

Judocas nacionais mantém o mesmo nível de apresentação, com uma queda nas oitavas de final gerais e outra na estreia. Atletas dos pesos pesados e da categoria por equipes podem mudar a linearidade

Paulo Martins*
postado em 12/05/2023 13:48
Rafael Buzacarini viveu situação estranha nos pesos meio-pesados do Mundial de Judô, nesta sexta-feira (12/5): com dois rivais em situações irregulares,
Rafael Buzacarini viveu situação estranha nos pesos meio-pesados do Mundial de Judô, nesta sexta-feira (12/5): com dois rivais em situações irregulares, "Bolo" estreou nas oitavas de final, perdendo contra o canadense Kyle Reyes - (crédito: Twitter/CBJ)

Nesta sexta-feira (12/5), o antepenúltimo dia do Mundial de Judô não teve maiores surpresas quanto ao Brasil, senão pela constância nos resultados. Com presenças masculinas nos pesos meio-pesados, com limite até 100 kg, Rafael Buzacarini e Leonardo Gonçalves lutaram e mantiveram a forma nacional.

Buzacarini, no tatame B, passou pelo primeiro duelo sem lutar, pois tevita Takayawa, do Fiji, não cumpriu com a pesagem devida para o certame, caindo na primeira fase. Na sequência, o brasileiro avançou nom duelo contra o anfitrião Reda Nafwa, após este não se apresentar para a luta. Nas semifinais internas, a estreia de Rafael teve o canadense Kyle Reyes como carrasco, vencendo por ippon.

As eliminações em estreia, triste marca da participação brasileira, teve em Leonardo Gonçalves o novo integrante. Ranqueado para começar na segunda fase, o judoca caiu contra Lukas Krpalek, da República Tcheca, também por ippon, se juntando a Giovani Ferreira, Guilherme Schmidt, Rafaela Silva e Natasha Ferreira, entre os que não superaram a batalha inicial.

Últimos dias

Os últimos dois dias da competição têm os pesos pesados — acima de 78 kg, no feminino, e acima de 100 kg, no masculino — e a categoria por equipes. A primeira delas ocorre neste sábado (13/5): Beatriz Souza, na segunda etapa, espera pela vencedora entre Haingoniaina Madramiandrisoa, do Madagascar, e Park Saetbyeol, da Coreia do Sul. No masculino, João Cesarino duela contra o angolano Piter da Silva e Rafael Silva encara o equatoriano Freddy Figueroa.

O torneio se despede no domingo (14/5), com a prova por equipes, onde Luana Carvalho e Gabriel Falcão vão ao tatame, pelo Brasil. No tatame A, ambos esperam o vencedor do confronto entre os times de Geórgia e Mongólia, pela fase inicial.

*estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação